sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

A MISSÃO DA IGREJA

 

Qual é a missão da Igreja?

Basicamente a missão da Igreja pode ser vista em dois aspectos. Primeiramente a missão fundamental da Igreja é anunciar o Evangelho. A missão é alcançar outras famílias no mundo.

 

Ela deve proclamar ao mundo que Jesus Cristo é o único Senhor e Salvador, explicando que através de sua obra redentora Deus convida aos pecadores ao arrependimento e à vida eterna (Mateus 22:1-10; Atos 17:30).

Essa missão foi dada pelo próprio Jesus quando ordenou: “Portanto ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19; cf. Mateus 24:14; Marcos 16:15; Lucas 24:47,48; João 20:21).

 

 apóstolo Pedro ressalta que a Igreja foi chamada para anunciar “as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9).

 

Consequente, a Igreja também recebeu a tarefa de realizar obras de compaixão e misericórdia, cumprindo assim o mandamento de Deus para amar ao próximo.

 

Como a Igreja é a comunhão dos fiéis que foram feitos novas criaturas em Cristo, e assim são seus imitadores refletindo em suas vidas as virtudes do fruto do Espírito Santo, naturalmente é esperado que ela demonstre generosidade e bondade diante das necessidades humanas (Mateus 25:34-40; Lucas 10:25-37; Romanos 12:20,21).

 

O que é a Igreja segundo a Bíblia?

A Bíblia destaca vários pontos básicos sobre o que é a Igreja, dos quais podemos citar:

·         A Igreja é a família de Deus (João 10:16; Efésios 2:18; 3:15; 4:6; 1 Pedro 5:2-4).

·         A Igreja é o templo do Espírito Santo (1 Coríntios 3:16).

·         A Igreja é o Israel de Deus (Gálatas 6:16).

·         A Igreja é a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo exclusivo de Deus (1 Pedro 2:9; 5:13).

·         A Igreja é o Corpo de Cristo, a Noiva do Cordeiro (Efésios 1:22,23; 5:23-32; Apocalipse 19:7; 21:2,9-27).

·          A Igreja pertence a Deus e foi comprada com o sangue de Cristo (Mateus 16:18; Atos 20:28; Efésios 3:21; 5:25; 1 Timóteo 3:15; Hebreus 9:12).

·         A Igreja é gloriosa, irrepreensível, sem mácula, sem ruga e vestida de justiça pelos méritos de Cristo (Efésios 5:27; Apocalipse 19:8).

·         A Igreja revela a multiforme sabedoria de Deus (Efésios 3:10).

·         A Igreja é perseguida pelos ímpios, mas guardada por Deus (Atos 8:1-3; 1 Tessalonicenses 2:14,15; Apocalipse 3:10).

 

Em relação a família e a igreja: O plano de Deus é salvar a minha família, não somente a mim, mas junto comigo, minha esposa e minhas famílias (ex: Arca de Noé, foram salvas toda a família de Noé, juntamente com seus filhos e esposas)

Deus separou pra entrar na Arca, Noé, sua esposa e seus filhos com as esposas, para poupá-los do dilúvio e depois formar um novo povo (Uma nova chance pra humanidade).

Quando a arca chegou em terra firme, já tinha ali 4 famílias pra formar um novo povo.

A arca foi uma nova chance de salvação para a família, a igreja é uma nova chance de salvação para a minha família

Deus havia se arrependido de criar o homem, porque o designio do coração do homem é continuamente má e depois fez uma aliança pra nunca mais destruir o homem

Hoje os desígnios do coração da humanidade continua mal. O ser humano vive sob forte influência do pecado. O mundo jaz no maligno.

Deus nos chama para a igreja, cultuá-lo como família, nos dando uma nova chance de um povo salvo, Deus quer nos poupar do juízo final

Não adianta cultuar a Deus de forma individual ou só com a nossa família em casa, a igreja precisa estar reunida com várias outras famílias, alcançando mais famílias.

Igreja só é igreja quando tem duas ou mais famílias, quando tem várias famílias e outras chegando, isso significa que o povo de Deus está aumentando sobre a terra e muitos estão sendo salvos.

A gente precisa ter o senso de pertencer a família cristã e participar da igreja. Sem este senso não há como entender o plano de Deus, suas promessas e como elas nos alcança.

Não adianta dizer que sou a igreja e permanecer com minha família em casa, sem se relacionar e cultuar a Deus com outras famílias, isso não é ser igreja, não tem base bíblica com este entendimento. Igreja é ajuntamento dos santos, aperfeiçoamentos dos santos, lugar de comunhão e adoração, não se pode perder o foco disto.

Uma nação só é nação se tiver muitas famílias envolvidas, uma sociedade só é uma sociedade quando tem muitas famílias envolvidas, uma cidade, um estado, só é isso, quando tem muitas famílias envolvidas, uma igreja só é igreja quando tem muitas famílias envolvidas, um povo de Deus só é povo de Deus quando tem muitas famílias envolvidas

No velho testamento as promessas eram para os judeus, o povo escolhido para representar uma nação santa, no Novo testamento através de Jesus as promessas se estenderam aos gentios, outras famílias que não eram necessariamente judeus, mas que aceitaram Jesus, que creram, obedeceram e nasceram de novo, foram batizadas em nome de Jesus  - João 1:11-13 - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

Se continuarmos vivendo de forma isolada e individual achando que somos igrejas estamos errados... Jesus vem buscar sua noiva, igreja.

1 Pedro 2:9-10 - Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.

Estamos vivos pelas misericórdias de Deus, ele quer nos usar para colaborar com seu plano, fomos feitos para O adorar e anunciar o evangelho

Como é que podemos fazer este Deus ser conhecido? Através de nós, ele será conhecido. Sobre mim há uma promessa, transbordarei e prosperarei para os outros.

Alcançarei outros... Abençoarei outros!!! A promessa de Abraão está sobre nós, a igreja de Cristo: Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. (Gênesis 12:1-3)

Nada disso tem a ver com prosperidade financeira

Você acha que Deus vai nos prosperar nesta terra para que?

A troco do quê?

Para gastar nossas riquezas a nosso bel prazer?

Para dizer que somos cabeça e não calda, porque somos de Deus e temos que comer o melhor desta terra?

Não. Ainda que Deus nos dê riquezas, é para compartilhar com os outros, é para dividir com outras vidas, é para abençoar o povo, é para atrair mais pessoas para o povo de Deus e para cumprir seus propósitos

Abraão era muito rico e nem se importou com suas riquezas, ele não estava apegado nisto, ele peregrinou em lugares desertos e não se misturou com outros povos politeístas, é por isso ele estava com as prioridades certas, fazer a vontade de Deus em primeiro lugar.

Se Deus não quisesse trabalhar com famílias, não precisava dar um filho legítimo para Abraão, nem deixaria promessas para sua descendência, instruiria Abraão somente a servi-lo de forma individual e isso já era suficiente

Deus queria abençoar Isaque, sua família e seus descendentes também. E quando Deus pede Isaque não era para testar a fé de Abraão, era para testar as prioridades

As prioridades de Abraão estava em sintonia com Deus, então ele instrui Isaque, para que Isaque formasse uma família e abençoasse seus descendentes, até chegar em Jacó e formar uma grande nação, através dos 12 filhos de Jacó e seus descendentes.

Deus precisa e continua precisando de trabalhar com famílias para concretizar seus planos. O alvo de Satanás é destruir e enfraquecer as famílias neste século, destruindo as famílias, enfraquece a sociedade, enfraquece a nação e enfraquece a igreja

Família fraca, sociedade fraca. Nação fraca, igreja fraca!

Portanto nossa participação integral na igreja é fundamental para fortalecer nossa família e fortalecer a própria igreja.

A igreja precisa de famílias fortes que obedecem ao Senhor e guardam seus mandamentos. Se a igreja tá fraca e não está sendo eficiente, é culpa das famílias que estão nelas e que não obedecem e não adianta ficar em casa criticando a igreja.

Nós precisamos ser igreja, família abençoada sobre a terra, que abençoa e alcança outras famílias!

Esta é promessa e a missão que está sobre nós.   Missão dada por Deus precisa ser  missão cumprida, Ele cobra isto de nós!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...