sexta-feira, 9 de outubro de 2015

TOME CUIDADO COM O ORGULHO ESPIRITUAL



TOME CUIDADO COM O ORGULHO ESPIRITUAL

Jesus sempre advertia seus seguidores contra o orgulho espiritual

E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus. (Lucas 10:17-20)

Qualquer tipo de orgulho já é igual a queda. Neste versículo Jesus refere-se a queda de Satanás e explica que o tipo de orgulho que ele tinha gerou todo o mal que vemos no mundo hoje

Os 70 discípulos enviados por Jesus para anunciar o Evangelho retornaram da missão maravilhados, emocionados com a autoridade que tinham sobre os espíritos malignos

Na verdade, toda autoridade que tinham era devido ao poderoso nome de Jesus e voltando eles com muita alegria deterem expulso muitos demônios, ganharam uma advertência de brinde

"Eu via Satanás, como raio, cair do céu"

Estas palavras continha uma severa advertência contra o orgulho. Este tipo de alegria e satisfação foi o que levou Satanás à sua própria queda. ele se sentiu poderoso, auto-suficiente, achando que todo poder que ele tinha provinha dele mesmo

Tomem muito cuidado... Satanás se empolgou com sua posição, anjo ungido, querubim da guarda, o maioral dentre os outros anjos. Ele tinha privilégios com Deus

Mas, se encheu de si, o orgulho entrou no seu coração, não se sabe o por quê, mas, ele se exaltou e cometeu rebelião contra Deus, por causa disso, foi expulso do céu

Deus não suportou a soberba deste ser milenar e embora, fosse poderoso em formosura e em obras, se achou muito importante

Da mesma maneira os discípulos de Jesus, quando enviados para uma missão para anunciar o Evangelho, tinham a autoridade de usar e abusar do seu Nome para conter todo tipo de mal, sem se sentirem superiores as outras pessoas, nada de serem cheias de si, arrogantes, pre -potentes...

Deviam estar cheios de conhecimento e sabedoria, capacitados, instruídos pelos dons divinos, mas deviam ter simplicidade, humildade e caráter manso para não deixarem a exaltação tomar conta do seus corações

A ciência *(o conhecimento, o saber) incha * (ensoberbece, traz orgulho),  mas o amor edifica. E, se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber. Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele. (1 Coríntios 8:1-3)

O que os discípulos deveriam fazer é trabalhar por amor a obra de Deus na terra. A palavra de Deus diz que todo conhecimento, toda a ciência a respeito das coisas divinas nos incha, nos deixa com a sensação de sermos superiores as demais pessoas, por isso, o orgulho espiritual pode tomar conta da situação, nos achamos o tal, mas, só o amor edifica

Só o amor edifica as pessoas. O evangelho é realmente as boas notícias para as pessoas que precisam de Deus

Como tem pessoas orgulhosas que se acham... A pessoa se incha, cheia de si, seu tom de voz muda, as atitudes são arrogantes, ela chama a atenção para seus feitos: "eu fiz isso", "eu fiz aquilo", "eu posso", "eu tenho", "eu sei disso", "eu conheço este assunto", "eu penso assim", "eu consigo isso", "fui eu que fiz isso"

A alegria desta pessoa passa a ser seus feitos, suas conquistas, suas honras, seus conhecimentos - tornando-se uma pessoa arrogante e superior as outras, isso causa um má impressão, ninguém suportará ouvi-lá pro muito tempo, todos acabam se afastando dela com o tempo, pois esta pessoa não oferece nada, além de uma exposição exagerada do seu ego

Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. (Filipenses 2:3)
Jesus advertiu os discípulos justamente por causa da vanglória. eles tinham o poder Dele para pisar em serpentes e escorpiões e toda força do mal, ou seja, eles tinham a capacitação sobrenatural, a autoridade de seu nome disponível para servirem a Deus na propagação do Evangelho, e após retornarem, um grande conselho é dado: 
"Não vos alegrei por causa deste poder e unção; alegrai-vos antes, pelo nome de vocês estarem escritos no livro da vida" 
Não se considerem poderosos, somente se sintam estimulados a ajudarem uns aos outros, porque foram escolhidos por Deus para isso
E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, (Hebreus 10:24)     

Ou seja, antes de tudo o que forem fazer, nunca se deixem se exaltar, podem até se sentirem privilegiados, mas tenham responsabilidades, são salvos, cheios de conhecimento e dons, mas, evitem o orgulho espiritual, saibam que vocês apenas estão usufruindo da graça e misericórdia de Deus, são apenas condutores das bençãos

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (João15:5)

**

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...