terça-feira, 15 de novembro de 2016

PERDIDO DENTRO DA RELIGIÃO


PERDIDO DENTRO DA RELIGIÃO

Marcos 10:17:31 - Este texto é precioso, um homem, aparentemente jovem, chega até Jesus com um conflito interno, ele desejava ser salvo

E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. (Marcos 10:17,18)


Este homem não tinha certeza da salvação, mas era alguém que conhecia os mandamentos de Deus

É possível alguém estar na religião e se sentir assim, perdido, sem a certeza da salvação? Infelizmente é possivel!

Este jovem não se sentia bem consigo mesmo. Ele não sabia o que fazer, e sobre regras religiosas parecia que não estava tudo bem, estava perdido nos detalhes.

Este jovem certamente fazia parte do grupo dos fariseus religiosos, pelas palavras que disse, dava-se a impressão que praticava as leis, possivelmente fora ensinado desde criança, era alguém religioso ao extremo 

Condicionado a decorar o livro da lei (O Pentateuco), incentivado a ler, meditar, criado nas doutrinas farisaicas, tinha ele os seus mestres, professores, rabinos...

Hoje, tem muitas doutrinas, leis e regras dentro de algumas religiões, que se prendem aos detalhes, alguns até dizem que, se a pessoa não seguir as regras Deus vai pesar a mão, como dizem, são ensinos farisaícos, religiosos, isto pode, isto não pode, colocando um jugo pesado nas pessoas

Então as pessoas temem, acham que, se sairem da linha religiosa, Deus vai castigar, vão perder a salvação, isto é um peso na consciência

Este jovem chega até Jesus com este temor - Estava perdido, precisava ter a segurança da salvação, queria tanto ir para a vida eterna, então ele faz a pergunta bem simples a Jesus:

- Mestre, o que farei para herdar a vida eterna?

Ele se prosta aos pés de Jesus e faz esta pergunta pertinente

Nos versículos anteriore, Jesus chega na aldeia, e esse jovem observa suas ações

E, levantando-se dali, foi para os termos da Judéia, além do Jordão, e a multidão se reuniu em torno dele; e tornou a ensiná-los, como tinha por costume.
E, aproximando-se dele os fariseus, perguntaram-lhe, tentando-o: É lícito ao homem repudiar sua mulher? (Marcos 10:1,2)

Primeiro os fariseus mais velhos sempre faziam muitas perguntas a Jesus para tentá-lo. Os mais experientes, eram bem ousados, trazem questãos teológicas, tentando intimidar o mestre

Acho que Jesus já avisava os discípulos, se quando alguém chegasse perto, se fosse fariseu, ele aconselhava, para que todos tomassem cuidado ao responderem perguntas, ou seja, Jesus deveria ter dito, deixa que eu respondo

Perguntas complicadas era com os fariseus. Todo momento queriam pegar Jesus numa questão teológica. 

Os fariseus queriam saber se era pecado ou não era, apedrejava ou não apedrejava, paga ou não paga tributo, faz ou não faz, tudo na intenção de contradizer as palavras de Jesus

A igreja de hoje também está cheia de fariseus, que ficam nos detalhes da vida dos outros, tentando saber se pode ou não pode, é pecado ou não é, tá certo ou tá errado o comportamento de certas pessoas, é bem assim...

Bom, se a pessoa se enche de Deus, se enche do Espírito Santo, o próprio Espírito de Deus vai nos informar na consciência do que pode ou não pode, o que convém ou o que não convém fazer

O coração em Cristo nos dá discernimento espiritual do que é pecado, a gente não precisa perguntar a nenhum líder, basta ter o Espírito Santo dentro de nós

O jovem rico que se encontrou com Jesus estava perdido na religião, preso aos detalhes. 

Tem igrejas que uma coisa é pecado e na outra não é considerado pecado. 

E agora quem está certo?

Depende a doutrina de uma religião, as pessoas ficam confusas. Pode ou não pode? Eis a questão!

Tem pessoas que até são excomungadas de algumas comunidades religiosas por causa de regras

O jovem rico se achava bom. O fariseu é assim, só conhece a letra, a regra, e acusa os pecadores

A pessoa fica presa ao sistema religioso, querendo ser perfeita o tempo todo e mesmo assim, não tem a certeza da salvação

Eis algumas questões dificeis: É pecado jogar futebol? É pecado usar calça cumprida? É pecado ir a praia? É pecado ouvir música do mundo? É pecado assistir televisão, usar bonè, usar batom, brinco, fazer tatuagens, usar saias, etc e tal

Um cristão sadio não deveria ficar preso aos detalhes, porque ele corre o risco de se sentir perdido dentro de uma religião

Os fariseus faziam muitas perguntas a Jesus e ele nem dava moral, ele respondia com outras perguntas e deixava todo mundo refletir

O jovem observava Jesus e chegando perto, se aproximou e também soltou uma pergunta sobre vida eterna

Ele viu uma imagem diferente em Jesus, um homem bonzinho, fazendo a vontade de Deus, como profeta, abraçando crianças, junto a pecadores, silenciando a voz dos fariseus mais velhos

Este jovem não perdeu a chance: "Mestre o que mais faço para herdar a vida eterna?"

Por que me chama de bom, disse Jesus. Até o mestre ficou lisonjeado, ele não se achava bom, Fariseus pensavam que Jesus era bom demai.

O pensamento religioso imagina que a gente também pode ser bom seguindo a religião

O fariseu se achava melhor do que todo mundo, porque cumpria a risca todo ritual religioso, pelo menos passava uma imagem que cumpria a lei da Moisés ao pé da letra

Fariseus e publicanos faziam orações diferentes, um se achava bom demais o outro se achava um zé ninguém, pecador imprestável

As orações dos fariseus não agradavam a Deus, porque eles não reconheciam que eram miseráveis, dependentes da graça e misericórida de Deus, igual aos pecadores comuns, já com os publicanos eles se sentiam inuteis, agradavam a Deus pela sinceridade

Jesus conhece nosso coração enganoso, de fato, não tem ninguém bom, a gente precisa melhorar sempre

"Bom é meu pai que estás no ceú" - disse Jesus. Ele deu uma ducha de água fria no jovem, para ele perceber que ninguém é bom

Jesus queria dizer ao jovem, que Deus é bom o tempo todo, ele é Santo e nós somos sujos, sujeitos a pecar todo tempo, errar, cometer deslizes, somos frágeis e carnais por natureza

Jesus para dar exemplo nem ele se considerava bom, enquanto estava num corpo mortal. 

Por isso nas igrejas jamais devemos nos considerar bons, melhores do que os outros, melhor do que quem está lá fora no pecado

Estamos na igreja para sermos melhores para poder ajudar os outros. É para levar a salvação aos outros, para ser exemplo em atitutes, para fazerem outros felizes, para servir a Deus e nos tornarmos cada vez mais melhores

Jesus pergunta ao jovem: "Você sabe os mandamentos?"

É claro que sim, responde o jovem, desde minha mocidade, eu já venho tendo conhecimento de tudo. 

Pelo menos a teoria este jovem tinha, mas não era suficiente, ele sabia de cor e saltiado tudo que tinha que fazer. Só queria saber se fazendo algo mais, seria salvo

No versiculo 21 diz que Jesus o amou e disse: "Só uma coisa lhe falta"

E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.
Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.
(Marcos 10:21,22)

Jesus olha bem nos olhos do rapaz em conflito, com seus dilemas, desespero, querendo a vida eterna e o ama pra valer

Jesus o ama e faz um desafio: "Só uma coisa esta lhe faltando"

O jovem acha que está bem, já que Jesus disse, só uma coisa, então o cara achou que estava muito bem mesmo

Só que Jesus vai fundo na emoção do cara: "Esta coisa que lhe falta é compartilhar tudo o que você tem, ou seja, pegue seu dinheiro, seus pertences, seu recurso, seu tempo, suas habilidades, talentos e compartilhe tudo com os outros e será feliz, vai caminhar no foco da salvação

Jesus quase que disse em outras palavras: "desapegue do seu dinheiro, abandone as coisas materiais, vem e me segue"

Não era uma proposta para o rapaz ficar pobre ecomeçar tudo do zero, mas era, simplesmente compartilhar com os outros tudo que tinha de bom

O que faltava era seguir Jesus de verdade, largar de ficar perdido dentro da religião, encontrar o caminho reto, negar as riquezas, matar o ego, deixar de ser religioso, e seguir com fé e coragem a proposta de Jesus

Era simplesmente uma proposta radical de amar pra valer a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo

O jovem pensativo, só observou as palavras de Jesus e refletiu: "Repartir o que eu tenho, dar o que eu ganhei, distribuir as minhas riquezas e posses, dividir com os outros!"

O jovem não conseguiu tomar uma decisão baseada na proposta de Jesus. 

Para ele foi um golpe duro no coração. Não quis tomar uma decisão de deixar de ser religioso, ele se achava tão bom, tinha riquezas, mas não quis andar com Jesus no coração, preferiu ficar com as riquezas do que a salvação

Riquezas ou salvação?

Esta decisão também cabe a mim e a você. O que nós queremos saber de Jesus?

O que nos impede de andar no caminho da salvação?

Pode ser algo que apegamos: Posses, filhos, bens materiais, títulos, carro, trabalho, ídolos, empresa, hobbies

Quais são as nossas prioridades?

Podemos viver apegados em nossas riquezas ou servindo Jesus em todo tempo. 

A escolha é nossa.

O jovem ficou no dilema, escolheu ficar com as riquezas deste mundo passageiro e perdeu a salvação eterna

Jesus quer a gente O seguindo de coração e não por obrigação religiosa. 

Só seremos perfeitos com Jesus no coração
    
O que se prega por aí, hoje nas igrejas em geral, são vantagens para seguir Jesus: "Carro, casas, empresas, vida próspera, honras, títulos, méritos"

Não se fala em perder, só se fala em ganhar. Jesus disse que quem quisesse salvar a sua vida, deveria perdê-la, deveria negar a si mesmo e renunciar todas as suas vontades

Amar a Jesus, segui-lo, é caminho estreito a ponto de perder a nossa vida e ganhar uma nova vida abundante com Cristo

Isto o jovem rico não conseguiu, a prioridade do seu coração era outra, ele só tinha a teoria religiosa, faltava a prática

O jovem rico tomou uma triste decisão - não quis seguir Jesus e o vazio do coração ficou lá...Jesus não ficou no coração dele

É possível decorar a Bíblia Sagrada e não andar com Jesus? Sim, é possível!

É possível estar dentro da igreja e não andar com Jesus? Sim, é possível!

Os discipulos ficaram confusos com as palavras de Jesus - ainda estavam aprendendo

No versiculo 24 Jesus disse que os que confiam nas riquezas (apego) não vão entrar na vida eterna 

E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus!
(Marcos 10:24)

Os discípulos pareciam que queriam ficar ricos também, terem cargos, posições de liderança junto com Jesus

Se é assim, quem poderá ser salvo? Esta é a pergunta dos discipulos!

Andavam com Jesus e ainda não conheciam o mestre de verdade

No versiculo 28 Pedro fala que já fez a sua parte, disse que deixou tudo para seguir o mestre junto com os outros discipulos, pensou em recompensas, se justificando, tipo assim: "qual é o salário? qual é a recompensa?

E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos.
E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho  (Marcos 10:28,29)

No versículo 29 Jesus explica o chamado deles: Deixem tudo por amor a mim e ganhem mais vidas, percam a vida de vocês, mas ganhem mais vidas para o reino de Deus, percam suas vidas, saiam de perto de suas famílias e depois ganhem uma família enorme, aumentem a família cristã

Quando você segue Jesus de verdade, os familiares podem até ficar contra você, mas através de você Jesus salva mais famílias, inclusive, até debaixo de forte perseguição familiar por causa de sua crença, mas os salvos vão formando uma nova família em Cristo

Não viva para impressionar os outros dentro da religião, não queira mostrar serviço só para os outros verem, não viva de aparências religiosas, esquece as motivações que tentam reconhecimento, assim voce correrá o risco de se perder dentro da religião

O negócio de assegurar a nossa salvação é seguir Jesus em qualquer lugar, crer e acreditar, continuar crendo e seguindo seus passos, entregar nossa vida a ele por completo, negar a si mesmo, tomar a nossa cruz e perder a nossa vida para ganhar a dele, isto é um processo que nos leva  diariamente a vida eterna


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...