quarta-feira, 1 de junho de 2016

TEMOR E SABEDORIA



TEMOR E SABEDORIA

O que fazer quando se tem conhecimento, entendimento, mas falta a prática, ou seja: A SABEDORIA

 O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.    -   Provérbios 1:7 - 

Quem teme a Deus é sábio? Ainda não. Apenas está no princípio, apenas omeçando a ter experiencias com Deus, conforme vamos aplicando a Palavra de Deus em nossas vidas, vamos nos tornando sábios. As coisas não são tão difíceis, é nós que não decidimos fazer

A PRÁTICA resulta em SABEDORIA

A sabedoria de DEUS clama em voz alta nas ruas, ergue a voz nas praças públicas; nas esquinas das ruas barulhentas ela clama, na cidade faz o seu discurso: "Até quando vocês, inexperientes, irão contentar-se com a sua inexperiência? Zombadores, até quando terão prazer na zombaria? E os tolos, até quando desprezarão o conhecimento? 
(Provérbios 1:20-22)

CONHECIMENTO: Aqueles que têm conhecimento são capazes de lembrar, trazer a memória e ter acesso a informação. Eles "sabem" as Escrituras. A palavra de Deus está literalmente "neles". Eles são estudiosos. Contudo, é possível ter conhecimento e faltar entendimento e sabedoria; ter os fatos, mas não ter a menor idéia do significado e do que fazer depois.

ENTENDIMENTO: Aqueles que têm entendimento são capazes de tirar o significado da informação. Eles "vêem através" dos fatos as dinâmicas do quê, como e por quê. Entendimento é uma lente que traz os fatos bem focalizados. O entendimento produz as regras e os princípios.

SABEDORIA: Mas aqueles que buscam viver com sabedoria sabem que princípios aplicar no momento certo, tomam atitudes, vêem, falam e ouvem com atenção, aproveitam as oportunidades para aplicar na vida o que aprendeu. Entendimento sem sabedoria pode parecer contraditório.

(Leia Provérbios 26:4-5). Por exemplo: "A pressa é inimiga da perfeição " é um princípio tão válido quanto "Aquele que consegue o trabalho, é o que levanta mais cedo". Nós podemos ver a verdade de ambos. Mas qual deve ser aplicado?

Aqueles com sabedoria sabem qual o próximo passo. Eles fazem a coisa certa. Em contraste, há muitos que têm um grande conhecimento e entendimento, mas constantemente fazem a coisa errada. Ouvem, acham bonito o que ouvem, mas na prática não dão iniciativa

SABEDORIA, neste caso, É O OBJETIVO, A PRATICA, A EXPERIENCIA, e o conhecimento e o entendimento só têm valor eterno conforme resultam em SABEDORIA ou naquilo que acabamos FAZENDO.

Tiago 1:5 "Se qualquer de vocês têm falta de sabedoria, deve pedir a Deus, que dá a todos generosamente, sem exceção, e será dada ao que pedir"



Deus promete sabedoria para aqueles que pedem. Conhecimento e entendimento podem estar além de nós. Muito freqüentemente, quando oramos por sabedoria, Deus nos chama para relacionamentos com cristãos que podem prover-nos com uma resposta, mas de quem podemos não gostar.

As vezes a palavra de Deus é ANUNCIADA de uma forma que você pode não gostar, mas é o que DEUS acha que precisa ouvir, para lhe instruir e corrigir. Deus nos dá generosamente, mas temos que nos submeter ao Corpo de Cristo para recebê-la!

PRESTE ATENÇÃO A MENSAGEM E NÃO AO MENSAGEIRO

Se estas definições aumentam seu apetite pelas Escrituras, trazem todas as coisas a um foco melhor, ou lhe ajudam a fazer a coisa certa, basta agora então somente APLICAR NA SUA VIDA TUDO QUE APRENDEU DE DEUS então estamos felizes. Se não, esqueça-as.

Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; (Tiago 1:23)

Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. (Tiago 1:25)

***





Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...