quinta-feira, 24 de novembro de 2016

AS AÇÕES DE DEUS E A EXISTÊNCIA DO MAL

Como explicar as ações de Deus na existência do mal, do sofrimento e da dor?

Essa imagem da criança refugiada, morta na praia causa um espanto “arrepio na espinha”.
Podemos nos perguntar como pode o mal existir no mundo? Como explicar as ações de Deus na existência do mal, do sofrimento e da dor?
Posso iniciar com: “…Eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim… o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade” (Isaías 46:10). 
A bíblia deixa claro que Deus sabe todas as coisas (Lucas 12.7). 
Deus já conhece toda a história da humanidade, ele escreveu nossa história tudo para sua gloria! Sim o mal é vontade de Deus.
Tudo é de acordo com o seu plano previamente decretado, Hebreus 1:3 explicitamente diz que Ele “sustenta todas as coisas pela palavra do Seu poder”. 
Robert Reymond diz “a visão de todas as Escrituras é que o propósito supralapsariano de Deus, ao criar o mundo, era que Ele fosse glorificado (Is 43:7,21; Ef 1:6-14) através da glorificação do Seu Filho, como o primogênito entre os irmãos (Rm 8:29) e o Senhor da Sua igreja (Fl 2:11; Cl 1:18). 
A raison d’être [razão de ser] da criação é, portanto, servir aos propósitos redentores de Deus”. 

Aqui entra a figura do mal que serve para os propósitos de Deus, não podemos pintar um quadro falso, o mal é vontade de Deus e serve para seus propósitos, tudo para glorificar a Ele.
No início tudo era bom (Gênesis 1:31) o pecado deixou o homem em uma posição de afastamento do que era bom e sob a ira de Deus, aqui entra o mal no mundo, como pode algo ser bom afastado de Deus? 
Ainda mais sobre sua ira? (Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Ef 2.3). 
Esse mal tem seu fim decretado assim como o mundo e todos aqueles que seguem o “mundo” e o mal. “Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus” (Salmos 9:17).
O homem pode se reencontrar com Deus através de Jesus Cristo João 3:36 
Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele“. 
Aquele que crê no Filho não sofrerá a ira de Deus pelo seu pecado porque o Filho tomou sobre Si a ira de Deus quando morreu em nosso lugar na cruz (Romanos 5:6-11). 
No entanto, não nos tornamos bons como na criação, nem seremos isentos do mal no mundo enquanto estivermos neste mundo.
O Homem apenas retornará à posição de bom na eternidade com Deus, Apocalipse 21:4 diz: “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras cousas passaram”.
Nós estamos vivendo o hiato (lembrei do Kerwin na EBD) entre Genesis 1 “tudo era bom” e Apocalipse 21.4 na eternidade, neste hiato existe o mal. Tudo porque Deus assim planejou. 
Jerome Zanchius diz “A vontade de Deus é de tal modo a causa de todas as coisas [….] Ele não tem outro motivo para aquilo que faz, além da ‘ipsa voluntas’ , Sua mera vontade – vontade esta tão longe de ser injusta, quanto ela é a própria justiça”.
Logo, o mal que vemos hoje é determinado e existe pela vontade de Deus. Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas cousas (Isaías 45:7).
Isso as vezes parece perturbador, como pode Deus permitir o mal? Mas precisamos confiar e saber que tudo ocorre por vontade de Deus, mesmo não compreendendo não temos o direito nem a capacidade de julgar a Deus, pelo contrário precisamos reconhecer sua soberania e saber que Deus vê as coisas sob uma perspectiva eterna, e nós vemos apenas um grão de areia no imenso mar. 
Por vezes somos levados a conceber Deus dá nossa forma, queremos que ele se encaixe como o imaginamos e por não conhecer as escrituras desconhecemos o Deus verdadeiro.
Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. (Romanos 11:36)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...