terça-feira, 15 de novembro de 2016

FELIZ É AQUELE CUJO PECADO É COBERTO


FELIZ É AQUELE CUJO PECADO É COBERTO
“Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto” (Salmos 32:1).
O rei Davi experimentou o perdão de seu pecado, que havia sido descoberto após algum tempo
“Após seu pecado contra Urias e Bate-Seba, durante um ano Davi se recusou a confessar o pecado, até para si mesmo.
Mas, como o Salmo 32 nos diz, ele sofreu severa agonia física e mental, como resultado de seu silêncio.”
No Salmo 32:3-5, Davi usa imagens poéticas e linguagem simbólica para descrever o que aconteceu a ele quando se recusou a confessar seu pecado, e como essa situação foi solucionada.
“Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado.” (Salmos 32:3-5).
“Com mentiras e derramamento de sangue Davi encobriu seu pecado de adultério, mas o peso da própria culpa o esmagou. Como o Salmo 32 mostra, no entanto, Davi se lançou em verdadeira humilhação e arrependimento sobre a inabalável misericórdia de Deus.
Em seu clamor pelo perdão, Davi fez uma série de coisas que são instrutivas para todos os que buscam a proteção divina do perdão.
(1) Davi não criou nenhuma desculpa para seu pecado. (2) Ele não tentou se justificar. (3) Não encontrou falha na lei divina, pelo fato de que ela o condenava. (4) Culpou apenas a si mesmo por seu pecado. (5) Ele realmente odiava o pecado que o separava de Deus, e se afastou dele. E Deus o cobriu.”
Davi escondeu seu pecado e o pecado o estava destruindo, no entanto ao confessá-lo Deus o cobriu.
Ou seja, Cristo o perdoou e concedeu a ele a vitória; pois o perdão é para quem se arrepende e deixa o pecado.
“Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio.” (Salmos 32:3-4).
“Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo.” (Salmos 32:1-2).
“Deus não desculpa o pecado. Mas o pecado é coberto, significando que sua culpa não mais deve ser imputada, nem trazida contra o pecador, quando existe arrependimento.
Confissão somente, sem arrependimento, é incompleta.
Devemos não apenas estar tristes por causa de nosso pecado; devemos nos afastar dele no poder de Deus.
Deus pode perdoar e cobrir todo pecado. Sua graça não só perdoa o pecado, mas aceita o pecador arrependido, como se ele nunca houvesse pecado!
Esse é o poder de Jesus, nosso Substituto, sobre quem Deus coloca o pecado. Dessa forma, a justiça de Cristo é imputada ao pecador arrependido.”
“Você reconhece facilmente seus pecados e faltas perante Deus? Se não, afinal, você está enganando a Deus ou apenas a si mesmo? Pense nas implicações de sua resposta.”
Davi por um certo tempo, achou que ninguém estava vendo seus pecados, mas certo dia, o profeta Natã desmascara tudo
“Durante um ano, Davi escondeu seu pecado sob um véu de engano. O pecado tornou o coração de Davi como uma pedra. Mas Deus enviou Natã para quebrá-lo.
Em vez de expor diretamente o pecado de Davi, desafiando a ira do rei e muito provavelmente colocando em perigo o próprio pescoço, Natã envolveu a verdade em uma parábola.”
Lendo a parábola de Natã em 2 Samuel 12:1-12 é significativa maneira como o profeta atraiu a atenção e revelou de forma indireta o culpado que se colocou no lugar da vítima, podendo o profeta ser ouvido sem hostilidade.
“O SENHOR enviou Natã a Davi. Chegando Natã a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. Tinha o rico ovelhas e gado em grande número; mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma cordeirinha que comprara e criara, e que em sua casa crescera, junto com seus filhos; comia do seu bocado e do seu copo bebia; dormia nos seus braços, e a tinha como filha.
Vindo um viajante ao homem rico, não quis este tomar das suas ovelhas e do gado para dar de comer ao viajante que viera a ele; mas tomou a cordeirinha do homem pobre e a preparou para o homem que lhe havia chegado. Então, o furor de Davi se acendeu sobremaneira contra aquele homem, e disse a Natã: Tão certo como vive o SENHOR, o homem que fez isso deve ser morto. E pela cordeirinha restituirá quatro vezes, porque fez tal coisa e porque não se compadeceu.
Então, disse Natã a Davi: Tu és o homem. Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul; dei-te a casa de teu senhor e as mulheres de teu senhor em teus braços e também te dei a casa de Israel e de Judá; e, se isto fora pouco, eu teria acrescentado tais e tais coisas.
Por que, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o que era mal perante ele? A Urias, o heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher, depois de o matar com a espada dos filhos de Amom. Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
Assim diz o SENHOR: Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres à tua própria vista, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com elas, em plena luz deste sol. Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei isto perante todo o Israel e perante o sol. Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. Tornou Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morreras.” (2 Samuel 12:1-13).
Muito forte este confronto entre Deus e o rei Davi
“A parábola de Natã contém preciosas lições para alcançar o coração endurecido pelo pecado.
Em primeiro lugar, Natã não foi a Davi como um acusador; em vez disso, ele humildemente e com tato solicitou a ajuda de Davi. O coração de Davi podia estar endurecido, mas seu senso de justiça não estava completamente amortecido.
Em segundo lugar, envolvendo a verdade em uma parábola, Natã abriu uma brecha nas defesas de Davi. Em terceiro lugar, o método de apresentação de Natã convidou Davi a ouvir sem se sentir condenado.
O resultado? Davi condenou a si mesmo. O veredito de Natã, ‘Tu és o homem’, rasgou o véu do auto engano no qual Davi se escondia.
A resposta de Davi, ‘pequei contra o Senhor’, foi atendida com as palavras ‘o Senhor te perdoou o teu pecado’ (v. 13).”
Deus removeu o pecado de Davi porque ele se arrependeu e fez confissão.
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1:9).
“Ele prostrou-se abertamente diante de Deus em arrependimento, suplicando pela vida de seu filho. Como foi irônico que, um ano antes, sob a capa da escuridão, Davi, secretamente, prostrou-se em lascívia com Bate-Seba, numa noite fatal em que seu filho moribundo fora concebido. […]
Davi reagiu à morte da criança de uma forma que confundiu seus conselheiros. Ele se levantou, tomou banho, e trocou de roupa. Ele, o ungido de Deus, ungiu-se mais uma vez e adorou a Deus.
A queda de Davi no pecado começou e terminou com um banho. O banho final, porém, não foi uma introdução ao pecado, mas o sinal de um coração limpo.”
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...