sexta-feira, 19 de outubro de 2012

PROVAÇÕES

  Todos tem provações, todos passam por elas. Algumas podem ser causadas por conflitos de personalidades por que temos que lidar com pessoas dificeis, algumas são causadas por dificuldades financeiras, problemas de saúde, tentações, pressões de outros para fazer o que é errado, perseguição, rejeição, provas e desafios.

Provações causam ansiedade, nervosismo, desapontamento e descontrole emocional.

Como podemos enfrentá-las com bom exito?

Sozinhos não vamos conseguir, precisamos da sabedoria de Deus. Houve um homem na terra chamado Davi. Este cara teve uma vida cheia de provações, um homem segundo o coração de Deus, mas morreu fiel, totalmente dependente de Deus. Davi perseverou diante das provações, a sua força estava com o Senhor (Salmo 23:1-4)

Deus cuidou de Davi no meio de tantas provações e está disposto a fazer o mesmo por nós. Deus é bom, por isso podemos conseguir seu apoio ( Salmo 34:8). As provações são ruíns, mas Deus permanece bom, apenas precisamos harmonizar nossa vida com sua vontade

Durante as provações Deus cuida de nós espiritualmente, nos dá direção e proteção. A sua palavra nos dá direção certa, o seu espírito nos consola e nos recompensa (Salmo 23:6, Salmo 25:9), também vemos a palavra de Deus nos instruir em Isaias 30:21 e Romanos 15:5

Quem decide mudar sua vida e deixá-las nas mão do Senhor, descobre que Deus cumpre suas promessas

A vida do povo de Deus sempre foi cheia de batalhas, provações, lições duras (mas quem teve coragem e permaneceram firmes, Deus honrou) Josué 21:44-45

Isso pode acontecer conosco, haverá duras lições na nossa vida, mas se confiarmos em Deus venceremos sob provação e dificuldades. Há coisas que podem enfraquecer nossa confiança: medo, insegurança, dúvida, segurança material, falta de dinheiro – Mateus 6:24

Jesus aconselhou seus seguidores – Mateus 6:33. Temos que ser equilibrados quanto as coisas materiais e coisas espirituais para tomarmos decisões certas (Eclesiastes 7:12)

O QUE APRENDEMOS COM AS PROVAÇÕES?

Saber que Deus é bom não nos protege contra os ataques de Satanas, nem contra as adversidades da vida (Eclesiastes 9:11). As provações põe a prova a sinceridade e a determinação dos cristãos. Deus permite que seus fiéis adoradores fiquem expostos as provações

Tudo tem um motivo naquilo que nos acontece: Pedro nos ensina em 1 Pedro 1:6-7. As provações permitem que demostremos a qualidade da nossa fé e o nosso amor e dependencia de Deus

Qual a qualidade da sua fé?

Com a nossa fé em alta, damos respostas ao mundo, resistimos as tentações, combatemos as provações, resistimos ao Diabo, não damos espaços, tapamos as brechas, e qualquer zombaria contra nós, não prosperará (Provérbios 27:11 e Apocalipse 12:10)

 

As provações nos ajudam em todas as áreas. As provações desenvolvem qualidades e virtudes cristãs: Salmos 138:6 e Deuteronomio 8:16. Somos humildes com nossas ações e reações, assim desenvolveremos fé, paciência, amor, dominio próprio, isso só desenvolve nas provações: Isaias 60:17 – (Mateus 24:14 e Mateus 28:19-20) - Mateus 24:45-47 – Provérbios 4:18 – 1 Pedro 1:14-16 – 2 Pedro 3:11

As provações desenvolvem em nós, uma coisa muito importante: perseverança: Tiago 1:2-3 – 1 Pedro 5:8-10 - 1 João 5:19 – Apocalipse 12:12

Quer vencer na vida, não tem moleza, não tem receita pronta de sucesso sem esforço e trabalho, passe pelas provações dando glória a Deus. Quem quer viver de milagres, sem esforço e sem trabalho, não vai conseguir nada, vença as suas provações com perseverança e confiança em Deus

Jesus venceu o mundo assim: crescendo em sabedoria, dando testemunho da verdade, suportando todo tipo de provação, perseguição, humilhação e foi para a glória, cumpriu sua missão, fez a vontade de Deus e está ao lado do Pai, reinando sobre tudo ( Hebreus 5:8 – João 3:16)

As bençãos virão após as provações (Tiago 1:12). A recompensa virá, pois Deus é fiel para cumprir suas promessas: (Apocalipse 21:3-6)

Todas as provações podem ser superadas, ao seguirmos com exito os passos de Jesus, os ensinamentos de Jesus nos dão sabedoria, discernimento, prudencia e disciplina (I Corintios 4:7).

Outro exemplo de superação, um outro homem que suportou tantas provações da vida e venceu foi Jó, pois nas tribulações foi conhecendo Deus e foi fiel e integro em suas ações e reações (Jó 23:10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...