terça-feira, 14 de janeiro de 2014

A FRUSTRAÇÃO DE ABIMELEQUE



 A FRUSTRAÇÃO DE ABIMELEQUE

Números 23:19: Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?



Abraão nega que Sara é sua mulher - Genesis 20:1-2 : E partiu Abraão dali para a terra do sul, e habitou entre Cades e Sur; e peregrinou em Gerar. E havendo Abraão dito de Sara, sua mulher: É minha irmã; enviou Abimeleque, rei de Gerar, e tomou a Sara.
Abraão com medo de ser morto, mente ao Rei Abimeleque dizendo que Sara sua mulher é sua irmã. Abraão se esquece facilmente das promessas de Deus e conta uma mentira. Se abraão fosse fiel a palavra de Deus e sua promessa, não teria medo de morrer, pois saberia que ainda tinha uma promessa a ser cumprida na vida dele, ele ainda teria um filho, Deus não deixaria ele morrer assim, de qualquer maneira

Mas somos falhos, ás vezes perdemos o rumo das promessas de Deus, temos medo de muita coisa, e esquecemos que Deus está no controle. Agimos a nossa maneira e muitas vezes , não percebemos de imediato os erros que cometemos

Naquela época os Reis tinha um Harém, não podiam ver uma mulher bonita e já queriam possuí-la, e a primeira coisa que eles faziam era coabitar com elas, para tomar posse logo, para realmente serem donos delas.

Deus não muda, não dorme em serviço, Ele vê tudo acontecer. Imediatamente Deus, como vela pela sua palavra, logo intervém, através de uma sonho, alerta Abimeleque:

Genesis 20:3-4 - Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite, e disse-lhe: Eis que morto serás por causa da mulher que tomaste; porque ela tem marido. 4 Mas Abimeleque ainda não se tinha chegado a ela; por isso disse: Senhor, matarás também uma nação justa?

Abraão coloca as promessas de Deus em risco, porque se Abimeleque coabita com Sara, podia facilmente ser o pai de Isaque, isto não estava nos planos de Deus, estava totalmente fora, Deus então no controle total da situação, deixa Abimeleque em maus lençóis

Primeiramente na hora que Abimeleque iria coabitar com Sara Deus o deixa impotente, o cara não consegue, ele deve ter arrumado o quarto, penteou o cabelo, usou seu melhor perfume, se preparou, apagou as luzes e na hora do vamos ver, deve ter cochilado um pouco, aí Deus aproveitou e revelou em sonho o que iria fazer com ele se coabitasse com Sara, não só com ele, mas Deus diz que iria amaldiçoar sua nação.

Abimeleque ficou assustado e diz ser inocente a Deus, não fez nada fora do normal, afinal Abraão consentiu entregar Sara a ele, como se fosse sua irmã. Abimeleque faz sua defesa pessoal a Deus:

Genesis 20: 5-6 Não me disse ele mesmo: É minha irmã? E ela também disse: É meu irmão. Em sinceridade do coração e em pureza das minhas mãos tenho feito isto. E disse-lhe Deus em sonhos: Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto; e também eu te tenho impedido de pecar contra mim; por isso não te permiti tocá-la.

Vejam bem: Deus admite a sinceridade e a pureza de Abimeleque, mas o pecado gerado ali seria contra o nosso DEUS, todo pecado que cometemos quando conhecemos as promessas e bençãos de Deus, são pecados cometidos contra Deus, porque uma vez dito a nós as suas promessas, Deus não pode falhar, ele é fiel para cumprir, Deus tem que fazer um esforço grande para intervir, até mesmo castigar pessoas inocentes por causa de nossas mentiras

Isso mesmo, Deus além de nos prometer coisas boas, tem que ficar vigiando nossos passos, assim como um bom pai que se preocupa com seu filho, para não cairmos em tentação, senão vamos dar maus testemunhos sobre ele e sobre sua maneira de agir em nossas vidas

Genesis 20: 7-8 Agora, pois, restitui a mulher ao seu marido, porque profeta é, e rogará por ti, para que vivas; porém se não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu. E levantou-se Abimeleque pela manhã de madrugada, chamou a todos os seus servos, e falou todas estas palavras em seus ouvidos; e temeram muito aqueles homens.

Que papelão passou este Rei, impotente, nunca tinha acontecido isso na vida dele, na hora ficou enfermo, sabe-se lá o que mais coisas aconteceram com o cara aquela noite, a Bíblia não informa tudo, mas temos os detalhes, Abimeleque teve uma noite frustrante. O cara ficou decepcionado.

Deus manda Abimeleque devolver a mulher para Abraão e logo em seguida, pede para Abimeleque chegar até Abraão e pedir para orar por ele, para que vivas, para que seja curado. Deus novamente informa o caminho da restituição, através da oração.

Genesis 20: 9-11: Então chamou Abimeleque a Abraão e disse-lhe: Que nos fizeste? E em que pequei contra ti, para trazeres sobre o meu reino tamanho pecado? Tu me fizeste aquilo que não deverias ter feito.  Disse mais Abimeleque a Abraão: Que tens visto, para fazer tal coisa?
A intervenção de Deus faz com que as bençãos continuem prevalecendo, ele não deixa a mentira e o pecado prevalecer, mas nos mostra algumas lições, as bençãos são retardadas por causa de nossas escolhas e nossos erros.

Após a intervenção de Deus, as promessas e as bençãos vão continuar acontecendo, Abraão é novamente abençoado, quando Abimeleque é curado de sua enfermidade, de sua impotência, e o mal que Deus queria lançar sobre o reino de Abimeleque não aconteceu, pois abraão se tocou de sua mentira, e começou a usar corretamente o nome de Deus:


Genesis 20:14-18: Então tomou Abimeleque ovelhas e vacas, e servos e servas, e os deu a Abraão; e restituiu-lhe Sara, sua mulher.  E disse Abimeleque: Eis que a minha terra está diante da tua face; habita onde for bom aos teus olhos. E a Sara disse: Vês que tenho dado ao teu irmão mil moedas de prata; eis que ele te seja por véu dos olhos para com todos os que contigo estão, e até para com todos os outros; e estás advertida.
E orou Abraão a Deus, e sarou Deus a Abimeleque, e à sua mulher, e às suas servas, de maneira que tiveram filhos; Porque o SENHOR havia fechado totalmente todas as madres da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão.


Vemos claramente que nosso Deus nunca vai falhar, o que ele prometeu vai se cumprir, custe o que custar. Logo que Abraão aprendeu uma lição valiosa sobre o que não se deve fazer, esquecer das promessas de Deus e fazer o que sua inteligencia achar melhor, viu mesmo que Deus não brinca em serviço

Abraão vendo somente com seus olhos naturais, poderia ter feito uma burrada, entregou sua mulher de bandeja, para um outro cara, que não fazia parte dos planos de Deus, pois quem tinha que ser pai de Isaque era Abraão e não Abimeleque

Em seguida a este episódio, vemos Deus renovando a aliança com Abraão mais uma vez e confirmando que a herança estava com ele, a promessa era para Abraão ser pai de Isaque e com isso, abençoar muitas nações. Abraão agora de vez no caminho certo


O nascimento de Isaque

Genesis 21:1 – 3: E O SENHOR visitou a Sara, como tinha dito; e fez o SENHOR a Sara como tinha prometido. 2 E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado.
 E Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque.

Deus promete, Deus cumpre, mas precisamos praticar a verdade, senão as bençãos ficam retidas, elas não se cumpre até chegarmos a uma conclusão: consertar a nossa casa, arrumar a nossa vida.
Porque se em nosso coração voltar-mos a obedecer a Deus, a promessa imediatamente será retomada
Que Deus abençõe a todos que andam na verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...