sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

A TORRE DE BABEL




                               A TORRE DE BABEL

                                   (GENESIS 11.1-9)

 
                 Houve uma época no ORIENTE MÉDIO que o povo que habitava ali, falava uma só língua, eram unidos. 
            
                 Os acontecimentos registram que todos falavam da mesma maneira. E este povo estava sendo observados por Deus:


                 - "Eis que todos constituem um só povo e falam uma só língua. Isso é o começo de suas iniciativas! Agora, nenhum desígnio será irrealizável para eles."

 
                 Isto foi o que Deus disse em: (Gênesis,11-1-9).

 
                 Isto aconteceu, há muito tempo, num vale da Mesopotâmia, os descendentes dos filhos de Noé, Sem, Cam e Jafé, em sua marcha para o Oriente, se encontraram e se puseram a construir uma enorme torre, a torre de Babel. Empilharam, para tanto, milhares de tijolos, colando-os uns sobre os outros, com betume, para fazer com que um dia o seu ápice penetrasse nos céus.

 
                 Genesis 11:1-4 - E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala. E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali. E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal. E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.

 

                 Os tijolos desta época eram usualmente secados ao sol, mas hoje através da ARQUEOLOGIA ainda podem ser encontrados estes tijolos queimados.

                  Isso não apenas demonstra o estágio avançadíssimo a que já haviam chegado as artes de edificação antiga, mas também serve para dar testemunho sobre a verdade desta narrativa.

                  O betume aqui mencionado é a mesma coisa que asfalto (PICHE) / "Cujo cume toque nos céus": A cidade e a torre tinham a intenção primária de servir de seguridade defensiva e de domínio político.

                  É possível, igualmente, que a torre tivesse uma significação religiosa também. Provavelmente a intenção deles era agradecer à divindade por terem escapado ao terrível dilúvio que tudo arrasara em tempos remotos.  Mas não foi assim que DEUS entendeu.

                  Construíram e se orgulharam, com esta torre seriam famosos e não seria espalhado pela terra, este é só o começo, imaginem o que vão tentar depois...

                 Este povo descobriu uma forma de influenciar as massas, uma forma de sucesso, para que tudo que eles pudessem fazer seriam bem sucedidos. Deus não viu aquele colosso se erguer no meio do nada como um possível agrado a ELE, mas sim como prova da soberba dos homens.              

                 Queriam rivalizar-se com Ele.  DEUS resolveu intervir logo. Desceu em meio aos construtores e num gesto Dele todos começaram a dizer palavras em línguas diferentes. Ninguém mais se entendeu.

                  Genesis 11-4-9 - Então desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam; E o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro. Assim o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade. Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra, e dali os espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra.

                                                                                     
                  Deus desceu para ver de perto e a analise de Deus é perfeita, ele percebe a intenção do povo, então ele embarga a obra, dizendo:             

                “Tudo que este povo tentar fazer eles vão conseguir, preciso impedir, e todos estão seguindo a mesma idéia”.

                 O plano de centralização proposto pelo homem parece ter sido considerado por Deus como indesejável: é possível que em seus motivos mais profundos fosse um ato de auto-suficiência humana e de rebelião contra Deus.

                 É altamente significativo que "Babel"  (começo da edificação da Babilônia, hoje atual IRAQUE), no relato bíblico, representa, em todas as páginas bíblicas, até o Apocalipse, a idéia de federação humana materialista e humanista em oposição a Deus.

                 A HUMANIDADE QUERENDO SEGUIR SEU CAMINHO, SEM A DIREÇÃO DE DEUS.

                 As razões para Deus ter destruído aqueles planos humanos provavelmente tinham em vista primeiramente tratar de modo eficaz com o perverso motivo da oposição, e, em segundo lugar, realizar Seu desígnio que os homens cobrissem toda a superfície da terra e desenvolvessem seus recursos e RE-APRENDESSEM A OBEDECER.

                 Note-se que Deus não destruiu a torre; Ele confundiu a linguagem e espalhou o povo.

                 Os orgulhosos edificadores da cidade tinham-na chamado de Babel (portão ou corte de Deus), mas o Senhor, aproveitando a palavra usada, e dando-lhe outro significado, derivado, baseando a palavra numa raiz semelhante, também a chamou de Babel (confusão).

                UMA COISA É CERTA, DEUS NÃO ESTAVA NESTE NEGÓCIO, DEUS NÃO TINHA INTERESSE NESTA TORRE CONSTRUIDA PELOS DESEJOS DOS HOMENS, PORQUE DEUS NÃO É DEUS DE CONFUSÃO.

                Se Deus não embarga esta obra, eles poderiam fazer tudo que quisessem, eles com certeza se sentiram super-poderosos na terra.

              Deus não quer ser tocado por pessoas desobedientes, com segundas intenções, e apoiados em seus próprios interesses.

               Deus quer habitar no meio de um povo SANTO que ouve sua voz e lhe obedeça, SIGA SUAS INSTRUÇÕES:

                As línguas separaram a humanidade - Tamanha foi a desavença entre os humanos, que cada grupo resolveu partir para um canto distinto da terra, formando várias nações, cada um com idioma diferente.

              “E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala e depois disso nunca foi a mesma”.

 

               Mas assim mesmo, o  homem vive em busca de SABEDORIA e Entendimento: Desde então, tudo levava a crer que inúmeras tentativas de reunir a humanidade, seja em que projeto for, redundavam em fracasso.

               Neste tempo todo, não faltaram profetas, nem poetas, conquistadores ou estadistas, filósofos, revolucionários, messias de toda a ordem, que não tentassem reparar os erros desde as antigas terras da Babilônia, e fazer com que a humanidade reencontrasse uma maneira de falar a mesma língua, A LINGUA DO AMOR, que gera paz e união entre os povos, ou pelo menos se sentasse ao redor da mesa e, mesmo por sinais, tentasse recuperar a sabedoria e o entendimento perdido pelos nossos antepassados. E eles foram inúmeros.

                O AMOR CONTINUA SENDO A LINGUAGEM UNIVERSAL PELA QUAL DEUS QUER NOS ABASTECER

 

                 A narrativa histórica diz que era um povo unido, numa mesma língua, numa mesma voz, numa mesma intenção, mas não estavam focados na mesma vontade de Deus.

                 Até hoje também não, as nações mesmo com línguas diferentes, não são unidas e também não vivem focadas na vontade de Deus, cada um protege a si mesmo e luta por benefícios próprios

 

                 E agora vamos falar das instituições religiosas, as igrejas e denominações, que também compõem uma diversidade de povos, espalhados por toda terra, como se fossem tribos.  Povos que também estão sendo observados por DEUS.

 

                 Todos falam a mesma língua? Não, realmente não falam a mesma língua.

                 Todos buscam o mesmo Deus? Sim. Todos buscam estar na mesma vontade de Deus.

                 É claro que sim, mas não são unidos, não buscam o reino de Deus juntos.

                 Cada um luta pela sua denominação, cada um luta na sua tribo, em defesa da sua tribo, mas, não luta pelo reino de Deus, cada um puxa para sua igreja, faz marketing, mas não salva uma vida para o Reino de Deus.

                 Os cristãos na mesma união, mesma fé, podem muito, podem chegar muito longe, mas não são unidos nem na mesma igreja, que dirá se unir com outras denominações.

              

               Cada um luta e trabalha pela sua igreja, e não pelo Reino de Deus, querem evangelizar, mas querem convidar sempre para sua igreja, mas se o cara não gosta do perfil da sua igreja, nem indica outra, esquece tem quer ser na sua. Não evangelizam para o reino de Deus, só evangelizam para a sua igreja.

                Por isso o Reino de Deus não avança na sociedade, ele fica acuado dentro das 4 paredes das igrejas, cada um lutando em favor do seu grupo, para salvar uma vida não importa a denominação, importa levá-las até o Reino de Deus.

                Este mesmo povo, por mais que pensamos o contrário, não é mesmo um povo só e não fala a mesma língua, o católico luta pela católica, o batista luta pela batista, o assembleiano luta pela assembleia, o universal luta pela universal, o mundial luta pela mundial, o adventista luta pela adventista, e o testemunha de Jeová luta por Jeová, esta é a realidade e continua assim, ninguém quer falar a mesma língua, isso porque cada um entende de um jeito o agir do Espirito Santo, e cada um pensa no seu lado, pensa que está certo e prossegue, isso vira corporativismo.

               "As igrejas não influenciam a maioria das pessoas porque não falam a mesma língua".

 

                Hoje já são 50 milhões de evangélicos no Brasil, imagine só o número de tribos espalhadas, mas não conseguem influenciar, as pessoas ficam desconfiadas e se afastam de igrejas, porque não veem nelas a linguagem universal do amor.

                Há muito cristão que batalha apenas pela sua igreja, são muitos, a maioria até batalha para salvar uma vida, fala de Jesus, faz seu trabalho para o pecador se aproximar de Deus e não deixa de fazer  o convite para participar da sua igreja.

                 Mas quando o sujeito diz: "não acho legal o perfil da sua igreja", "os hinos que tocam ali não gosto, eu prefiro uma musica mais moderna", "na sua igreja só tem gente rica, eles chegam com aqueles carrões de luxo, eu não tenho nem bicicleta, fico com vergonha", "tem muita barulheira na sua igreja, o pessoal lá grita muito, eu prefiro o silencio", “a tua igreja pede muito dinheiro, não gosto disso, prefiro ir onde tem revelação”, a partir dai o assunto se encerra, a luta para salvar uma vida termina aqui, perde-se o interesse.

                O cristão que batalha apenas pela sua igreja, só fica satisfeito se o convidado participar da mesma.

                Um cristão que batalha para o Reino de Deus, isto são poucos, a minoria, que insiste, vai além, convida o pecador para a sua igreja e se ele fizer as mesmas perguntas, e se este recusar a participar por motivos particulares, ele indica outras denominações.

 

              Afinal a multiforme graça de Deus está em toda parte, a amizade e o entrosamento continua o mesmo, sem problemas, o que importa no final é poder ter a certeza de ter salvado uma vida.

             O importante é o cara entrar no Reino, ouvir a palavra e desenvolver a fé, não somente entrar numa igreja para ser apenas um número, um membro.

             Na torre de Babel, estavam unidos na mesma intenção, poderiam fazer o que quisessem, mas Deus não deixou. A intenção deste povo não era boa, e não estavam motivados a chegar tão perto de Deus para servi-lo e obedecê-lo.

 

             Se unidos numa mesma língua e com a motivação errada, Deus disse que poderiam fazer grandes coisas, imagine então unidos numa mesma língua, numa mesma fé, num mesmo entendimento, com a motivação certa, fazendo a vontade de Deus, que TÃO GRANDES COISAS EXCELENTES PODERIAM FAZER JUNTOS.

 

             NÃO SERIA ÓTIMO, TODOS ASSIM, DENTRO DA VONTADE DE DEUS, mas infelizmente não acontece assim, as igrejas (o povo de Deus) não se entendem facilmente, há muitas divergências entre elas, podem até estar com as motivações corretas, tentando agradar a Deus, mas nem todas estão falando a mesma língua, por isso grandes coisas estão deixando de acontecer fora das 4 paredes, muitos escândalos e baixarias estão acontecendo dentro delas mesmo, ISSO É LAMENTÁVEL, MAS AINDA PODE SER CORRIGIDO.

              E porque não falam a mesma língua, porque há tantas diferenças de uma denominação para a outra?

             Eu tenho minha opinião, não sou exemplo a ser seguido, mas tenho convicção própria, acho que é por causa da interpretação de cada uma, em relação a forma do ESPIRITO SANTO agir, se não for isso, não entendo porque tanta visão, tantas denominações, tantas doutrinas, tantas igrejas...

            Muitos podem até dizer que é por causa da multiforme ação de Deus, mas Deus não é Deus de confusão, e nem de separação, e porque as igrejas não se unem a multiforme ação de Deus não consegue sair das 4 paredes do templo e alcançar os pecadores lá fora onde eles estão.

             Muita coisa boa pode até acontecer dentro da igreja, isso eu sei, mas não alcança pessoas lá fora, pelo tanto de números de igrejas existentes espalhadas pelo Brasil, a sociedade em geral continua pior, o ser humano não melhora, há sempre mais crimes, mais adultérios, mais violência, mais corrupção, mais desigualdade.

 

            A IGREJA AINDA NÃO ESTÁ SENDO UM BOM FERMENTO QUE INCOMODA A MASSA (SOCIEDADE), QUE DÁ FORMA, QUE DÁ SUSTANCIA, QUE PROMOVE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS, QUE TRANSFORMA AS PESSOAS PARA MELHOR.

 

                 Acho que as igrejas, se unidas fossem na mesma fé e mesmo trabalho, o panorama seria melhor, todos falando a mesma língua, e salvando as pessoas, servindo o mundo, poderiam chegar a fazer muito mais, incluindo GRANDES COISAS PARA O SENHOR E PARA QUE O REINO DE DEUS POSSA CRESCE CADA VEZ MAIS.

 

                 ULTIMAMENTE, AS IGREJAS ENTRAM EM DEBATES, SE DISCUTE O QUE CADA UMA TEM INTERESSE, ISSO GERA POLÊMICAS, CONTENDAS E DESUNIÃO, COMO PODERÃO ENTÃO JUNTAS FAZER GRANDES COISAS E SOBRESSAIREM CONTRA O REINO DO INFERNO.

 

               Sinto muito, mas há muito interesse pessoal por trás disto tudo, por isso jamais será um mesmo povo, NÃO AGE JUNTOS, ninguém põe azeitona na empada de ninguém, por isso não se salva muitas vidas, e se quiserem melhorar o mundo, devem começar a mudar os conceitos, fazer a obra para Deus, servir ao mundo, e não obras apenas para a denominação, ficar apenas dentro de 4 paredes orando e clamando muito, na igreja gostando de se aparecer, e não estão lutando pelo reino de Deus lá fora, EM CASA , NA FAMILIA, NO TRABALHO, NÃO SERVEM NINGUÉM, NÃO PENSA EM PAZ E UNIÃO, ISTO VIRA HIPOCRISIA, isso já é o suficiente para desagradar a Deus.

                Já ouvi esta frase, nasci católico e vou morrer católico, nasci  assembleiano e vou morrer assembleiano, nasci na universal e vou permanecer na universal, morre pela igreja mas não morre para salvar uma vida, não nasce de novo, não converte o coração e não faz a obra do ide e pregar em qualquer lugar, valorizando o Reino de Deus.

               Que sejam todos um só CORPO, este é o desejo de Deus, Jesus fez esta oração - Ele quer que juntos façamos grandes coisas para o senhor:

              Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.”   (João 17:21)    

            Muita gente detesta ir na igreja, porque vê muita hipocrisia no meio do povo, não lutam pelo reino de Deus juntos, na mesma língua e não vivem o que pregam, as pessoas olham e não vê resultados positivos e nem condutas decentes dos cristãos, infelizmente o panorama ainda é assim.

            Evangelizar é viver o evangelho, é lutar pelo Reino de Deus com amor em qualquer lugar, não só dentro das 4 paredes da igreja.  O povo tem bons olhos, sabem ler nossas vidas,  e gostariam de ver uma boa evangelização porque necessitam de Deus, mas não tem isso se modo eficiente.

           Você deixa um médico fazer cirurgia em você, se ele esta apenas um ano de estudo de medicina?  Não, porque não confia ainda.

           Você entregaria sua causa na justiça, há alguém que está apenas começando na advocacia?  Não, porque não confia ainda.

           Você abre seu coração para uma pessoa cristã se ela nem lê a bíblia, não vive a palavra, não procura ter intimidade com Deus?

           NÃO, PORQUE NÃO CONFIA, este é o X da questão.

           Está cheio de gente nas igrejas, mas será que são todos de confiança, leem a bíblia e lutam pelo Reino de Deus, pregam aquilo que ouvem, aplicam na vida pessoal, até mesmo em grupo, juntos numa mesma língua e numa mesma intenção.

          Por isso tem que haver preparo e não pregar  e ensinar a palavra de qualquer jeito, pode ser que estão ensinando as pessoas a lutarem pelas igrejas, fazerem marketing da igreja, mas precisam mesmo é ensinar a lutar e servir pelo mundo e influenciar.

          E se há algum outro mandamento. Tudo neste se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo!".

 

         “SÓ O AMOR EM PERFEITA UNIÃO CONHECE O QUE É VERDADE”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...