sexta-feira, 21 de novembro de 2014

COMO SER UMA PESSOA ESPECIAL


COMO SER UMA PESSOA ESPECIAL

Qual a melhor definição de uma pessoa especial?

Uma pessoa boa, bacana, inteligente, extraordinário, maravilhosa, encantadora, bondosa!

São tantos adjetivos! Mas, pela perspectiva de Deus uma pessoa especial é uma pessoa santa.

Porquanto está escrito: Sede santos, porque Eu sou santo. (
1 Pedro 1:16)

O que é ser santo? Qual o conceito de santidade?

NÃO AMEIS O MUNDO - é não amar os pricípios que regem a sociedade. O espirito do mundo é competição, consumismo, impulso, capitalismo, fofocas, contenda, mentiras, maldades, suborno, corrupção, ganância...

AMAI A DEUS, VIVA OS SEUS MANDAMENTOS, VIVA A VERDADE – Tente amar bastante, mesmo sendo um ser humano imperfeito e limitado.

Tem gente que se acha santo, se encontra em uma religião, e se acha um ser superior,faz separação de pessoas, não se mistura, não joga futebol, não participa de festas, eventos, se torna um religioso fanático de carteirinha e tem uma visão tacanha da vida, curta, sem vida social, e sem a ação de Deus

Qual a linguagem do Santo, a forma de andar do Santo?

SANTO é ser humano, NÃO TEM IMAGEM, NÃO TEM UNIFORME PARA OS SANTOS, não tem PROTÓTIPO, só há DIFERENÇA se ele for mais JUSTO e AMOROSO, mais BONDOSO, mais MISERICORDIOSO...

Muitos acham que SANTO é o oposto de PECADOR.

Há pessoas que soltam as seguintes frases "nesse mundo ninguém é santo" "santo só Jesus Cristo" , "não confio em ninguém, não existe ninguém santo", "não sou santo, mas não coloco a mão no fogo por ninguém"

Até parece que santidade é algo inatingivel. Mas a santidade está ao alcance de todos


Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o SENHOR vosso Deus. 
Levítico 20:7

A Bíblia dá muitos detalhes sobre o que é santo. Deus usou muitas coisas que chamou de santo, entre elas, usou objetos, lugares, cidades e pessoas, que foram usadas de forma especial.

O Monte Sinai é considerado um monte santo, hoje virou até um ponto turistico, porque Deus o usou de forma especial, isso não quer dizer que os outros montes eram insignificantes, inúteis na natureza, mas sim, eram montes comum.

Jerusalém é considerada uma cidade santa, não porque existem lá só pessoas santas, mas, porque ela é uma cidade especial, usada por Deus há muito tempo para ser referencia para outras nações

Lá em Jerusalém existem pessoas santas e comuns vivendo normalmente como em qualquer outro lugar do mundo, mas nem por isso ela deixa de ser santa.

A Arca de Nóe foi construída para abrigar uma familia santa, considerada justa naquele tempo, o propósito desta arca era preservar pessoas justas de uma iminente destruição, porque o mundo da época não correspondia ao padrão moral exigido por Deus.

Hoje a arca de noé pode ser considerada a Igreja, construida para abrigar um povo santo, famílias santas, para serem instruidas a viverem em santidade, protegidas do mundo atual que também não colabora com as exigencias do padrão moral exigido por Deus

Enfim, Deus usou pessoas santificadas e inspiradas pelo Espírito Santo para escreverem as Escrituras e continua a usar hoje pessoas santas para dar continuidade a seus designios.

Deus é santo, bom, justo, misericordioso, amoroso, age de forma especial e sobrenatural e deseja que as pessoas sejam santas como Ele é.

Deus continua separando um povo santo para conduzi-los, usando pessoas santas para dar exemplo e direção para um modo de vida correto.


Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;   1 Pedro 1:15

A melhor definição para Santo é: pessoa especial, fora do comum, que se destaca mais que as outras, pessoas que se deixam ser usadas por Deus, que fizeram e ainda fazem algo de bom, que fizeram e ainda fazem alguma diferença na terra.

Há no mundo pessoas comuns, que não podem ser rotuladas apenas de pecadoras, são estes que não se importam com os caminhos retos do Senhor, ainda não tem conhecimento da verdade.

Há também pessoas santas que se esforçam, que se dedicam a dar bom testemunho da verdade, que fazem a diferença, estejam elas em qualquer parte do mundo.

Um exemplo é Madre Teresa de Calcutá, dedicou sua vida em ajudar o próximo, esteja onde estiver o amor desta mulher foi destaque , ela fez a diferença, se tornou uma pessoas especial na história independente da religião a qual ela pertencia. Uma pessoa digna de admiração

Pessoas especias são: "quanto mais santas, mas simples, mais justas, mais humanas, mais bondosas, mais misericordiosas, mais honestas, mais simpáticas, mais bacanas, mais prestativas, mais humildes..."

Quer ser bem sucedido na vida, sempre procure se identificar com os santos, ser influenciado pelos santos.

Tem gente que não bebe, não fuma, não usa drogas, não mexe com ninguém, já acha que isso basta para ser bom, mas não faz nenhuma diferença no sentido de realizar boas ações, boas obras. Jesus foi além com sua regra aurea

E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.
Lucas 6:31

Aqui Jesus está falando de iniciativa, nós devemos fazer aquilo que queremos que os outros nos fazem, a regra é inversa, daquilo que geralmente pensamos, não é não fazer o mal para ninguém e ficarmos paradinho, mas a regra é ação, ir ao encontro dos outros para fazer o bem,sem esperar nada em troca

Tem muita gente que fuma, que bebe, usam drogas, mentem, falam besteiras, se corrompem, porque acha que é normal, afinal quase todo mundo faz isso, tudo se torna comum, estão sendo influenciados pela maioria, cada vez mais se tornando pessoas comuns


Uma pessoa santa está sujeita aos mesmos desejos e tentações, como qualquer um, ninguém vive isento disto, o que faz a diferença é como reagimos diante das provações da vida, o que fazemos através das nossas decisões no sentido de sermos santos.

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Romanos 3:23

Todos pecam e estão destituidos da gloria de Deus, mas se procurarmos agir e reagir de outra maneira, orando e vigiando nossos passo, vamos nos tornando santos gradualmente

A santidade está ao alcance de todos, não só para aqueles que ficaram marcados na história, homens e mulheres considerados santos porque foram usados por Deus de forma sobrenatural.

São dignos de admiração, mas não podem ser somente venerados e idolatrados, não podemos pensar que somente eles podem fazer intercessão por nós.

A história da humanidade continua e ela é formada por pessoas simples como nós.

Qual o padrão de santidade exigido por Deus?

Foi providenciado por Deus para nós como seres humanos inperfeitos - Jesus Cristo como referencia única, pois ele foi muito além do comum, especialmente usado por Deus em seu plano perfeito para redimir e modelar toda a humanidade

Santidade não tem a ver com gente esquisita, com uma espiritualidade doentia, fazendo o que não precisa fazer, arrumando métodos e hábitos nada saudáveis, como: "não cortar o cabelo", "não usar roupas jeans", "não fazer a barba", "não raspar a pele", "não mostrar o rosto", "não se misturar com outras pessoas: etc, etc

Santidade também não tem nada a ver com cargos e títulos religiosos, tipo bispo, apóstolos, patriarca da fé, doutor em divindade, do jeito que vai indo, logo aparecerá Semi-Deus, Jesus 2 e por aí afora, e tudo vai aparecendo antes do nome.

Santidade tem a ver com o nosso ser interior: usado por Deus, separado por Deus, capacitado por Deus, escolhido por Deus, especial para Deus, homens e mulheres segundo o coração de Deus.

Santos: pessoas que reconhecem a fragilidade, as limitações e fraquezas do ser humano, mas que dependem exclusivamente de Deus para tudo até chegarem a perfeita estatura de Cristo.

Pessoas especiais, são aquelas que entendem os planos perfeitos do Criador, que colaboram com o bem estar da humanidade, que se afastam da aparencia do mal, que fazem a justiça prevalecer, que são sábios e tementes ao Senhor.

Ser santo não é algo inatingível, fomos criados para este fim, para glorificarmos a Deus sobre todas as coisas que fazemos de bom.

Podemos estar vivendo num mundo que santidade soa até que algo fora de moda.
 
A boa notícia é que a santidade continua ao alcance de todos. Ela pode ser desenvolvida com as oportunidades do dia a dia.

Todo dia é um dia especial, todo dia surgem novidades ao nosso alcance, que podem nos levar a um nível de excelente santidade, basta agir de acordo com a palavra de Deus, crer e confiar em Deus para sermos justificados e santificados por nossa fé e obras



***


Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...