sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

QUANDO A NOSSA HUMANIDADE GRITA MAIS ALTO

 

QUANDO A NOSSA HUMANIDADE GRITA MAIS ALTO


Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus. (Miquéias 6:8)

 

Esta é uma síntese do Evangelho (um resumo, um processo)

 

Senhor já nos mostrou o que é bom, ele já disse o que exige de nós. O que ele quer é que façamos o que é direito, o que é certo e correto, que amemos uns aos outros com dedicação e que vivamos em humilde obediência ao nosso Deus.  (Miquéias 6:8 – nova versão bem mais detalhada)

Servimos a Deus quando entendemos as suas exigências, praticamos a justiça, vamos fazer o que é direito e correto, vamos ter fidelidade com Deus, andaremos humildemente com Ele, confiamos no Senhor, mas tem horas que a nossa humanidade grita por socorro, temos medo, as circunstâncias nos dizem que parece que é o nosso fim!

Eu tive esta experiência de conhecer as exigências de Deus, o primeiro versículo que li e que me levou a me aprofundar mais na Bíblia. 

A gente vai crescendo espiritualmente buscando a sabedoria de Deus, mas a nossa humanidade, ela existe e precisa ser administrada

Eu queria chegar na minha velhice e dizer para os meus netos: Eu fiz tudo o que Deus exigiu de mim, eu fiz o que certo, correto e direito, eu amei uns aos outros com dedicação e eu vivi em humilde obediência ao nosso Deus. (Miquéias 6:8 – nova versão)

Essa é minha oração, eu peço a Deus apenas duas coisas, saúde e sabedoria, não peço coisas materiais, ainda que Ele tenha me dado isso, no decorrer da minha vida, mas eu peço longevidade... Minha oração é que eu possa chegar aos 100 anos em boa saúde, servindo a Deus.

Sabedoria eu sei que Deus dá - E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente (Tiago 1:5)

Proteção contra acidentes e calamidades, Deus também nos protege, a gente tem que orar sempre por proteção, agora saúde depende da nossa colaboração e muito

Boa alimentação, exercícios físicos, bons relacionamentos e bons pensamentos (isso é essencial para se ter boa saúde e longevidade de dias)  

Eu queria muito isso, poder dizer isso a próxima geração, meus netos e bisnetos, mas muitas vezes nos sentimos como Jó, ainda parece que nós conhecemos a Deus só de ouvir falar, apesar de já ter intimidade e experiências com Deus em várias áreas da vida

Quando vem uma enfermidade, um descontentamento, um mal estar, falta de saúde, desgaste físico e mental nos sentimos exatamente como aconteceu com Jó:

Porque aquilo que eu temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu. Nunca estive tranqüilo, nem sosseguei, nem repousei, mas veio sobre mim a perturbação. (Jó 3:25,26)

Jó disse isso num momento que Ele só conhecia Deus só de ouvir falar

Essa é nossa humanidade gritando mais alto, somos pequenos, falhos, limitados, temos fraquezas, medos, incertezas, ansiedades, perturbações...

Como equilibrar nosso físico, emocional e espiritual?

Eu tenho duas sugestão na palavra de Deus: PEDIR A DEUS PARA NOS VIVIFICAR

A minha alma está apegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra” (Salmos 119:25)         

 

Você já ouviu falar na expressão: “Estou só no pó da rabiola”

 

Pois é, o SALMISTA chegou a ficar nesta situação, ao ponto de se sentir só no pó, mas ele tomou uma atitude positiva: pediu a Deus para vivificar a sua vida

 

O que significa vivificar: realçar, reavivar, renovar, aperfeiçoar sua fé e te fortalecer no espírito

 

Mas, quais os problemas que nos deixam assim, com a alma apegada ao pó?

 

Problemas emocionais e espirituais - Às vezes nos sentimos como se estivéssemos no pó da rabiola por causa deste desgaste

 

OUTRA SUGESTÃO - O MAIOR MANDAMENTO – UMA EXIGÊNCIA DE DEUS

"Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? " Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento.

E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas". (Mateus 22:36-40)

ISSO VAI NOS AJUDAR A NOS EQUILIBRAR – O MAIOR DESAFIO DE HOJE É MANTERMOS A CAPACIDADE DE NOS EQUILIBRAR

Eu quero fazer o que Deus exige de mim, mas a minha humanidade vem me mostrar que sou frágil

O que fazer nas horas das FRAGILIDADES E ABATIMENTO DE ALMA?

Conheça Deus não só de ouvir falar, mas de buscar ajuda Dele o tempo todo, de se relacionar muito com Ele, de se apegar a Ele, de praticar o tempo todo, de viver o MAIOR MANDAMENTO

É ISSO QUE VAI NOS DAR EQUÍLIBRIO E PAZ INTERIOR O TEMPO TODO!

O NOSSO MAIOR DESAFIO É NOS EQUILIBRAR

Deus sabe quando será a hora da nossa partida, não sabemos a forma como vamos morrer, não sabemos nem o dia e nem a hora, nem sabemos como vamos ser acometidos por enfermidades, mas uma coisa temos que ter certeza, que tudo está nas mãos de Deus e só Ele acalma nosso coração

A nossa HUMANIDADE muitas vezes vai gritar mais alto, mas até Jesus passou por isso, o mais lindo da divindade foi sua humildade

Jesus chorou, Jesus clamou, Jesus sofreu, Jesus teve medo da cruz, mas uma coisa ele não perdeu a confiança em Deus – NÃO SEJA FEITA MINHA VONTADE, MAS SEJA FEITA A TUA VONTADE MEU PAI

Jesus agiu assim, Pai tá doendo, estou perturbado, minha alma esta perturbada pelo  que está por vir, mas seja feita tua vontade, por fim, lá na cruz ele disse: Pai, a ti entrego o meu espírito”

Os 3 caras na fornalha – Antes de irem pra fornalha disseram assim pro rei, não necessitamos de dar satisfação ao que vai acontecer conosco, se Deus quiser nos livrar da fornalha ele vai nos livrar, se não quiser, vamos morrer queimados, tanto faz, que seja feito a vontade dele, isso sim, era confiança...

Hoje não temos tanto esta confiança, temos medo da morte, nem tanto da morte em si, mas da forma de sofrimento que antecede a morte, do jeito que podemos sofrer

Mas em todo caso, temos a palavra para nos orientar:

- VIVIFICA- NOS SEGUNDO A TUA PALAVRA

- AME A DEUS DE TODO O SEU CORAÇÃO E SUA ALMA

- AME AO PRÓXIMO E A SI MESMO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...