Examine-se, pois, o homem a si mesmo.
A auto-estima é algo que oscila de acordo com as situações que vivemos e principalmente em como nos sentimos em relação a cada momento que passamos.
Mas o que faz com que algumas pessoas sejam mais seguras de si, mais estáveis emocionalmente enquanto outras se perdem, se desesperam quando algo negativo acontece?
O diferencial que faz com que cada um consiga ter controle sob suas emoções é o autoconhecimento. É saber que está fazendo as coisas certas na vida, colocando as prioridades na ordem correta. fazendo o bem, sem prejudicar a ninguém, cada dia mais, vivendo e aprendendo, disputando seu espaço na sociedade com justiça
O quanto você se conhece?
Quanto mais se conhece a si mesmo, mas segurança se tem, mas confiante você se torna, pois vai conhecendo seus limites, suas limitações e fraquezas, e através de suas próprias experiências vai se equilibrando
E o que nos ajuda muito a ter auto-conhecimento é a palavra de Deus, que nos instrui para um bom comportamento humano, alinhando nossos pensamentos e intenções
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
A maior parte das pessoas acredita que se conhece, mas na verdade se conhece muito pouco. Você ama alguém, confia em alguém que pouco conhece?
Geralmente amamos e confiamos apenas em quem conhecemos muito!
E se você não se conhece como quer acreditar mais em sua própria capacidade, no seu potencial?
Como quer ir em busca de seus sonhos se não acredita ser capaz? E por que não acredita ser capaz? Porque não sabe quem você é.
Por isso, o autoconhecimento é fundamental para desenvolver o amor por si mesma e fortalecer a auto-estima.
Conheça primeiramente a Deus, PRATIQUE SUA PALAVRA, e Ele lhe dará instruções de como viver a vida da melhor maneira possível
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
É muito difícil alguém se conhecer interiormente quando a busca está sempre no externo. Buscam cuidar da pele, mudar o corte do cabelo, comprar roupas, carros, eliminar alguns quilinhos, mas quase sempre esquecem que o caminho deve ser o contrário, de dentro para fora.
Quando uma pessoa está bem com ela mesma você percebe isso não pela roupa que está usando, ou o carro que está dirigindo, mas pelo brilho em seu olhar, o sorriso em seu rosto, a paz em seu espírito.
Amar a si mesmo é condição básica para elevar a auto-estima. É importante identificar os fatores que estão te impedindo de elevar sua auto-estima.
Podemos perceber que a auto-estima está baixa quando desenvolvemos algumas características como: timidez, ansiedade, insegurança, inadequação, perfeccionismo, dúvidas constantes, incerteza do que se é, sentimento vago de não ser capaz, de não conseguir realizar nada, não se permitindo errar e com muita necessidade de agradar, ser aprovada, reconhecida pelo que faz e nem sempre pelo que é.
Se você identificou algumas dessas características, pode ser que esteja precisando aumentar seu autoconhecimento para assim elevar sua auto-estima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário