quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A IMPORTÂNCIA DO AUTO-CONHECIMENTO

 Examine-se, pois, o homem a si mesmo.

        1 Coríntios 11:28

A auto-estima é algo que oscila de acordo com as situações que vivemos e principalmente em como nos sentimos em relação a cada momento que passamos.

Mas o que faz com que algumas pessoas sejam mais seguras de si, mais estáveis emocionalmente enquanto outras se perdem, se desesperam quando algo negativo acontece?

O diferencial que faz com que cada um consiga ter controle sob suas emoções é o autoconhecimento. É saber que está fazendo as coisas certas na vida, colocando as prioridades na ordem correta. fazendo o bem, sem prejudicar a ninguém, cada dia mais, vivendo e aprendendo, disputando seu espaço na sociedade com justiça

O quanto você se conhece?

Quanto mais se conhece a si mesmo, mas segurança se tem, mas confiante você se torna, pois vai conhecendo seus limites, suas limitações e fraquezas, e através de suas próprias experiências vai se equilibrando

E o que nos ajuda muito a ter auto-conhecimento é a  palavra de Deus, que nos instrui para um bom comportamento humano, alinhando nossos pensamentos e intenções

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
                     Hebreus 4:12

A maior parte das pessoas acredita que se conhece, mas na verdade se conhece muito pouco. Você ama alguém, confia em alguém que pouco conhece?

Geralmente amamos e confiamos apenas em quem conhecemos muito!

E se você não se conhece como quer acreditar mais em sua própria capacidade, no seu potencial?

Como quer ir em busca de seus sonhos se não acredita ser capaz? E por que não acredita ser capaz? Porque não sabe quem você é.

Por isso, o autoconhecimento é fundamental para desenvolver o amor por si mesma e fortalecer a auto-estima.

Conheça primeiramente a Deus, PRATIQUE SUA PALAVRA, e Ele lhe dará instruções de como viver a vida da melhor maneira possível

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
          2 Timóteo 3:16


É muito difícil alguém se conhecer interiormente quando a busca está sempre no externo. Buscam cuidar da pele, mudar o corte do cabelo, comprar roupas, carros, eliminar alguns quilinhos, mas quase sempre esquecem que o caminho deve ser o contrário, de dentro para fora.

Quando uma pessoa está bem com ela mesma você percebe isso não pela roupa que está usando, ou o carro que está dirigindo, mas pelo brilho em seu olhar, o sorriso em seu rosto, a paz em seu espírito.

Amar a si mesmo é condição básica para elevar a auto-estima. É importante identificar os fatores que estão te impedindo de elevar sua auto-estima.

Podemos perceber que a auto-estima está baixa quando desenvolvemos algumas características como: timidez, ansiedade, insegurança, inadequação, perfeccionismo, dúvidas constantes, incerteza do que se é, sentimento vago de não ser capaz, de não conseguir realizar nada, não se permitindo errar e com muita necessidade de agradar, ser aprovada, reconhecida pelo que faz e nem sempre pelo que é.

Se você identificou algumas dessas características, pode ser que esteja precisando aumentar seu autoconhecimento para assim elevar sua auto-estima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...