quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A SERPENTE DE BRONZE

 

 


Números capítulo 21


Tendo terminado de vagar pelo deserto, o povo de Israel seguiu um caminho tortuoso em direção ao oriente da terra de Canaã.

Seu caminho os levava por regiões desertas, e também por território ocupado por cananeus.

Era um caminho deserto e pedregoso, trazendo novamente o desânimo para o povo.

Pela sétima e última vez, eles reclamaram contra Deus e contra Moisés, por terem sido tirados do Egito e trazidos para o deserto onde não havia pão nem água, reclamando ainda do maná, que chamaram de pão vil.

No Salmo 78 encontramos as causas das reclamações do povo: Obstinação, Rebeldia, Inconstância de coração e Infidelidade de espírito (versículo 8). Não guardaram a aliança de Deus e Não quiseram andar na sua lei (versículo 10). Esqueceram-se das obras e das maravilhas que o SENHOR lhes mostrara (versículo 11).

Nossas reclamações frequentemente têm as mesmas causas. Se pudermos corrigir estas ações e atitudes irrefletidas, deixaremos também de nos queixar quando achamos que as coisas não vão bem.

O SENHOR fez uso de serpentes abrasadoras (venenosas) para punir o povo pela sua incredulidade e rebeldia. O deserto naquelas regiões tem uma variedade de serpentes, algumas das quais se escondem na areia e atacam sem aviso prévio. A mordida traz grande sofrimento e pode levar a uma morte lenta. As serpentes que o SENHOR mandou sobre o povo de Israel eram mortais, pois morreram muitos dentre eles.

Havemos pecado" disse o povo a Moisés ao pedir que ele intercedesse por eles para que fossem tiradas as serpentes. 

A resposta do SENHOR foi mandar que Moisés levantasse uma serpente abrasadora feita de bronze numa estaca à vista de todos: quem fosse mordido e olhasse para a serpente, seria curado.

Quem, porém, em sua incredulidade não olhasse para a serpente e confiasse em outros remédios, morreria. Era, portanto, necessário que o que fosse mordido tivesse fé suficiente apenas para olhar para a serpente.

O Senhor Jesus nos explicou que, da mesma forma, quem crê nEle não perecerá, mas terá a vida eterna (João 3:14-16). É suficiente que o pecador convicto olhe para Cristo (Hebreus 12:2), pela fé, para ser salvo da perdição, não há outra condição. Mas, quem procurar se salvar por outros meios, nunca o conseguirá.

A serpente de bronze é um símbolo do pecado julgado e condenado.  A serpente de bronze é uma figura de Cristo feito pecado por nós (João 3:14, 15; 2 Coríntios 5:21), levando nossa condenação. Historicamente, o momento foi quando Cristo bradou "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (Mateus 27:46).

A serpente de bronze já era uma figura do Calvário. Jesus mesmo fez alusão a isto, dizendo a Nicodemos, um fariseu curioso, citando as Escrituras:

E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; (João 3:14)

Isso tudo é um enigma, parece uma loucura de filmes de ficção, antes o povo olhava com fé para a serpente de bronze no deserto e eram curados, hoje as pessoas olham para Jesus com fé e são curadas, salvas, restituídas, reabilitadas e com vida

No deserto a serpente era a única opção de cura, a única provisão divina para as picadas de serpentes, para que as pessoas não morressem no deserto. Hoje jesus é única provisão para não morrermos espiritualmente por causa de nossos pecados

EM AMBOS OS CASOS TEMOS DEUS COMO A ÚNICA FONTE DE SALVAÇÃO

Deus nos dá vitória sobre os nossos inimigos espirituais também: a carne, o mundo, e o diabo!

Primeiro, porém, precisamos confiar em Cristo e depois tomar a nossa armadura para combater (Efésios 6:13-18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...