sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

O SIGNIFICADO DE IGREJA

 O SIGNIFICADO DE IGREJA 

O que é Igreja: Igreja, do latim ecclesia, é um templo cristão, é o local da pregação dos ensinamentos de Cristo, obedecendo os princípios da ética cristã. Igreja é o conjunto de fiéis (FAMÍLIAS) unidas pela mesma fé e que celebram as mesmas doutrinas religiosas. Em sociologia Igreja é um grupo religioso organizado e institucionalizado. Como grupo, uma igreja abrange uma comunidade dos que creem e, geralmente um corpo de líderes, sacerdotes, hierarquizado ou não.  Como instituição, a igreja representa um sistema de preceitos, REGRAS, ritos e crenças.

A Igreja é a união de todos aqueles que foram chamados por Deus, os quais, pela ação do Espírito Santo, creem que Jesus Cristo é o Filho Unigênito de Deus enviado ao mundo para redimi-los de seus pecados. É por isso que a Igreja é definida como sendo o corpo de Cristo (Efésios 1:22,23).

O que significa Igreja?

A palavra “Igreja” traduz o latim ecclesia, que por sua vez vem do grego ekklesia, que basicamente significa “assembleia pública”, ou algo como “reunião dos que foram chamados”.

 

É comum escutar que Igreja significa “chamados para fora”. De fato teologicamente essa é uma verdade absoluta com relação à Igreja, no sentido de que os membros do corpo de Cristo foram chamados para viverem fora do padrão pecaminoso do mundo, mas não isolados do mundo.

 

Ekklesia no sentido de “reunião de pessoas”, “ajuntamento” ou “assembleia”. Isto significa “multidão humana reunida”, famílias unidas, para designar a assembleia do povo de Deus (Deuteronômio 10:4; 23:2,3; 31:30; Salmos 22:23).

 

Mesmo no Novo Testamento, por duas vezes o termo ekklesia é utilizado para se referir à assembleia dos israelitas (Atos 7:38; Hebreus 2:12).

 

Mas em todas as outras ocorrências, ekklesia designa a Igreja Cristã, tanto no sentido de sua pluralidade nas comunidades locais (Romanos 16:16; 1 Coríntios 4:17; 7:17; 14:33; Colossenses 4:15) quanto em seu aspecto universal, destacando sua unidade, ou seja, só há uma única Igreja (Atos 20:28; 1 Coríntios 12:28; 15:9; Efésios 1:22).

 

Quando a Igreja surgiu?

Deus sempre teve um povo separado para si, ou seja, a verdadeira Igreja existe desde o princípio. No entanto, a Igreja, como o povo escolhido do Senhor, tem sua história desenvolvida em dois momentos históricos diferentes. São eles: os períodos antes e após o ministério terreno de Cristo.

No período antes de Cristo, a verdadeira Igreja pode ser identificada desde os tempos mais remotos com o próprio povo de Israel.

 

Nesse mesmo tempo Deus chamou Abraão, e fez promessas a ele com relação a sua descendência. A partir daí, a Igreja estava concentrada especialmente na nação de Israel. Nesse período, ela cumpria uma série de rituais, ordenanças e símbolos que apontavam para o próprio Cristo.

 

Mesmo em tempos de grande apostasia dentro de Israel como nação, o verdadeiro Israel, como Igreja, estava preservado. Isso é o que vemos, por exemplo, nos dias do rei Acabe, quando apesar de toda idolatria promovida pela ímpia rainha Jezabel, havia sete mil que não dobraram seus joelhos perante Baal. Eles enfrentaram duras perseguições, assim como ocorreu com o profeta Elias, mas permaneceram fiéis a Deus.

 

A Igreja do Novo Testamento

Já na Igreja do Novo Testamento, através da nova aliança em Cristo, cumpriram-se as promessas e esperanças do Antigo Testamento com relação ao povo escolhido de Deus. Sob essa nova aliança, os rituais, símbolos e ordenanças, foram substituídos pela obra perfeita de Cristo.

escritor do livro de Hebreus fala em detalhes sobre isto. Ele enfatiza que os santos do Antigo Testamento depositaram sua fé no Messias que haveria de vir, enquanto que os redimidos do Novo Testamento depositam sua fé no Messias que já veio, o eterno Sumo Sacerdote (Hebreus 1-12).

 

Cristo prometeu edificar a sua Igreja, e logo após sua ascensão ao céu, o Espírito Santo foi enviado no dia de Pentecostes, dando início ali a grande internacionalização da Igreja (Atos 2).

 

O Evangelho seria pregado em todo mundo, e a comunidade dos fiéis seria formada de pessoas de todas as tribos, povos, raças e línguas.

 

No próprio contexto do livro de Atos dos Apóstolos, eventos específicos ocorreram para mostrar muito claramente que o povo de Deus não estaria limitado a um único povo.

 

Um exemplo disto foi a conversão do centurião Cornélio (Atos 10).

 

Portanto, na Igreja de Cristo não há qualquer distinção de nacionalidade! Judeus e gentios, crentes de todas as nações, encontram-se unidos no corpo de Cristo (Efésios 2-3; Apocalipse 5;9,10; 7:9,10).

Como a Igreja é formada?

A Igreja é única, ou seja, ela é uma comunidade indivisível (Romanos 12:5; 1 Coríntios 10:17; 12:12,13; Gálatas 3:28). No entanto, essa comunidade é constituída por dois grupos geralmente chamados de “Igreja militante” e “Igreja triunfante”.

A Igreja militante são os fiéis que ainda estão vivendo neste mundo. Já a Igreja triunfante é constituída dos redimidos que já morreram e que agora estão na glória ao lado do Senhor.

Esses dois grupos, apesar de viverem realidades diferentes, possuem o mesmo grande objetivo: prestar culto a Deus (Gálatas 4:26; Hebreus 12:22-24).

A Igreja militante e a Igreja triunfante finalmente se encontrarão na ocasião da segunda vinda de Cristo com a ressurreição dos mortos (1 Tessalonicenses 4:16-18).

Enquanto esse glorioso dia não chega, a Igreja militante presente nesta terra se reúne e se organiza em comunidades locais que cultuam a Deus, meditam em sua Palavra e celebram os sacramentos.

Essas “igrejas locais”, apesar de serem inúmeras, fazem parte da única Igreja universal, isto é, a Igreja é uma só em Cristo (1 Coríntios 12:12-27; Efésios 1:22,23; 3:6; 4:4; Apocalipse 2:1).

O Novo Testamento destaca a vital importância de todos os cristãos estarem inseridos em uma comunidade local, pois a Igreja é uma unidade, onde seus membros são alimentados, disciplinados, edificados, cuidados por ministros instituídos por Deus e juntos participam do ministério e testemunho do Evangelho (Mateus 18:15-20; Atos 20:28; 1 Coríntios 14:4,13; Efésios 4:15,16; Gálatas 6:1; Hebreus 10:25).

Quem faz parte da Igreja?

Fazem parte da Igreja todos aqueles que Deus chama através de sua Palavra. A Bíblia diz que o Senhor acrescenta fiéis continuamente à Igreja (Atos 2:47; 5:14; 11:24). Apesar de esse chamamento ser universal, no sentido de que o convite é feito a todos sem exceção, apenas podem responder positivamente a esse chamado aqueles que são regenerados pelo Espírito Santo.

Estes são convencidos de seus pecados e consequentemente respondem com arrependimento e fé em Cristo Jesus, como seu Senhor e Salvador.

É verdade que quando se fala em quem faz parte da Igreja, é preciso considerar que nem todos que parecem fazer parte dela de fato o fazem. É por isso que existe uma distinção entre a Igreja visível e a Igreja invisível.

A Igreja visível é a Igreja conforme as pessoas a veem, enquanto que a Igreja invisível é a Igreja conforme Deus a vê.

 

Isso significa que nem todos os aparentes membros da Igreja são realmente nascidos de novo e genuínos seguidores de Cristo.

 

Embora tais pessoas possam enganar os homens, haverá o dia em que elas serão desmascaradas e punidas diante do juízo do Senhor (Mateus 7:15-23; 13:24-50; 25:1-46).

 

Portanto, a perfeita totalidade da verdadeira Igreja é conhecida somente por Deus

(2 Timóteo 2:19).

 

Qual é a missão da Igreja?

Basicamente a missão da Igreja pode ser vista em dois aspectos. Primeiramente a missão fundamental da Igreja é anunciar o Evangelho. A missão é alcançar outras famílias no mundo.

 

Ela deve proclamar ao mundo que Jesus Cristo é o único Senhor e Salvador, explicando que através de sua obra redentora Deus convida aos pecadores ao arrependimento e à vida eterna (Mateus 22:1-10; Atos 17:30).

Essa missão foi dada pelo próprio Jesus quando ordenou: “Portanto ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19; cf. Mateus 24:14; Marcos 16:15; Lucas 24:47,48; João 20:21).

 

 apóstolo Pedro ressalta que a Igreja foi chamada para anunciar “as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9).

 

Consequente, a Igreja também recebeu a tarefa de realizar obras de compaixão e misericórdia, cumprindo assim o mandamento de Deus para amar ao próximo.

 

Como a Igreja é a comunhão dos fiéis que foram feitos novas criaturas em Cristo, e assim são seus imitadores refletindo em suas vidas as virtudes do fruto do Espírito Santo, naturalmente é esperado que ela demonstre generosidade e bondade diante das necessidades humanas (Mateus 25:34-40; Lucas 10:25-37; Romanos 12:20,21).

 

O que é a Igreja segundo a Bíblia?

A Bíblia destaca vários pontos básicos sobre o que é a Igreja, dos quais podemos citar:

·         A Igreja é a família de Deus (João 10:16; Efésios 2:18; 3:15; 4:6; 1 Pedro 5:2-4).

·         A Igreja é o templo do Espírito Santo (1 Coríntios 3:16).

·         A Igreja é o Israel de Deus (Gálatas 6:16).

·         A Igreja é a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo exclusivo de Deus (1 Pedro 2:9; 5:13).

·         A Igreja é o Corpo de Cristo, a Noiva do Cordeiro (Efésios 1:22,23; 5:23-32; Apocalipse 19:7; 21:2,9-27).

·          A Igreja pertence a Deus e foi comprada com o sangue de Cristo (Mateus 16:18; Atos 20:28; Efésios 3:21; 5:25; 1 Timóteo 3:15; Hebreus 9:12).

·         A Igreja é gloriosa, irrepreensível, sem mácula, sem ruga e vestida de justiça pelos méritos de Cristo (Efésios 5:27; Apocalipse 19:8).

·         A Igreja revela a multiforme sabedoria de Deus (Efésios 3:10).

·         A Igreja é perseguida pelos ímpios, mas guardada por Deus (Atos 8:1-3; 1 Tessalonicenses 2:14,15; Apocalipse 3:10).

 

Em relação a família e a igreja: O plano de Deus é salvar a minha família, não somente a mim, mas junto comigo, minha esposa e minhas famílias (ex: Arca de Noé, foram salvas toda a família de Noé, juntamente com seus filhos e esposas)

Deus separou pra entrar na Arca, Noé, sua esposa e seus filhos com as esposas, para poupá-los do dilúvio e depois formar um novo povo (Uma nova chance pra humanidade).

Quando a arca chegou em terra firme, já tinha ali 4 famílias pra formar um novo povo.

A arca foi uma nova chance de salvação para a família, a igreja é uma nova chance de salvação para a minha família

Deus havia se arrependido de criar o homem, porque o designio do coração do homem é continuamente má e depois fez uma aliança pra nunca mais destruir o homem

Hoje os desígnios do coração da humanidade continua mal. O ser humano vive sob forte influência do pecado. O mundo jaz no maligno.

Deus nos chama para a igreja, cultuá-lo como família, nos dando uma nova chance de um povo salvo, Deus quer nos poupar do juízo final

Não adianta cultuar a Deus de forma individual ou só com a nossa família em casa, a igreja precisa estar reunida com várias outras famílias, alcançando mais famílias.

Igreja só é igreja quando tem duas ou mais famílias, quando tem várias famílias e outras chegando, isso significa que o povo de Deus está aumentando sobre a terra e muitos estão sendo salvos.

A gente precisa ter o senso de pertencer a família cristã e participar da igreja. Sem este senso não há como entender o plano de Deus, suas promessas e como elas nos alcança.

Não adianta dizer que sou a igreja e permanecer com minha família em casa, sem se relacionar e cultuar a Deus com outras famílias, isso não é ser igreja, não tem base bíblica com este entendimento. Igreja é ajuntamento dos santos, aperfeiçoamentos dos santos, lugar de comunhão e adoração, não se pode perder o foco disto.

Uma nação só é nação se tiver muitas famílias envolvidas, uma sociedade só é uma sociedade quando tem muitas famílias envolvidas, uma cidade, um estado, só é isso, quando tem muitas famílias envolvidas, uma igreja só é igreja quando tem muitas famílias envolvidas, um povo de Deus só é povo de Deus quando tem muitas famílias envolvidas

No velho testamento as promessas eram para os judeus, o povo escolhido para representar uma nação santa, no Novo testamento através de Jesus as promessas se estenderam aos gentios, outras famílias que não eram necessariamente judeus, mas que aceitaram Jesus, que creram, obedeceram e nasceram de novo, foram batizadas em nome de Jesus  - João 1:11-13 - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

Se continuarmos vivendo de forma isolada e individual achando que somos igrejas estamos errados... Jesus vem buscar sua noiva, igreja.

1 Pedro 2:9-10 - Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.

Estamos vivos pelas misericórdias de Deus, ele quer nos usar para colaborar com seu plano, fomos feitos para O adorar e anunciar o evangelho

Como é que podemos fazer este Deus ser conhecido? Através de nós, ele será conhecido. Sobre mim há uma promessa, transbordarei e prosperarei para os outros.

Alcançarei outros... Abençoarei outros!!! A promessa de Abraão está sobre nós, a igreja de Cristo: Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. (Gênesis 12:1-3)

Nada disso tem a ver com prosperidade financeira

Você acha que Deus vai nos prosperar nesta terra para que?

A troco do quê?

Para gastar nossas riquezas a nosso bel prazer?

Para dizer que somos cabeça e não calda, porque somos de Deus e temos que comer o melhor desta terra?

Não. Ainda que Deus nos dê riquezas, é para compartilhar com os outros, é para dividir com outras vidas, é para abençoar o povo, é para atrair mais pessoas para o povo de Deus e para cumprir seus propósitos

Abraão era muito rico e nem se importou com suas riquezas, ele não estava apegado nisto, ele peregrinou em lugares desertos e não se misturou com outros povos politeístas, é por isso ele estava com as prioridades certas, fazer a vontade de Deus em primeiro lugar.

Se Deus não quisesse trabalhar com famílias, não precisava dar um filho legítimo para Abraão, nem deixaria promessas para sua descendência, instruiria Abraão somente a servi-lo de forma individual e isso já era suficiente

Deus queria abençoar Isaque, sua família e seus descendentes também. E quando Deus pede Isaque não era para testar a fé de Abraão, era para testar as prioridades

As prioridades de Abraão estava em sintonia com Deus, então ele instrui Isaque, para que Isaque formasse uma família e abençoasse seus descendentes, até chegar em Jacó e formar uma grande nação, através dos 12 filhos de Jacó e seus descendentes.

Deus precisa e continua precisando de trabalhar com famílias para concretizar seus planos. O alvo de Satanás é destruir e enfraquecer as famílias neste século, destruindo as famílias, enfraquece a sociedade, enfraquece a nação e enfraquece a igreja

Família fraca, sociedade fraca. Nação fraca, igreja fraca!

Portanto nossa participação integral na igreja é fundamental para fortalecer nossa família e fortalecer a própria igreja.

A igreja precisa de famílias fortes que obedecem ao Senhor e guardam seus mandamentos. Se a igreja tá fraca e não está sendo eficiente, é culpa das famílias que estão nelas e que não obedecem e não adianta ficar em casa criticando a igreja.

Nós precisamos ser igreja, família abençoada sobre a terra, que abençoa e alcança outras famílias!

Esta é promessa e a missão que está sobre nós.   Missão dada por Deus precisa ser  missão cumprida, Ele cobra isto de nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO

  O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO DINHEIRO : energia vital para a nossa sobrevivência O dinheiro tanto pode ser usado para fazer o bem ou o mal...