sábado, 4 de janeiro de 2020

O PODER DE UM CLAMOR


O PODER DE UM CLAMOR
Clamei a Deus com a minha voz, a Deus levantei a minha voz, e ele inclinou para mim os ouvidos. No dia da minha angústia busquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada. (Salmos 77:1,2)
Clamor: ato ou efeito de clamar, bradar em voz alta, gritaria que suplica, protesta.
Esse ato é uma arma de ataque e defesa, é um método eficaz para atrair a atenção de Deus
Clamor é dizer algo em voz alta, pode ser usado tanto no coletivo como no individual
Clamar é uma ação de suplicar, de fazer queixa, lamentar, insistir, implorar  
Há uma grande diferença entre clamar e reclamar. Quando se reclama de tudo, tudo se intensifica pra pior. Quando se clama por tudo, tudo se intensifica pra melhor
Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a. Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor. A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles. Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas. (Salmos 34:14-19) 
Deus sabe o que é melhor pra nós, se está sem rumo, desnorteado, aflito, clame:  
Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. (Jeremias 29:11-13)  
Deus não pode mentir, é fiel as suas promessas, ele ouve o clamor de seu povo e age, ele não quer ver ninguém, aflito e necessitado, ele quer total dependência Dele
Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre. (Salmos 107:1) 
O CLAMOR PODE SER COLETIVO OU INDIVIDUAL
E clamaram ao Senhor na sua angústia, e os livrou das suas dificuldades.
(Salmos 107:6)
Este versículo se repete ao longo deste salmo
Outra promessa de clamor e oração está registrada em 2 Crônicas 7:14, Deus atende seu povo em qualquer lugar:
E clamaram ao Senhor na sua angústia, e os livrou das suas dificuldades


CLAMOR COLETIVO: Este é um exemplo de oração e clamor coletivo: E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar. (2 Crônicas 7:14,15)
Qual o resultado prometido?  Orações ouvidas ,pecados perdoados, curas, proteção, direção e provisão – Esta promessa é fantástica!
Mas esta promessa está tudo pendurado no começo do versículo, na conjunção: “SE”
A conjunção “se” faz toda diferença. O “se” você pode, se você tem tempo, se você faz, se você clama, tudo pode mudar ao teu redor e mudar o teu futuro
Mas “se” você ficar se lamentando do passado, reclamando de dores, reclamando de tudo, sinto de dizer, nada pode mudar
Se eu tivesse orado mais, se eu tivesse amado mais, se eu tivesse obedecido a Deus mais, se eu tivesse me humilhado mais, se eu tivesse aproveitado mais as oportunidades, dedicado mais tempo a Deus, mudado minhas posturas e comportamentos, então, muita coisa poderia ter mudado pra melhor, mas como não fiz estou na mesma situação ou talvez  até pior
Mas, em qualquer situação é tempo de clamar, apertou, está no fundo do poço, então clame, quem sabe Deus ouve e te dá respostas
Vamos ver situações na Bíblia onde houve oração e clamor coletivo
Exodo 3:5-10
Isso fez com que Deus descesse do seu trono no céu e habitasse na terra. Deus muda de endereço, arma sua tenda naquele terreno, por causa de um clamor
Exodo 3:12
O clamor coletivo atraiu a atenção de Deus, ele escolhe um homem pra ser seu porta voz, daí ele monta um barraco, escolhe o local para dar instrução ao povo após a libertação
CLAMOR COLETIVO – Ajuntamento e consagração
Neemias 8: 1-4  / Neemias 8:9-11 / Neemias 8:13 / Neemias 9: 1-3
Neemias faz menção ao clamor do povo no Egito, e pede pro povo fazer a mesma coisa
 Neemias 9:7 / Neemias 9:9-10
Deus foi exaltado porque respondeu ao clamor do Seu povo
EXEMPLOS DE CLAMOR INDIVIDUAL  - 1 Samuel - Ana (mãe de Samuel) – Ela clamou sozinha, não chamou ninguém para orar junto com ela - ANA orou com a motivação correta, buscando primeiro o Reino de Deus
Jonas 2: 1-10 – Jonas estava literalmente numa situação “fundo do poço”, no fundo do mar, no ventre de um grande peixe - Não havia nada mais a fazer, senão levantar um clamor a Deus . No caso de Jonas ele foi apertado por Deus, por causa de desobediência  

Tem situações que Deus nos aperta, e a gente vai parar num lugar “fundo do poço”
Jonas pregador, acostumado a pregar para o povo de  Deus, que era mais fácil, e quando recebeu uma ordem de Deus para pregar aos ímpios, se rebelou, mudou a rota
Não mude a rota, quando Deus te manda seguir em frente
Deus levanta outro profeta, outro pregador? Não!
Deus insiste com Jonas para pregar em Nínive, não levanta outro homem, Não há base bíblica pra dizer que Deus te chama, e se você não quer ele levanta outro no teu lugar, na maioria das vezes você passa aperto até que voltes a fazer o que Deus mandou você fazer
Deus insistiu com Jonas, Moisés e Jeremias e vai insisitir com você
ORAÇÃO INDIVIDUAL  - Fim da linha para Paulo (Atos 9:1-12). Paulo chegou numa situação constrangedora.  Em Atos 9:11 -  Paulo estava clamando para voltar a enxergar e Deus viu e ouviu. Em Atos 9:12 - Deus providenciou a cura usando um servo Dele chamado Ananias, estava por perto e tirou a cegueira  de Paulo
Olha só a manifestação do poder de Deus nitído na vida de duas pessoas. Um clama e tem visão, o outro tem visão e uma ordem
As vezes alguém clama e Deus lhe chama pra socorrer este alguém 
Paulo chegou numa situação “fundo de poço”, impotente, cego, sem direção, mas seu ato de clamar lhe trouxe  visão de volta
Deus usa seus métodos e apertos, onde há rebeldia, orgulho, perseguição, legalismo, falta de zelo, para posicionar Seus servos, até que ele s clamem
ORAÇÃO INDIVIDUAL
Daniel 4:34-37
Deus usa o poderoso rei Nabucodonosor para trazer juízo a Seu povo. Porém, com o tempo, seu reinado cresce e ele se torna muito orgulhoso
Deus permite que lhe aconteça uma loucura, uma demência. Até que ele se humilhe, pois vindo a soberba, virá também, o abate - Deus abate os orgulhosos?!   
Só um clamor foi capaz de curar este homem lunático. Só o ato de humilhar e clamar restaurou sua saúde emocional
Nabucodonosor ficou no fim da linha, fundo do poço, mas levantou os olhos pro alto e clamou
Não se que tipo de situação afligem vocês, mas se que se clamarem, Deus ouvirá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...