sexta-feira, 9 de outubro de 2015

CONDUZIDOS AO DESERTO



CONDUZIDOS AO DESERTO PRA QUÊ?

Muitas vezes somos conduzidos ao deserto da vida e somos provados

Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo para ser tentado no deserto.

E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; (Lucas 4:1)

Vemos claramente através dos escritos do evangelista Lucas que o Espírito Santo foi quem impulsionou Jesus a ir para o deserto

 A Bíblia diz que Deus não tenta ninguém e o diabo apenas sugere a tentação. Nós somos tentados diariamente pelos nossos desejos

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre (1 João 2:15-17)

O evangelista Marcos também relata no evangelho que Jesus, logo após o Batismo, o Espírito o conduz na solidão do deserto. 

Esta informação nos indica que tudo o que Jesus fizer será determinado pelo Espírito, em função de sua união com o Pai. 

Jesus vive e age sempre no Espírito. Como o povo de Israel passou quarenta anos no deserto, assim Jesus passa quarenta dias no deserto. 

E também como o povo é colocado à prova, assim Jesus é provado da mesma maneira. 

O evangelista Marcos não expõe como Mateus quais eram as tentações, mas simplesmente diz que durante estes quarenta dias, Jesus foi tentado. “Vivia entre os animais selvagens e os anjos o serviam” (indicação de que os anjos o alimentavam). 

Antes de Jesus começar o seu ministério entre os homens, o evangelho esclarece sua relação com seres inferiores e superiores. O universo inteiro é submisso a Jesus. 

O satanás, anjo rebelde, cuja tarefa principal é instigar à conduta contrária à vontade de Deus, tenta Jesus. O evangelho mostra que a união de Jesus com Deus é tão firme, tão íntima e profunda, que sendo humano como nós, Jesus nos mostra que é possível resistir e permanecer fiel. 

Sendo Deus, Jesus assume a fraqueza humana, se fez fraco, experimenta na sua vida, o que nós passamos no cotidiano.  

Jesus foi para o deserto justamente para fortalecer o seu espírito, e com sede e fome ficou fraco fisicamente, seu desejo seria comer, o diabo tentou nas suas carências, sugeriu as pedras a serem transformadas em pão

O diabo sabia do potencial de Jesus e seus poderes, transformar pedra em pão não é para qualquer ser humano

Jesus controlou o seu desejo. O vínculo de Jesus com Deus é, portanto, colocado à prova e confirmado na tentação. Jesus venceu o tentador, o adversário de Deus que está sempre à espreita tentando desviar o homem, do caminho verdadeiro, da vontade de Deus.

Em tudo somos afligidos e tentados, o único meio de nos fortalecer é controlar os desejos, assim como Jesus fez

Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?
Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tiago 4:5-7)


Perseverar em meio as provas nunca será fácil. Uma hora somos tentados pelo diabo e algumas vezes são as circunstancias da vida que nos empurram para lutar pela sobrevivência

Lembro me de um filme na década de 80. Um avião cai numa montanha enorme, no inverno. Era muito frio e difícil a escalada para acudirem os sobreviventes. 

Uma equipe subia ao topo para o resgate e uma equipe entre mortos e feridos estavam lá em cima no deserto gelado

Neste avião se encontrava muitas pessoas importantes, que estavam em viagem de negócios, eram ricos, mas agora tinha algo em comum, eram pobres de espírito. 

O frio intenso fez com que eles se unissem, num só objetivo, perseverarem na sobrevivência. Tudo eram provas amargas e a união fazia a diferença, era a força deles

No final do filme apenas 7 pessoas sobreviveram. Acabou o alimento e quando um morria, ele já sabia que serviria de alimento para os outros. Morria com alegria, porque seu corpo serviria de apoio aos famintos que ficavam

Era terrível este dilema, mas o filme foi baseado em fatos reais. Quando todos estavam por dias enfraquecidos, acharam uma pasta de dente e um chocolate, dividiram com entusiasmo aquilo como se fosse um jantar maravilhoso

No final o que prevaleceu foi a força de vontade de permanecer vivos. 

O resgate apareceu após muitos dias e encontrou os mais fortes que perseveraram naquele deserto emocionalmente abatidos, mas fortes espiritualmente, aprenderam lições, quem perseverou foi salvo do drama do acidente

Na vida espiritual vale o mesmo objetivo, perseverar em meio as provas até o fim. Quando estamos sozinhos ou juntos como "igreja", uns dependem dos outros, devemos perseverar em oração, jejum comunhão e adoração

...Aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. (Mateus 10:22)

Se perseverarmos no deserto da vida, em meio a tantas provas espirituais seremos salvos e o anjos de Deus vão nos servir, assim como serviram Jesus após suas provações no deserto

E se a prova por situação de desespero, panico e circunstâncias contrárias, seja forte, aguente a pressão, seja resiliente, tente se adaptar as situações de pressão, espere no Senhor, confie e passe na prova

Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor.  (Salmos 27:14)  

***





Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...