sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

AS PROMESSAS DE DEUS


As Promessas de Deus

I Co 10.13, “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.”

Quando a tentação aparece, Deus já tem prometido que os Seus podem ter a vitória. Ele promete que não vem sobre eles tentação a não ser aquela que todo homem recebe. Portanto não vão ser tentados como anjos, etc. Ele promete também que Ele não deixará a tentação ser acima das suas possibilidade de resistir. Quer dizer, podemos fazer tudo em Cristo que nos fortalece. Ele promete também que cada vez que enfrentam aquilo que satanás intenta usar para os destruir, terão um escape eficiente para que possam ter a vitória: I Co 10.13, “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” Graças a Deus por tais promessas gloriosas! Nelas podemos notar que Ele tem a santidade como alvo para o cristão.


A Responsabilidade do Cristão
Tal vitória não acontece automaticamente. É necessário o cristão esforçar-se em batalhar diário e duramente. Devem-se responder corretamente à tentação: Reconhecer a sua natureza e as suas consequências; Resisti-la sinceramente com serenidade; Recorrer a Deus buscando a Sua força; Remova-se e retire-se da presença da tentação.

Além desses passos a serem tomados para não cair, depois de remover-se da presença da tentação é necessário relembrar os seus santos deveres. É hora de tomar toda a armadura de Deus (Ef. 6.10-18) e avançar para a retidão. O apóstolo Paulo instruiu ao Timóteo a não somente fugir das paixões da mocidade mas também a seguir tudo aquilo que resulta em ser feito mais ainda conforme à imagem de Cristo. II Tm 2.22, “Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.”

Deseja ter a vitória sobre a tentação? Viva na presença de Deus! Mortifica a carne e santifica-se! Buscai servir a Deus com o seu pensar e o seu falar. Transforme os seus hábitos de vestir, entreter, beber e comer naquilo que agrada a Deus. Use as suas posses para aquilo que honra a Deus. Não somente as rotinas comuns mas as espirituais também: Busque uma adoração particular e domestica com a leitura das Escrituras, memorizando algumas das Suas passagens, e oração. Seja sério com a adoração pública (Ef. 1.23; 2.19-22; 3.21; II Tm. 2.22, “Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.”) Tanto mais ocuparmos com a nossa santificação mais preparados somos para não cair na tentação.

Quando cair existem responsabilidades também: Sl. 119. 9, “Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.” Não convém sermos ignorantes sobre aquilo que provocou a queda, pois a ignorância nunca gera cristãos maduros. Reconheça os passos errados que se levou a caiu; submete-se ao senhorio de Deus; confesse e deixe o mal e volte a fazer os deveres de um cristão responsável. Será necessário voltar ao ponto inicial do erro, consertando todo o mal que fez desde quando cedeu à tentação. A partir desse ponto é mister começar a traçar um caminho de retidão e de obediência (verifique a vida do filho pródigo, Lc. 15.11-32).


Retorne à Santidade
Quando cairmos na tentação, deixamos os propósitos santos de Deus e tornamos aliados com as trevas. Desde que não podemos servir dois senhores, é claro que deixamos o caminho da Luz quando cedemos à carne. Depois de reconhecer o delito, confessa-o, deixe-o e volta à Santidade. Jo 8.11, “E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.”; II Cr 7.14, “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”; Sl. 139.23-24, “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. 24 E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.”

Jesus declarou que Zaqueu era salvo e também um filho de Abraão. É certo que Jesus conhece os corações dos homens, porém essa afirmação veio somente depois que Zaqueu tinha mostrado o seu arrependimento e declarado o seu retorno à uma vida separada e santa: Lc. 19.8-10, “E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” A confissão é necessária, mas a sua volta a fazer o dever manifesta que aquela confissão veio de um arrependimento genuíno. Zaqueu não apenas confessou e creu no Senhor Jesus Cristo como também voltou a ser responsável aos seus deveres diante de Deus, Seu povo e à sociedade.

Voltando à santidade não é assunto novo para o cristão. A sua posição em Cristo é filho do Deus de Luz, herdeiro do Deus em quem não há trevas nenhumas e co-herdeiro com Cristo (Rm. 8.14-17) que é o resplendor dessa glória (Hb. 1.3), e tem estas bênçãos eternamente. Tais posições leva-o a evitar as trevas pois não há comunhão entre a luz e as trevas. As bênçãos do cristão incluem o fato dele ser lavado com o sangue de Cristo, guardado de tropeçar pelo único Deus sábio que ora e intercede por ele (Jd. 1.24-25). Tais bênçãos que o leva a ser santo como Ele é santo (I Jo. 2.1-3).

Como o cristão tem todas essas bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo sabemos que se qualquer pecador deseja ter paz com Deus, somente por Cristo vem essa nova vida. Arrependei-vos e creia pela fé em Jesus Cristo!

Somente voltando à obediência, ou seja, retornando ao caminho de Luz, o seu coração estará pronto a cantar as glorias dEle, os seus pés firmarão na Rocha, o seu coração estará alegre, e o seu espírito estará alimentado com a maná do céu.

Relembrando os santos propósitos de Deus, ou seja, voltando a orar e ler as Escrituras, testemunhando de Cristo e apoiando a obra da igreja nesse mundo, encurtará o tempo disponível para cair em tentações. A mente desocupada é verdadeiramente a oficina de Satanás. Mas aquela mente ocupada no temor do Senhor é um instrumento eficaz na mão do Senhor.

Não está em Cristo? Arrependei-vos já e creia em Jesus Cristo pela fé!

Já está em Cristo? Vigiai e orai para não cairdes em tentação.

Resguardar o Seu Coração – Pv 4.23, “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...