terça-feira, 7 de janeiro de 2014

A INICIATIVA



QUEM DE NÓS VAI TOMAR A INICIATIVA?

Jesus nos ensina a tomarmos a iniciativa em direção às pessoas, não importa quem elas sejam, sempre no sentido de fazer o bem, entender o que é certo e errado, sem esperar de imediato nada em troca, sem saber os resultados.

Realmente é um caminho estreito que poucos percorrem, mas é um caminho cheio de sabedoria e realização pessoal

Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.  (Mateus 7:12-14)

Na vida em geral ou em muitas religiões pelo mundo afora, se ensina o caminho invertido, tem até um ditado popular que se diz: "não faça aos outros o que você não quer que os outros façam com você"

Essa regra é muito fácil, é só ficar na sua, no seu cantinho, não mexer com ninguém, caladinho, que está ótimo, está bom demais, desse jeito jamais vai fazer mal pra ninguém, é uma regra sem iniciativa, não precisa ter iniciativa pra nada construtivo é só ficar na sua.

Jesus através desta novidade na época, uma "regra áurea" quer nos ajudar de forma positiva a ter INICIATIVA na vida, dando mais significado as relações interpessoais, das pessoas poderem se relacionar melhor, tudo fundamentado no amor, na caridade, na solidariedade, no perdão, na bondade e misericórdia.

Ou seja, viver fazendo o bem, porque receberemos o bem que fazemos na medida que espalhamos a bondade e o amor em todas as direções, mas será que temos tanta disposição para isso, desejamos fazer isso de coração, é nosso desejo maior agradar as pessoas?

Ou ficamos só esperando as pessoas fazer algo bom pra nós?

Sabemos que Deus sempre deu iniciativa de nos amar, esse é o tipo de amor incondicional Que Deus demonstra para conosco todos os dias. Deus é bom e justo. Ele faz só o bem independente de quem somos, ele só quer o nosso bem, ele permite passarmos por muitass provas e tribulações, e mesmo que temos que passar duras lições, sempre é para o nosso bem.

Não fazer o que é mal é muito fácil pra nós, é comodo, é tranquilo, ter iniciativa de fazer o bem é muito difícil, tem que ter amor incondicional igual ao de Deus.

E quem tem iniciativa de fazer o bem encontra a paz de espírito tão desejada, produz boas ações, é semelhante a árvores frutíferas, a beira de um caminho bem movimentado, sempre pronta a alimentar muita gente que passa por perto.

Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. (Mateus 7:17-20)


Quem não tem iniciativa de fazer o bem, é comparado a árvore sem frutos, só tem sombra, abriga as pessoas por perto, mas não tem como alimentá-las, pode até acolher, falar palavras bonitas, dar conselhos, mas não tem ação, atitude, não tem iniciativa de realmente ajudar não só de palavras, mas com atitude de quem sabe amar

Muitas pessoas pensam que são "boazinhas" não bebem, não fumam, não falam mal de ninguém, são religiosas, pregam uma religião vazia, falam muitas mensagens bonitas, mas não move uma palha para salvar alguém, não tem iniciativa de ir até os necessitados e mudar o quadro daquelas vidas.

A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. (Tiago 1:27)

Cumpri aquilo que ouvimos de Jesus é ser semelhante a ele, ao homem sábio que construiu sua casa na rocha, é construir nossa vida em obediência a palavra de Deus, que resiste a todas as tempestades do caminho

Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; (Mateus 7:24)

Se formos insensatos, só ouvir as palavras de Jesus e não as cumprir, edificamos nossa casa na areia e haverá grande queda e ruína, porque não haverá suporte.  Tem muita gente se achando de Deus, muitos cristãos que só ouvem e não praticam nada, não fazem nada de bom, são neutros, não se envolvem com nada, não tem INICIATIVA pra nenhum projeto social, não é voluntário pra nenhum serviço para a comunidade que vive, não fede e nem cheira, se esperamos alguma coisa em troca nesta vida seremso os mais miseráveis do planeta.

Certamente que a bondade e misericórdia de Deus acompanharão somente aqueles que desejam ser misericordiosos e bondosos com as pessoas 

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias. (Salmos 23:6)

Que nos recompensa é o Senhor, Deus dará tudo que precisamos, fazer o bem sem olhar a quem é cumprir as leis de Deus e prosperar em obediência, é cumpri tudo aquilo que antes foi escrito pelos profetas:

 "Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas"  -  Mateus 7:12

A iniciativa  de fazer o bem é sempre nossa, não espere ninguém fazer por nós, para ver o que vai acontecer, nunca deixe alguém fazer aquilo que é pra você fazer, marque a sua presença no mundo.

Sem entregar sua vida por completa a Jesus, nada podereis fazer de bom, jamais conseguirá dar iniciativa em fazer o bem, pense nisso, nossa mente, nosso corpo, nosso espírito tem que ser disciplinado, melhorado, transformado e isso só acontece se deixarmos Jesus agir no nosso coração

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.  (João 15:5)

Tome sempre a iniciativa, nunca desista de fazer o bem, se desistir quem vai fazer por você, a sua parte, ninguém. Fazer o bem é cansativo, mas é gratificante e as recompensas são eternas: 

Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. (1 Coríntios 15:19)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...