quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

O PODER DO EQUILIBRIO


 

A maior dificuldade do ser humano é desenvolver a capacidade de se manter equilibrado. O maior desafio dos últimos tempos é nos manter equilibrados. Uma pessoa equilibrada é uma pessoa saudável.

Sabendo disso, Deus providenciou uma fórmula de nos ajudar a nos mantermos equilibrados:
 
 Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. (Mateus 22:37-40)

Mandamentos são ordens, leis são para serem cumpridas. Deus quer nos ajudar no equilíbrio das nossas emoções. Há três áreas importantes da nossa vida que precisam estar em harmonia. O caminho saudável é este, amar a Deus é o mais fácil, Deus é tudo, Deus é bom e quer só o nosso bem, agora, amar o próximo exige de nós maior responsabilidade e maior dedicação, atitudes de coração, de quem está disposto a aprender a amar

Amar a Deus sobre todas as coisas, amar ao próximo e amar a si mesmo – Este é o novo mandamento que devemos seguir – Estas três coisas interligadas, uma depende da outra, é preciso estar em harmonia com esses três tipos de AMOR.

Jesus insistiu nisso com seus discípulos, Jesus mostrou na prática isto com todas as pessoas. Precisamos de muito equilíbrio nas principais áreas de nossa vida: a área física, a emocional e a espiritual.

Justamente por isso o novo mandamento veio para facilitar os nossos relacionamentos. Para amar a Deus sobre todas as coisas precisamos estar constantemente exercitando nosso lado espiritual: meditando na palavra, orando, jejuando, intercedendo, praticando a paz, o amor e a justiça. Isso tudo vai nos ajudar a se equilibrar espiritualmente.

Para amar ao próximo, ou seja, amar a pessoa que estiver mais próxima, talvez o nosso maior desafio, aceitar as pessoas como elas são, é exercitar muito a nossa área emocional, não é fácil, isso exige muita disciplina, prudência e sabedoria.

Além de aceitar as pessoas como elas são, devemos aceitar a nós mesmos como somos. A nossa área emocional depende de bons relacionamentos com os outros e consigo mesmo.

Sem fazer comparações, cada individuo carrega dentro de si, personalidades, comportamentos, atitudes e temperamentos dos mais diversos, cada pessoa é um ser único (insubstituível), mesmo com tantos defeitos, se cada um se inspirar em Jesus, serão renovados, muda-se o estilo de vida, melhora os relacionamentos.

Para se cumprir o grande mandamento do Senhor: “AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMAR AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO” o indivíduo deve ter em mente que precisa buscar um equilíbrio perfeito nestas 3 áreas muito importante: físico, emocional e espiritual.

Mas, como fazer isso neste mundo tão complicado, confuso, insensível, desorganizado, cada vez pior.

Vou dar algumas dicas: Obedecer a Deus, se afastar de toda aparência do mal devia ser o nosso maior objetivo:

Abstende-vos de toda a aparência do mal. (1 Tessalonicenses 5:22)

Fuja de toda aparência do mal, faça o que é certo e correto do ponto de vista de Deus. Às vezes o que é bom para nós não é correto diante de Deus.

A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. (Romanos 12:17)

Não faça mal a ninguém, seja honesto com os outros e consigo mesmo, procure ser sincero em todos os seus relacionamentos.

Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

Não seja vencido pelo mal, persevere em fazer o bem, pode até se cansar de fazer o bem, mas não pare, a seu tempo colherá o bem que plantou.

Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos.

A direção é sempre em relação aos outros, fazer o bem em todas as direções, uns aos outros, uns para com os outros, todos por um, e um por todos.

Sem equilíbrio físico, emocional e espiritual não há como se dar bem na vida, não há sinal de alegria, não há paz de espírito, não há justiça que prevaleça.

Deus só quer o nosso bem, pensando nisso, o novo mandamento é para nos equilibrar até sermos perfeitos. Sem o novo mandamento não seremos perfeitos.

Todos querem alcançar a verdadeira felicidade. Sem Deus neste negócio não haverá bons resultados. Deus já fez a parte Dele por nós:

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Isaías 55:8

Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Isaías 55:9

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Filipenses 4:7

Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons. Provérbios 15:3

Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor. Salmos 34:15

Os olhos do Senhor conservam o conhecimento, mas as palavras do iníquo ele transtornará. Provérbios 22:12

Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos. Salmos 19:8

O que depender de Deus Ele já o fez. Ele quer nos ajudar a se relacionar uns com os outros, para promover o equilíbrio e nossas emoções. Se não tentarmos conseguir nos equilibrar nestas 3 áreas importantes que envolvem o físico, o emocional e o espiritual, teremos sérios problemas na vida.

Tem que haver um esforço de nossa parte, senão ninguém ajudará ninguém, muito menos a si mesmo.

Deus já fez a parte Dele providenciando o NOVO MANDAMENTO, deixou a Sua palavra escrita e Suas mensagens foram distribuídas através da vida de JESUS – É Ele que nos mostra o CAMINHO.

Porque se equilibrar, para muitos é tão difícil?

Veja algumas dicas simples para ser feliz:

1 - TOME CUIDADO COM OS PENSAMENTOS:

Vigie que tipo de pensamento está em evidência na sua mente, geralmente o que fica em privilégio constante na memória é tudo aquilo que produz fortes emoções, os maus pensamentos sempre ficam numa zona de destaque e gastam nossas energias mentais no que é vil, prejudicial, pecaminoso e cheio de vaidades – isso gera desequilíbrio.

 

2 – FILTRE OS ESTÍMULOS:

 

Somos estimulados o tempo todo. Estímulos visuais, auditivos, sexuais, nervosos. Tudo desperta os instintos. Vivemos pelo olfato, visão, audição, paladar e tato.

Procure filtrar os estímulos, filtre o que é bom, retenha o que vai lhe dar equilíbrio. Jogue fora da sua mente oque é mau e prejudicial a sua saúde física, emocional e espiritual.

O tempo todo somos constantemente bombardeados por estímulos, a mídia já entendeu muito bem este tipo de coisa, somos influenciados pelo que vemos, ouvimos e sentimos. A TV e a INTERNET são veículos que adora nos estimular. Os publicitários de plantão tentam a todo tempo nos estimular a comprar, a ter, a possuir, a ter compulsão em ver, gastar e sentir.

Se não filtrarmos os estímulos que penetram em nossa mente o tempo todo, teremos muitos sérios problemas na vida.

 

3 – PROMOVA UMA REEDIÇÃO NOS SEUS PENSAMENTOS

 

Mude seus pensamentos, não se conforme com o mundo. Troque a todo tempo seus pensamentos ruins por outros melhores – No lugar de perdedor torne-se um ganhador – substitua pensamentos ansiosos por outros pensamentos tranquilos – mude as posturas, os métodos, as reações, e adote novas condutas, seja equilibrado em suas decisões, promova suas metas.

Exercite sua mente, seu corpo e seu espírito sempre em harmonia, assim você desfrutará do poder do equilíbrio. Sua vida valerá a pena, pois assim, deste jeito, conseguirá cumprir o mais importante mandamento do Senhor:
 
AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMAR AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...