quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

COMO LIDAR COM AS CRITICAS



 

      Como lidar com as criticas? Já que você nunca ficará livre delas!

A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira.  (Provérbios 15:1)

Mas, se vocês se mordem e se devoram uns aos outros, cuidado para não se destruírem mutuamente.  (Gálatas 5:15)

 Críticos! Eles estão por toda parte, infelizmente eles estão tão próximos de nós, que muitas vezes nem percebemos, a critica surge por inveja, competição, vaidade, orgulho e falta de vontade, habilidade e potencial para fazer certas coisas

"Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. "Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: 'Deixe-me tirar o cisco do seu olho', quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.                         Mateus 7:1-5

 

Algumas pessoas tem grande dificuldade de seguir em frente quando aparecem as críticas. Elas existem para despertar o seu potencial. Quando mais criticam você, mas desperta o teu desejo de vencer em todas as áreas. Não liga para julgamentos:

Portanto, você, que julga os outros é indesculpável; pois está condenando você mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas. Sabemos que o juízo de Deus contra os que praticam tais coisas é conforme a verdade. Assim, quando você, um simples homem, os julga, mas pratica as mesmas coisas, pensa que escapará do juízo de Deus? Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?         Romanos 2:1-4

 

Saiba que você não irá satisfazer a todos: Quando você percebe que nunca irá deixar todo mundo satisfeito, fica muito mais fácil acreditar em si mesmo e nas suas habilidades. Uma vez que você percebe que algumas pessoas nunca ficarão satisfeitas, você passa a ver essas críticas como a minoria e não irá mais levá-las tão a sério.

Reconheça que tristeza adora companhia: Existem muitas pessoas que não estão indo a lugar algum e parece que também não querem que os outros tenham sucesso. Algumas pessoas não fazem nada de bom e adoram criticar quem faz alguma coisa. Existem pessoas que irão criticar todas as suas ações, mas nunca deixe essas pessoas te afastarem do sucesso. Na verdade, os críticos se cansarão de serem ignorados e seguirão em frente do mesmo modo porque a critica já virou hábito deles.

Algumas vezes é melhor não fazer absolutamente nada: Tentar argumentar com os críticos normalmente só alimenta seus egos, o que acaba aumentando as críticas. Existe um grande ditado que diz “A melhor resposta para um tolo é o silêncio”.

Lembre-se: Crítica = Progresso - Receber críticas pode ser visto como um sinal de progresso. Se você não é muito conhecido, dificilmente será criticado, a não ser que seja por familiares e amigos. Na verdade, as pessoas perceberem você ao ponto de criticá-lo é sinal de progresso.

Considere também a fonte das críticas. Se for uma pessoa do seu setor, talvez ela esteja simplesmente com inveja do seu sucesso. A última coisa que você precisa é se preocupar com críticas. Mantenha os pontos acima em sua cabeça e não deixe ninguém te colocar pra baixo!

Façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo, retendo firmemente a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo, eu me orgulharei de não ter corrido nem me esforçado inutilmente.
Filipenses 2:14-16

Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.
Colossenses 3:13

Irmãos, não se queixem uns dos outros, para que não sejam julgados. O Juiz já está às portas!
Tiago 5:9

Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias.
1 Pedro 3:16

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...