sábado, 4 de janeiro de 2020

PLANEJE SUA VIDA ESPIRITUAL


PLANEJE SUA VIDA ESPIRITUAL

Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão. (Salmos 37:23,24)
Planejamento tem haver com investimento, investimento tem haver com tempo. Quanto tempo você está investindo na sua vida espiritual ?
Tudo que a gente faz na vida, se queremos colher bons resultados tem que haver PLANEJAMENTO: construir uma casa, dar início a uma família, criar e ter  filhos, abrir uma empresa, participar de uma competição, estudar para entrar numa faculdade, sair de uma crise financeira, etc
Praticamente tudo na vida, exige de nós um bom planejamento, senão teremos muito problemas - Com a  vida espiritual não é diferente. Você quer ser bem sucedido, invista na sua vida espiritual, planeje bem certinho sua vida espiritual  
Des não vai fazer tudo pra gente de mão beijada, a gente tem que acertar os passos
Você tem sonhos? Você tem projetos? Na maioria das vezes, pra nós cristãos, Deus nos dá sonhos ministeriais
Deus confirma se estamos no caminho certo, com as atitudes certas, pela fé, andaremos na vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável, mesmo em situações que parece tudo ao contrário
No caminho, na caminhada cristã, vamos ter obstáculos, lutas, adversidades, tribulações, oposição, desafios e vamos ter que administrar a vida emocional e espiritual
Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú. Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.  (Romanos 9:13,14)
Há injustiça da parte de Deus amar Jacó e se aborrecer com Esaú?
Eram irmãos gêmeos, porém um era muito negligente com sua vida espiritual, o outro pelo contrário, investiu tempo e planejou sua vida espiritual com eficiência
Deus ama quem planeja sua vida espiritual e se aborrece de quem é negligente
Esaú era aventureiro, obsceno, devasso, imoral, profano, negligente nos assuntos espirituais, libertino, vivia atrás de sexo, e de prazeres momentâneos
Jacó, centrado nos assuntos espirituais, centrado nas promessas, era caseiro, confiante e perseverante, ele planejou seus passos e Deus confirmou
Vemos Jacó de olho na primogenitura, ele planejou ser um homem abençoado, ele queria ser abençoado de qualquer jeito, de olho nas promessas, planejou o futuro, planejou dar o dizimo, planejou casamento, planejou sua volta pra terra prometida para formar um povo de Deus, planejou ficar firme com Deus
Pela postura de Jacó, ele foi abençoado, dando sequencia ao plano divino de fazer crescer a nação de Israel através de seus descendentes
Deus quer dar sequencia em seus planos e quer usar você para ser uma benção, por isso você precisa investir tempo com Deus
 Esaú não planejou ser uma benção, e tudo estava a sua disposição. Deus não confirmou nada sobre ele,  e se tornou uma maldição
Esaú totalmente ao contrário, negligente com a primogenitura, não ligava para as promessas, não planejou o futuro, não honrou os pais, casou com mulheres estranhas, não quis ficar firme com Deus, não planejou sua vida espiritual.
Por causa disso, não existem mais descendentes de Esaú na terra. Houve um extermínio da linhagem de Esaú e seus descendentes, pois se tornaram povos inimigos do povo de Deus  
Esaú negligente, viveu em lugares inférteis, montanhosos, eram homens de guerra, poderosos, eram os edomitas  que viveram em constantes conflitos com os Israelitas 
Vários profetas falaram a respeito do extermínio dos edomitas sobre a terra
Sobre Jacó, existem muitos descendentes na terra, inclusive todos os filhos da promessa, em todas as nações  
Exemplo de outro cara, que planejou os seus passos, investiu tempo com Deus- José do Egito 
José, jovem justo e temente a Deus, que planejava em seu coração ser uma benção, tudo que ele fazia, era bem feito, quanto aos seus irmãos, todos eram negligentes, invejosos, sem temor a Deus, planejaram matar o irmão, o venderam e mentiram para o pai, eram atitudes que desagradaram a Deus
Deus vai usar sempre para seus propósitos alguém disposto a investir e planejar sua vida espiritual 
José tinha boa fama e seus irmãos má fama. Ele era justo e sonhador, e foi humilhado, incompreendido, e vendido, tudo parecia contrário a seus sonhos, mas desistiu no caminho, investiu e planejou seus passos 
Deus se alegrou com as posturas de José, em todo trajeto da sua história, do começo ao fim, ele não recuou de servir a Deus no anonimato, fez o melhor em todo tempo, na casa de Potifar, na prisão, e no Egito, tudo que ele fez foi um planejamento de vida espiritual excelente, e tudo que ele fazia prosperava
Quanto aos seus irmãos negligentes, nada do que faziam prosperavam, ficaram lá na terra passando fome, necessidade, com alma abatida, por terem feito tão mal a José
Negligencia é o oposto de planejamento espiritual, siga em frente. planeje seus passos
Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. (Hebreus 10:38)  

Deus não tem prazer em nos abençoar,  se recuarmos na caminhada da fé, se murmurarmos pela situação, se não planejarmos nossos passos e se não persistirmos no caminho proposto por Ele

Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus? (Miquéias 6:8)
É só isso que Deus exige de nós, que sejamos bons naquilo que fazemos, de o seu melhor, faça o que é certo e correto aos olhos Dele,  pratique a justiça, ame a todos, seja bom em tudo, bom cristão, bom empregado, bom marido, bom cidadão e ande humildemente com teu Deus
Não tem erro, é difícil andar assim, parece que as coisas não vão bem, é provação, humilhação, nada dá certo , parece que tá tudo ao contrário as promessas de Deus, continue planejando sua vida no final Deus sempre vai te exaltar. É só uma questão de tempo, investimento, planejamento, oração e adoração
 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. (
1 Pedro 5:6-9)
  Lembre-se de José, na hora certa, Deus o exaltou e o colocou numa posição de destaque e honras, porque José investiu na sua vida espiritual sem retroceder, sempre em frente
 Outro exemplo de Homem segundo o coração de Deus que planejou sua vida espiritual: DAVI
Ele foi ungido para ser Rei, nada aconteceu de graça, teve um preço, uns obstáculos no caminho. Davi lutou, conquistou seu espaço e prevaleceu. Mas dentro de uma planejamento espiritual, Davi em todo tempo dependia de Deus (Salmos 23)
Davi planejou lutar com Golias, estava de olho na recompensa e no trono
Saul apesar da posição de Rei, totalmente negligente, começou bem, mas mudou o foco, desobediente em assuntos espirituais
Chega um momento que Deus não confirma seu passos
Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou; porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre;
Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou. (
1 Samuel 13:13,14)
Deus não confirma os passos de quem é negligente, de quem vive sem obedi~encia, sem disciplina e sem planejar sua vida espiritual
Não vai pra frente, não flui, fica tudo decadente
Depois ficou perseguindo e lutando contra Davi, por causa de inveja, ciúmes, desfocado, abandonou as questões do reino, não consultava a Deus sobre seus passos, infiel, teimoso e obstinado, arruinou sua família e sua vida espiritual, por fim se suicidou 
Quando ele quis consultar a Deus já era tarde, Deus não confirmou nada do que ele queria
Sem planejamento não chegaremos a lugar algum. Na vida pessoal e ministerial, nem como igreja coletiva, se não planejarmos nossos passos teremos problemas
Sem planejamento espiritual nossa alma, nosso fisico e nosso espiritual padece. Tem quem administrar, exercitar, investir tempo com Deus  
Temos que fazer planejamentos em cada etapa e estágio que nos encontramos na caminhada cristã, buscar, consultar ao Senhor para nos dar direção, provisão e proteção caminhar com fé e discernir se ele está confirmando nossos passos
  Deus não nos mostra todo o percurso, mas nos dá um vislumbre, tudo é pela fé. Jacó foi bem sucedido e prevaleceu
José apesar de tudo parecer contrário, também prevaleceu no final. Deus não mostrou o percurso, mas ele fez o melhor em todas as etapas
 Você tem que crer em Deus e se esforçar para realizar o sonho que ele colocou no seu coração    
Se Deus tivesse dito para José: Eu tenho um propósito contigo, vou realizar meus planos através de você, você vai ser uma benção, mas antes, vão querer te matar, você vai passar desespero, vão te vender como escravo, numa terra distante, você vai ser seduzido por uma mulher, vai fugir, mas vai ser preso injustamente, vai ficar um bom tempo preso  e depois vai prosperar e se tornar governador
Acredito que José não iria aceitar, ia recuar
Assim como Davi, ia recuar se Deus falasse o que ia acontecer com ele antes de ser rei, se Deus mostra o percurso a maioria de nós desanima e desiste, não é fácil e confortável ser servo de Deus , mas viver no centro da vontade de Deus é o melhor lugar do mundo 
Planeje sua vida espiritual e vença, junto com Deus , você nunca estará sozinho, Deus nunca vai te deixar só
Outro exemplo de vida planejada: Jesus – MISSÃO DADA ,MISSÃO CUMPRIDA
Em todo tempo Jesus seguiu fielmente a vontade de Deus, só fazia o que Deus queria.
Ele foi pro deserto para ser tentado por 40 dias, para fortalecer o seu espírito, e foi tentado nas suas carências, não desistiu
Foi oferecido a ele, fama, status, domínio terrestre, poder. Nada disso atrapalhou seu planejamento espiritual. Ele cumpriu sua missão perfeitamente, que era fazer toda vontade de Deus
Jesus negou a si mesmo, se sujeitou ao cálice da ira de Deus e realizou o plano maior – salvar a humanidade pecadora
Com planejamento, fortalecendo-se espiritualmente, orando sem cessar, planejou seus passos sem falhar.  Nas dores, no abandono, nas humilhações, perseguições, Jesus suportou tudo e prevaleceu!
Pra gente suportar tudo que nos acontece, e prosseguir, mantenha seus passos firmes e planeje sua vida espiritual   - Deus também nos deu uma missão ide e pregar o evangelho, e pra esta missão ser cumprida exige de nós planejamento espiritual
INVISTA TEMPO COM DEUS !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...