domingo, 2 de novembro de 2014

MOTIVAÇÃO CORRETA SOBRE DÍZIMOS E OFERTAS



DÍZIMOS E OFERTAS

Malaquias 3:10 - Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. 


Não quero entrar no mérito da questão de explicar o que é dízimo e ofertas, só quero falar sobre  o que motiva as pessoas sobre este assunto

Qual a motivação certa que devemos ter na hora de dizimar e ofertar?

Tem gente que até procura na internet sites ou blog sobre dízimos, esperando ouvir algo que convém, porque acham que isso não vale mais, não está em vigor, é pretexto para as igrejas se fortalecerem financeiramente

Antes de dizer através da palavra de Deus, à luz da Bíblia Sagrada, qual a maneira certa que Deus exige de nós em relação a dizimos e ofertas, vamos analisar as motivações erradas e certas

Motivação errada: quando dizimamos pensando em lucros, ou seja, só para dar um exemplo: o cara pensa - vou dizimar meus 10% de 1000 reais que seria 100 reais e depois Deus vai me abençoar, vai dar um jeito de aumentar minha renda, vai multiplicar, vai me dar 1000 reais.

Isso não vai dar certo, dizimo não é investimento financeiro, não é aposta, não é jogo da sorte onde as pessoas só pensam no lucro, não é barganha, não é base de troca, não é caderneta de poupança. 

Dizer que vai dar o dizimo para ser abençoado, buscar a benção, fazer isso para ganhar aquilo, é puro egoismo, tudo para seu próprio deleite. Isto não é fidelidade, isto é ganância!

Motivação errada: quando não dizimamos pensando em prejuízo, o cara pensa: acho que não vai dar, estou devendo em tantos lugares, se eu dizimar não vou pagar quase ninguém, não é justo, vou ser caloteiro, que testemunho vou dar, dando dizimo para a igreja e não pagando ninguém.

Outros até dizem que dizimo antigamente no Velho Testamento era referente a alimentos, porque agora tem que ser dinheiro? 


 Naquela época havia pouco dinheiro, quase tudo era feito na base do escambo (troca de mercadorias). Hoje em dia, não se paga contas com alimento
Dizimo não pode gerar prejuízos, nunca vai gerar, se você deve pra muita gente é problema seu, porque gastou alem do que ganha, não é culpa do dizimo.

O máximo que se pode fazer é pedir estratégias para Deus em oração para administrar bem suas dividas e procurar se acertar com seus credores.

Esta deve ser a motivação correta do seu coração na hora de pagar o que for justo, pode talvez fazer Deus mudar a sua sorte. Tente, novamente


Motivação certa: quando você entende sobre dizimo da maneira bíblica, o mais certo e o mais correto; dizimo é sobre aquilo que Deus já te deu através da benção de seu trabalho, não tem como obter lucro e nem prejuízo...


É o que Deus pensou, uma forma de compartilhar benção, em usar seu povo para abençoar o próprio povo, é somente com a finalidade de abençoar SEU POVO através da igreja local, provendo recursos, e fazer com que seus membros estejam unidos em um só objetivo comum, viver do evangelho e distribui-lo ao maior numero de pessoas possíveis e instruí- los a serem discípulos.
"Dizimo você não dá, Dízimo você devolve" 

ESTA É A MOTIVAÇÃO CORRETA: OBEDIÊNCIA

Deus é o dono da prata e do ouro, criador de tudo que existe, a terra, os céus e tudo que existe pertence ao Senhor, tudo que foi criado por Ele, pertence a Ele, enfim, você é criação de Deus, sua família é de Deus, teu trabalho é de Deus, o teu dinheiro é de Deus, o mundo que você vive é de Deus, veja o que a Bíblia diz sobre isso:



[Salmo de Davi] Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.    (Salmos 24:1)

 
Os 10% que ele pede do teu salario, do teu trabalho, ou seja, de tudo que ele já proveu, é algo que você já recebeu, já está em suas mãos, é só para ajudar na obra Dele, é para que haja mantimento da palavra na igreja, para que você ajude com os custos da pregação do evangelho, da manutenção da Igreja referente ao aluguel, água e luz, salário ou ajuda de custo dos líderes, programas sociais ou projetos missionários. 


Esse é o minimo que Deus pede que você devolva, é a sua parcela de colaboração justa, sua forma de cooperar com o reino de Deus, Deus só quer a sua devolução, para ajudar financeiramente em espalhar a boa noticia, investir 10% da sua renda no reino de Deus

Não se pode pensar, nem em lucro e nem em prejuízo, porque você não está dando nada, você está apenas devolvendo o que Ele já te deu, agindo assim você já é duplamente abençoado.


O dizimo é para abençoar justamente o povo de Deus, e se você faz parte do povo de Deus, também será abençoado por agir na fé, por dar de coração, muito melhor dar por gratidão e alegria, reconhecendo a soberania de Deus sobre sua vida e reconhecendo que Deus abençoa seu povo com todas as bençãos espirituais

 
O derramar das bençãos espirituais não são necessariamente financeiras, é muito além disso, da parte de Deus virá sobre você dizimista, bençãos na forma de paz no coração, alegria, livramento de perigos que você nem percebe, conhecimento da sua palavra e consciência tranquila certo de que você está fazendo a vontade de Deus e será feliz e abençoado, entendendo isso já é o suficiente

Agora tudo tem que haver alegria no coração, Deus prefere as portas da igreja fechada se não houver pessoas dentro dela o adorando com alegria no coração, sem fingimento, mas com alegria de poder ser abençoado no meio do povo de Deus, a palavra de Deus só tem bençãos p/ nós, se não negarmos as coisas principais em primeiro plano


Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.    (Mateus 23:23)

Os fariseus devolviam os dizimos de tudo, mas negavam o principal, o amor ao próximo, de nada adianta dizimar e negar o principal, fazendo tudo isso as benção acompanharão os que creem e obedecem

A igreja não é lugar para irmos como se fosse hábito, rotina, muitos vão por obrigação, por estar com a consciencia pesada, com temor de Deus em relação a pesar a mão , porque somos pecadores. Nada disso, Deus é bom, Ele só quer o bem e quer que seu povo tenha o pleno conhecimento da sua palavra: A VERDADE

Então entende de uma vez por todas que dizimo não é para obter lucro e nem ficar no prejuízo, é obediencia na medida certa, porque Deus já te abençou com o suor do seu trabalho, já de deu a sua provisão, continua dando todos os meses a sua provisão, ALÉM DISSO PROTEÇÃO e direção, SE OBEDECERMOS EM TUDO, pelo menos se tiver tão dificil obedecer, pelo menos tente 99% em todas as áreas
 

Dizime por obediencia, assim voce vai deixar Deus feliz, faça por amor, por gratidão, por temor e respeito pela sua palavra, nem mais nem menos , mas na medida exata da sua fé, entenda o que é dizimo


 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Malaquias 3:8

Quando Deus diz que estamos lhe roubando, é porque ele sabe quando retemos o dizimo, de fato não estamos devolvendo, estamos usufruindo daquilo que era para ser devolvido e não consumido para os nosso deleites, estamos tomando posse do que era Dele, isto é roubo, mexer no que pertence a outro, era para ser compartilhado com os irmãos da fé, espalhados por toda parte através da sua igreja

Agora dar oferta é diferente, é mais fácil dar, é quanto voce pode, quanto determinou no seu coração, se voce tem algo para ofertar tudo bem, se não tiver nada, tudo bem também, Deus fica feliz da mesma maneira.

Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. (2 Coríntios 9:7)

De suas ofertas conforme determinou no seu coração, também com alegria não com tristeza, nem constrangimento, a oferta é a coisa mais fácil de fazer, até mesmo como vemos um mendigo na rua, ficamos compadecido e se tivermos moedas no bolsa, nem pensamos 2 vezes, muito mais fácil de dar

Mas infelizmente o bolso das pessoas é o ultimo que se converte ao Senhor, podemos converter a lingua, para de falar palavrões, fofocas, converter os passo, andar longe das más companhias e lugares seguros, converter as mãos, parar de receber suborno e só fazer trabalhos honestos, converter os olhos e parar de cobiçar, isto se consegue primeiro do que o bolso, com muita gente é assim, é sempre o bolso que fica para o final, como ele é teimoso e duvidoso

Enfim, o evangelho se espalhou pelo mundo e não tem limites, mas infelizmente tem muitas igrejas que estão com a visão voltada mais para a estrutura do que pela salvação das almas, se tornando ricas e abastadas, aí é que mora o perigo, quanto mais dinheiro mais distantes de Deus

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.
(Mateus 6:24)

Estas igrejas crescem e atraem o povo pelos milagres, curas, bençãos e forte ANÚNCIO de prosperidade financeira, buscam a midia e a televisão a qualquer custo, ali muitos cristãos se tornarão membros consumidores, vão manter a obra, mas dificilmente serão discípulos, estão criando uma nova categoria de cristãos, frequentadores de um império religioso gigantesco

São igrejas que em pouco tempo se tornam ricas, inchadas com membros sem qualidade, afinal o que importa é quantidade, quanto mais gente envolvida mais dinheiro.
 

E Jesus disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.   (Marcos 16:15)

O IDE e pregar o evangelho não pode ficar em segundo plano, a missão da igreja é acolher pessoas, formar e instruir como discípulos e enviá-los lá fora onde os pecadores estão, está é a síntese do evangelho


Bom é o sal; mas, se o sal se tornar insípido, com que o temperareis? Tende sal em vós mesmos, e paz uns com os outros.   (Marcos 9:50)

Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.  (Mateus 5:13)
 
O que adiante ser sal dentro do saleiro, o saleiro ( a igreja) é agitado, com louvor adoração, vigilia, o sal (Jesus compara os cristãos com este produto) mas eles precisam sair do saleiro (a igreja) e agir lá fora, salgar, para dar sabor as pessoas, para dar vida, para torná-las úteis, tirá-las da margem da sociedade e reabilita-las.

Quem precisa ser ajudado: os que estão excluidos, os órfãos e os necessitados, se não fizer isso não servirão para nada, serão meros membros da igreja, ouvintes e não praticantes, transformando ela em uma rotina cansativa, um clube social fechado, um saleiro bem fechado e sem uso, só ocupa espaço na sociedade

Estruturas de igrejas, grandes edificios, bancos confortáveis, luzes, luxo exagerado, campanhas milagrosas, não se impressione com isso, tudo isso não gera conversão genuína, igrejas ricas e abastadas tem a tendencia de perder o foco - Jesus falou sobre uma igreja deste porte, que tinha membros sem amor pelas obras, sem fervor no coração para pregar o evangelho

Apocalipse 3:15-17 diz:   Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!  Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

O evangelho antes de tudo é simplicidade, é formar adoradores de verdade, é amor em ação e prática, é humildade e fraternidade, uns ajudando os outros, sem forte apelo exagerado à atual prosperidade financeira divulgada constantemente pela midia televisiva que gera duvidas e desconforto para muita gente sincera

Bom, o assunto é extenso, mas paro por aqui, fazendo a minha parte, conheça a palavra, conheça a verdade que liberta, medite na biblia e não seja enganado, não deixem que explorem o desespero do povo, a fé e a ignorancia de muitas pessoas humildes, erga um clamor, orem pela misericordia de Deus, orem para que os lideres espirituais se convertam novamente, para que o povo não seja destruido, porque ainda está faltando entendimento 

O povo de Deus está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento (Oséias 4:6)

Ajudem a divulgar corretamente a simples, humilde e eficaz palavra de Deus


A benção de Deus não pode ser vendida, não pode ser negociada, é de graça

Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.     (Mateus 10:8)
 
Faça a sua parte, dizime e oferte corretamente, não negue o amor ao proximo, pratique a verdade, de testemunho pela sabedoria, prudencia e disciplina, foque sua vida no principal: Deus acima de todas as coisas, viva com Jesus no coração e se torne a igreja verdadeira - templo do Espirito Santo

Eu torço para que voce seja de fato, usado por Deus, separado para ser santo e não enganado e pisado pelos homens astutos e enganosos

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.    (Gálatas 6:7)

****

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...