segunda-feira, 17 de novembro de 2014

CIDADES DOS LEVITAS

CIDADES DOS LEVITAS - PRIVILÉGIOS E RESPONSABILIDADES

Os levitas eram uma classe de pessoas escolhidas por Deus para O servir no meio do povo, após conquistarem a terra prometida
Não se deu aos levitas nenhuma consignação de território, sendo Jeová sua herança. (Núm 18:20; De 18:1, 2
Mas Deus orientou no sentido de que as outras tribos de Israel lhes dessem um total de 48 cidades e as pastagens em volta delas. (Núm 35:1-8) Tais cidades foram, por fim, designadas aos levitas (Jos 21:1-8), 13 delas sendo cidades sacerdotais. (Jos 21:19; veja CIDADES DOS SACERDOTES.) Dentre as 48 cidades, 6 foram designadas como cidades de refúgio, para os homicidas não intencionais. — Jos 20:7-9; veja CIDADES DE REFÚGIO.
A dispersão dos levitas entre as outras tribos de Israel ocorreu em cumprimento da profecia que Jacó fez no leito de morte. — Gên 49:5-7.
Os levitas gozavam do direito de recomprar a qualquer tempo as casas que tivessem vendido nos limites de suas cidades, ou estas lhes eram devolvidas no ano do jubileu. Mas as pastagens adjacentes às suas cidades jamais deviam ser vendidas. — Le 25:32-34; vejaLEVITAS.

Por causa da lealdade dos levitas no monte sinai, eles deviam ser recompensados. Deus seria sua porção. Não obstante, o Senhor tomou providências específicas para eles e como eles viveriam no meio do povo que deviam servir

E falou o SENHOR a Moisés nas campinas de Moabe, junto ao Jordão na direção de Jericó, dizendo:
Dá ordem aos filhos de Israel que, da herança da sua possessão, dêem cidades aos levitas, em que habitem; e também aos levitas dareis arrabaldes ao redor delas. E terão estas cidades para habitá-las; porém os seus arrabaldes serão o seu gado, e para os seus bens, e para todos os seus animais.
E os arrabaldes das cidades, que dareis aos levitas, desde o muro da cidade para fora, serão de mil côvados em redor. E de fora da cidade, do lado do oriente, medireis dois mil côvados, e do lado do sul, dois mil côvados, e do lado do ocidente dois mil côvados, e do lado do norte dois mil côvados, e a cidade no meio; isto terão por arrabaldes das cidades. Das cidades, pois, que dareis aos levitas, haverá seis cidades de refúgio, as quais dareis para que o homicida ali se acolha; e, além destas, lhes dareis quarenta e duas cidades. Todas as cidades que dareis aos levitas serão quarenta e oito cidades, juntamente com os seus arrabaldes. E quanto às cidades que derdes da herança dos filhos de Israel, do que tiver muito tomareis muito, e do que tiver pouco tomareis pouco; cada um dará das suas cidades aos levitas, segundo a herança que herdar. (Números 35:1-8)

A terra deveria receber os levitas entre todas as tribos. Todos deviam tomar parte em certificar-se de que os levitas fossem atendidos

A provisão dos levitas certamente deve ter sido uma constante lembrança para eles, de sua responsabilidade em cumprir fielmente o trabalho em favor do povo de Deus
 Eles não deviam ser uma classe exclusiva, arrogante, de elite, vivendo separados da comunidade em que serviam. Deviam servir, não ser servidos. Este era o verdadeiro ministério dos levitas em toda parte

Portanto, os levitas deveriam ser espalhados entre todas as tribos de Israel; isto é, eles não estavam todos reunidos em uma área específica. Eles deveriam viver no meio do povo, talvez como lembrança da fidelidade de seus pais durante a adoração do bezerro de ouro. 

Em consequência, em seus encargos sagrados, eles podiam ser testemunhas constantes para o povo do que significam fidelidade e santidade. 

Vivendo entre eles, sendo parte de suas comunidades, compartilhando suas lutas, tristezas e alegrias, os levitas – caso tivessem sido fiéis a sua tarefa – poderiam ter sido uma bênção para a nação. 


Fidelidade e santidade, essa era a marca dos levitas. Eles não deviam ser uma classe exclusiva, arrogante, de elite, vivendo separados da comunidade em que serviam. Deviam servir, não ser servidos. Que exemplo do que significa o verdadeiro ministério em toda parte!

De acordo com Efésios 2, o que significa ser parte de uma comunidade de cristãos? 

Como podemos prover melhor a nossa comunidade e cumprir o papel que somos chamados a desempenhar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...