sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

RAZÃO E EMOÇÃO

 

RAZÃO E EMOÇÃO

Definir a fé não é tão simples quanto possa parecer. Ela é algo que cresce conforme vamos usando ela, isso varia de pessoa

A fé é a firme convicção de algo que seja verdade, sem nenhuma prova. A pessoa que vive pela fé, ela vive com uma convicção forte dentro dela

                                                      Hebreus 11-1

 
"ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem"

 

Há diferentes tipos de pessoas, por isso pode ser que elas agem de diferentes formas em relação a fé. Mas as diferenças vão estar ligadas basicamente a 2 tipos de fé: a fé racional movida pela a razão, pelo conhecimento e a fé cega, emotiva, movida pelas emoções do momento

Com fé racional, voce vive para Deus, você conserva sua vida na dependência de Deus, e procura fazer o que é certo e correto dentro daquiilo que Deus exige de nós - Miquéias 6:8

A fé emocional gera incertezas, dúvidas, a pessoa imagina que Deus só está a disposição para atender, e pensando somente nela, os pedidos, os milagres e bênçãos são só para si, e Deus pensa no todo, Deus quer que suas bênçãos sejam compartilhadas, por isso abençoado é quem compartilha bençãos e não quem retém só para si

Quando você usa sua fé para fazer o que é certo e correto, obedece e ama os outros, edifica sua própria vida, edifica a vida dos outros e edifica sua comunidade, sua família, sua igreja

Esta é a fé racional, com inteligência e conhecimento da palavra de Deus, que produz: amor, paz, união, alegria, misericórdia e justiça em todas as áreas do relacionamento humano
 

Quando a pessoa possue uma fé baseada na razão, nada a diminui, nada põe fim aos seus sonhos, nada a inferioriza, pois elas sabem em quem estão crendo.

A pessoa vai crescendo com suas experiências, se mantém em um equilíbrio saudável, num espírito em harmonia com Deus: o conhecimento da palavra de Deus amplia a sua visão de vida e a sua fé fortalece. Isso faz com que a pessoa vai agindo e reagindo, sem esperar que Deus faça a parte Dele
 
"confie no Senhor de todo seu coração e o mais ele fará"
 

Nossas decisões baseadas na fé racional, conhecimento do que sabemos ser certo e correto, nos leva a obter vitórias, rumo ao que queremos conquistar
 

No agir por fé, sempre é preciso ter conhecimento do poder de Deus, da sua palavra, de tudo que Jesus nos ensinou, do que Ele fez por nós, este conhecimento do nome de Jesus nos dá sabedoria, assim todas as condições vai nos permitir a sintonia com o melhor de Deus
 

Fé cega, a emocional, é baseada apenas numa informação, Deus é bom, pode pedir que ele sempre dá o melhor, Deus é pai, é como se fosse um dispositivo, peça e alcance um milagre, como num passe de mágica

 
Pelo contrário, primeiro Deus vai analisar nossas motivações, o nosso caminhar, Deus vai nos provar, se merecemos um milagre ou benção, isso envolve questões pessoais, se a pessoa realmente está sintonizada com Deus, se está tendo conhecimento das suas leis, se está praticando a palavra, se tudo isso for verdade, alcançará êxito no que for fazer e pedir
 

Sua fé racional é um ótimo instrumento para alavancar na vida, crescer, prosperar nas situações que qualquer um que possua esta fé, onde estiver envolvido, tendo conhecimento da palavra, de quem é Deus, de quem é voce, do que Deus exige de nós, o céu vai se abrir para as melhores atitudes, soluções e resultados
 

 

 

 

A fé que se conquista pelas experiências, observações e vivencias com aquilo que pensamos ser verdade absoluta: a palavra de Deus, seu poder, nos traz a certeza absoluta que nos dá a razão e o sentido de viver

 

A fé racional vai nos dar a calma nos momentos difíceis. Essa é a razão de muitos perderem a fé. Quando o apóstolo Pedro quis defender Jesus, evitar a sua morte, ele estava agindo com a fé emocional, tanto que horas mais tarde precisou negá-lo pois não tinha certeza daquilo que estava crendo

 

A fé emocional de Pedro foi abafada pelo medo e pelas dificuldades em tomar sérias decisões

 

Para evitar toda forma de fé emocional, não basta crer, achar que é só dizer que tem fé e esperar que Deus faça as coisas acontecerem. Saber, conhecer, entra na composição da fé, somado a prática e a experiência pessoal com Deus

 

Quando as pessoas apenas crêem usando as emoções, acontecimentos contrários às suas expectativas podem levá-los a decepção e frustração. Quantas pessoas hoje estão procurando por uma fé cega, emocional, que buscam atendimentos urgentes, anseiam por coisas instantaneas, e quando as coisas não acontecem como queriam, perdem a fé, começam a viver em apostasia, abandonam a Deus, a fé, a igreja, não querem mais saber de nada

 

Por outro lado, a fé racional, com conhecimento baseado em experiencias e conhecimento prático da palavra de Deus, vão trazer os benefícios desejados

 

A fé precisa ser uma certeza baseada em conhecimento e experiência. Ela é desenvolvida por meio desses dois componentes. Ela vai se tornar uma fé segura

 

Por isso Jô disse: "eu sei em quem tenho crido", Paulo também disse: "ofereçam um culto racional a Deus"

 

 

Dessa forma a nossa fé, com conhecimento do nome de Jesus, nos dará a clareza e inteligencia para agir sempre com a razão, não importando as situações, e quanto as emoções devemos nos esforçar para administrá-las a fim de conseguir ter domínio próprio e isso não depende de fé, depende de perseverança

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...