sábado, 20 de outubro de 2012

PACIÊNCIA

Em um mundo em que a grande maioria das pessoas esta diante da gratificação instantânea, a paciência parece ser uma virtude à beira de extinção. 


Temos restaurantes "fast-food", porque não queremos esperar que nossa comida seja cozida, fornos de microondas nos apresentam refeições prontas em minutos, até mesmo segundos. Temos celulares, porque queremos falar urgentemente com todos.

Ficar retido no tráfego lento e pesado deixa nossos nervos a flor da pele e despertam nosso temperamento, porque temos pressa, estamos impacientes para chegar – seja qual for nosso destino. 

Sim, paciência se tornou uma arte do passado, mas que talvez valha a pena resgatar.


"Descanse no Senhor e aguarde por Ele com paciência" (Salmos 37.7). 
 

"Ser paciente? Descansar? Você pode ter que ir a diversos lugares, ter tantas coisas a fazer. Tanto por fazer – e tão pouco tempo, impaciente demais para praticar a paciência!" 

Considere alguns dos princípios que o livro de Provérbios tem a oferecer sobre este tema.
Paciência nos ajuda a atingirmos nossos objetivos.

 



"Com muita paciência pode-se convencer a autoridade, e a língua branda quebra até ossos"
                                                                 (Provérbios 25.15).

Quando as coisas não vão do modo como gostaríamos é fácil nos irarmos e reagirmos motivados pela frustração. Contudo, permanecendo calmos e sob controle, podemos evitar causar danos desnecessários em relacionamentos, se formos pacientes, poderemos ver as circunstâncias mudarem e obtermos resultados muito melhores do que aqueles que esperávamos. 



             "Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistaruma cidade"               (Provérbios 16.32).



Quando alguém chega até nós com raiva, isto geralmente dispara dentro de nós o gatilho instintivo de "lutar ou fugir". Tentar vencer a raiva com mais raiva é o mesmo que tentar apagar fogo com fogo. 

É muito melhor – e geralmente mais eficaz – confrontar cada situação com paciência, de maneira calma e racional. Do contrário, um pequeno aborrecimento pode rapidamente se transformar numa guerra total. 

Existem 3 opções muito boas para conseguir as coisas que mais deseja nos bons relacionamentos com as pessoas: paciência, paciência e mais paciência



"O homem irritável provoca a dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão"   
                                                 (Provérbios 15.18) 
 

Mas cuidado! Não ore pedindo paciência, porque o melhor e mais eficiente meio de se adquirir paciência é descobrir-se sendo forçado a lidar com situações em que não se tem outra alternativa, se não ser paciente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...