sábado, 20 de outubro de 2012

ARVORES BOAS - FRUTOS BONS


 
Mateus 3:10 /  Mateus 12:33 /  Mateus 7:17-19

 

Muitas vezes no evangelho somos comparados a árvores, que podem dar frutos bons ou ruins. João Batista que anunciava a chegada do reino de Deus, logo dizia, que o machado já estava pronto para cortar as árvores pela raiz

 

Toda pessoa que quiser viver no reino de Deus, deveria desde já, desejar ser uma árvore boa, que possa gerar frutos bons

 

Árvore boa – pessoa boa, de bom caráter, bom coração, boa índole.

 

Árvore ruín – pessoa má, pessoa ruím, mau-caráter, coração contaminado, pessoa de má influencia

 

Bons frutos – Boas ações, boas atitudes, bons conselhos, boas palavras, bom comportamento

 

Frutos ruins – péssimas ações, más atitudes, maus conselhos, práticas ruins, mau comportamento

 

 O evangelho chega até nós, para nos levar ao arrependimento, ou seja, para deixar nossa vida ser transformada, para deixarmos de ser arvores ruins e começarmos crescer como arvore diferente, arvore boa, que possa produzir bons frutos

 

Para Deus, Ele conhece a árvore ( a pessoa) pelos frutos (boas ações), a prática e ação do individuo nas muitas questões da vida.

O cristão é conhecido pelos frutos. Uma boa arvore tende a gerar bons frutos consequentemente gera também boas sementes, boas palavras, bons conselhos. Isso gera bons pais, bons filhos, bons professores, bons alunos, bons trabalhadores, bons aprendizes, bons cidadãos

 

Toda árvore, toda pessoa, deve ter consciência do lugar, do terreno a qual pertencer, o lugar onde elas possam ser regadas corretamente. O melhor lugar para as árvores serem regadas é na igreja, um terreno fértil, um jardim colorido, onde elas são bem cuidadas pelo Senhor

 

Quem Deus usa para nos regar: os líderes, os pastores, os mensageiros, os diáconos. Tudo na igreja coopera para nosso crescimento, até o louvor sobe e desce como a chuva, a palavra nutre e protege a árvore como adubo.

É na igreja que Deus dá o crescimento e não importa quem rega, devemos prestar a atenção a mensagem e não ao mensageiro

 

1 Corintios 3:5-7  - Não importa quem rega, é Deus quem dá o crescimento.

 

Quem dá o crescimento certo para as árvores é Deus, Ele usa quem quiser e da maneira que quiser, para o bom sustento de cada arvore, ou seja, cada cristão.

Não há preferência, não pode haver, para quem rega, na bíblia havia preferencia por pregadores, uns queriam Pedro, outros Paulo, outros Apolo. As arvores estavam escolhendo quem iria regá-las, tudo bem que somos arvores com vontade própria, mas é Deus quem prepara o mensageiro, por isso preste muita atenção a mensagem, esquece o mensageiro. Deus sabe o que faz

 

Quem fica trocando de solo (igreja) não cria raízes em nenhum lugar, pode murchar, perder a força, não se equilibra no mesmo terreno, não encontra um solo ideal, e pode não dar frutos bons, desta maneira, não encontra um lugar seguro e bom para ficar. Se você pegar uma planta e ficar trocando de lugar, logo ela pode sentir e morrer, enfraquecer e não pega raiz.

 

Outra coisa importante: não tem meio termo, ou a arvore dá frutos bons ou frutos ruins, não podemos ser hipócritas, ou somos bons, ou somos ruins, ou praticamos boas ações, ou ações ruins, nisso corremos o risco de sermos cortados pelo machado.

 

Mateus 7:17-18 – A arvore boa não pode dar frutos ruins

 

 Devemos ter cuidado com a hipocrisia, termos a aparência de boa arvore, mas na realidade não produzimos nada de bom, no mundo é normal tanta falsidade, mas dentro do terreno do Senhor, não pode ser normal. Fingimento, falsidade, dentro da igreja, isso é terrível, irmãos que fingem ser bonzinhos, uns com os outros, mas no fundo não podem nem se olhar, irmãos de mal, um do outro, parece mentira, mas tem.

 

 Muitos vivem de aparência, no fundo não se entendem, não perdoam, desejam a paz de Cristo, mas não passam a paz de Cristo, se abraçam, mas no seu interior não há sentido para isso, não conseguem encarar a realidade, somos humanos e imperfeitos e muitas vezes desagradamos os outros de alguma maneira, alguma situação pode dar errado, mas devemos reconciliar o mais rápido possível

 

Se há alguma coisa que devemos orar e vigiar, é a hipocrisia dentro da igreja, senão não coseguiremos produzir bons frutos, tudo deve começar no convívio entre os mesmos cristãos, afinal, são todos arvores bem cuidadas por Deus, para só gerar bons frutos: de amor, de alegria, justiça e misericórdia, paz.

 

Se alguém lhe magoou, ofendeu, criticou, houve contendas, cometeu erros contigo, perdoe, use a misericórdia a seu favor.


Não viva de hipocrisia, fingimento,  comece a produzir somente frutos bons, boas ações, independente de situações inesperadas, não se ofenda, nunca critique, faço algo digno de arrependimento, senão será cortado, do meio do jardim de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...