segunda-feira, 3 de novembro de 2014

OS FARISEUS E OS SADUCEUS


A COISA MAIS FÁCIL DO MUNDO É SER FARISEU E SADUCEU


Na nossa cabeça, enquanto lemos a história de Jesus na bíblia, sempre fica a dúvida sobre qual o significado de fariseus e saduceus, publicanos, samaritanos e outros nomes diferentes que aparecem e não fazemos ideia de onde vieram e o que significam. 


Entender o significado desses nomes nos ajuda a interpretar muitos textos bíblicos, por isso leia esse artigo até o fim e aprenda tudo, assim você vai compreender melhor as histórias de Jesus.

Os fariseus e saduceus formavam a classe espiritual dominante de Israel. Há muitas semelhanças entre os dois grupos, assim como diferenças importantes.


O que significa Fariseus


Os fariseus sempre criticavam a Jesus e procuravam pega-lo em algum erro fazendo acusações, por exemplo como vemos neste texto:
“Ora, vendo isto, os fariseus perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?” Mateus 9:11
Uma principais acusações dos fariseus a Jesus era que ele:
  • Não cumpria as Leis de Deus
  • Não cumpria as tradições dos antepassados.

A bíblia nos mostra os fariseus como um grupo religioso de judeus conservadores que estudavam com intensidade o Antigo Testamento e seguiam cegamente tradições e costumes do seu povo.

Podemos definir os Fariseus como um grupo conservador, inflexível, fechado e, que como Jesus mesmo disse, viviam de aparência sendo uma coisa por fora e outra por dentro.
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.” Mateus 23:27-28
Junto com os saduceus, que foi um outro grupo religioso dos judeus que existiu até 70 D.C., foram responsáveis pela perseguição a Jesus Cristo, que resultou na crucificação de Cristo.


Fariseus De Hoje: 

Atualmente quando a expressão fariseu é usada ela faz referencia a uma pessoa hipócrita, falsa, que vive de aparências, fingida, um religioso que fala uma coisa e não vive o que prega.


Saduceus: 

O Saduceus geralmente eram ricos e ocupavam cargos poderosos, como o de primeiro sacerdote e de sumo sacerdote. Em 70 D.C. quando Roma destruiu Jerusalém e o Templo então os saduceus deixaram de existir. Isso aconteceu por que este grupo existia por causa de laços políticos e sacerdotais.


                                          Mateus 16:6: 


E Jesus disse-lhes: Adverti, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus

Os discipulos eram apenas homens simples, rudes, pobres e comuns, os fariseus e os saduceus formavam um circulo exclusivo de pessoas

Os fariseus eram bem sucedidos, eram amigos do status, do prestigio e posição social, suas orações eram longas, em voz altas nas praças, suas esmolas anunciadas por trombetas

A presença de um fariseu era saudada com frases fantasiosas e elevadas cortesia, gostavam de honras e glórias

Todavia o mestre Jesus proferiu para os fariseus somente frases de advertencias, socialmente abria-se um grande abismo entre os discipulos e os fariseus, não respiravam o mesmo ar, mal viviam no mesmo mundo

Mas era mais fácil um discipulo se contaminar com os fariseus, do que um fariseu se converter ao cristianismo, por isso Jesus advertiu os discipulos a terem cuidado com o fermento dos fariseus

O fermento dos fariseus é a HIPOCRISIA: Não há nada pior no mundo do que este tipo de contaminação, por isso a coisa mais fácil do mundo é ser fariseu

o RÓTULO "fariseu" se tornou pejorativo, por causa das ações deste tipo de gente na sociedade

Jesus disse e continua dizendo aos seus seguidores: "Acautelai-vos", isso quer dizer, tomem cuidado com a hipocrisia, com a falsidade e o fingimento, sejam sinceros, verdadeiros e autenticos no seu modo de viver

O fermento dos fariseus é a hipocrisia, e fermento dos cristãos é o amor, a tarefa dos cristãos é levar o fermento do amor até a sociedade, importa que eles mesmos testemunhem o amor de Deus e o divulguem se quiserem levar a salvação aos outros

De nada adianta aos cristãos acharem a verdade e depois nada fazerem com ela, não divulgarem esta verdade ao mundo

Importa então sermos uma influencia transformadora, a igreja tem que ser o fermento que vai incomodar a massa, a sociedade em geral, e dar sustancia, dar forma a ela, modificá-la cada vez mais, para melhor

Nos esquivar desta tarefa, nos manter em distancia das pessoas, dos famintos, dos pecadores, dos adulteros, dos necessitados e pecadores é negar a obra completa de JESUS CRISTO

Devemos estar atentos e ansiosos para sermos Luz do mundo, partilhar o amor de Cristo, senão seremos contaminados e consumidos pelo fermento do fariseus e não faremos diferença nenhuma aqui na terra

Aos cristãos só resta andar direito no mundo, tornarmos dinamica influencia, já que o fermento que tem que haver em nós, o fermento produzido pelo amor deverá afetar todas as partes da massa, da sociedade em que vivemos, em todos com quem nos encontramos pelo caminho, afim de sermos um produto saudável e admirável, aprovados por Deus

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...