EGOÍSMO ÉTICO É PREJUDICIAL
Existe um tema filosófico defendido pelo filósofo Thomas Hobbes - Já se tornou um ramo da filosofia chamado de egoísmo ético, o qual ensina que cada pessoa deve cuidar dos seus próprios interesses e esquecer os interesses dos outros...
A não ser que o interesse dos outros contribua para os interesses pessoais dela.
Em outras palavras, as pessoas devem olhar só pra si mesmas. Essa é uma atitude que, realmente, não precisa ser ensinada, porque já está gravada nos nosso genes, faz parte da natureza humana o egoísmo, ele é mais sutil do que imaginamos.
O egoísmo ético defende que o nosso único dever é fazer o melhor para nós mesmos. Por vezes pode acontecer que o melhor para nós coincida com o melhor para os outros, mas o objetivo é sempre e unicamente a promoção do bem pessoal...
Atitudes que coincidem também com a troca de favores, quando fazemos o bem a outros com a intenção de sermos favorecidos de alguma maneira.
São fatos que contrariam os ensinamentos de Jesus que sempre orientou seus discípulos a fazerem o bem em direção as pessoas que nada tem para que possam retribuir:
Então Jesus disse: "Quando você der um banquete ou jantar, não convide seus amigos, irmãos ou parentes, nem seus vizinhos ricos; se o fizer, eles poderão também, por sua vez, convidá-lo, e assim você será recompensado. Mas, quando der um banquete, convide os pobres, os aleijados, os mancos, e os cegos. Feliz será você, porque estes não têm como retribuir. A sua recompensa virá na ressurreição dos justos". (Lucas 14:12-14)
Quase sempre buscamos recompensas terrenas e vantagens pessoais,daí o egoismo ético se formaliza em nossas ações diárias, a gente costuma fazer algo de bom aos outros esperando que os outros também possam nos servir em alguma área, por isso todo cuidado é pouco para não nos tornarmos egoístas, tendo grande dificuldade me negarmos a nós mesmos para servirmos com eficiência o mestre da paz, do amor e da justiça, o mestre dos bons relacionamentos éticos Jesus Cristo
E Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. (Lucas 9:23)
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário