quinta-feira, 1 de outubro de 2015

O QUE VOCÊ TEM BUSCADO?



O QUE VOCÊ TEM BUSCADO?
Buscamos tanta coisa na vida, e a satisfação nunca é completa, o nosso dia-a-dia corre, voa e continuamos a buscar.
O que você tem buscado?
O verbo buscar subentende estar continuamente ocupado na busca de alguma coisa, ou fazendo um esforço vigoroso e diligente para obter algo.
Cada dia que amanhece esperamos alcançar aquilo que estamos buscando.
Buscamos o emprego, o salário mensal, preocupamos com nosso filhos, buscamos conforto proteção pra eles, e na vida sentimental, buscamos escolher a pessoa certa, e enquanto isso não acontece, buscamos ser feliz na família, corresponder com as expectativas no trabalho, buscando uma melhor colocação e quem sabe com um melhor salário, quantas dúvidas que buscamos respostas....
Buscamos também entender, muitas vezes, o que está acontecendo com as pessoas, e eu acho que se fossemos perguntar, teria muito mais coisas que buscamos no nosso dia-a-dia.
O que você tem colocado como prioridade em sua vida?? ou melhor, quem?? Somos tão previsíveis, com tantas dúvidas que fico imaginando que Jesus só não nos abandona por seu infinito e infalível amor!
"Buscai primeiro…"
Encontramos estas palavras ditas pelo Nosso Senhor Jesus Cristo, em Mateus 6:33. Assim lemos: "Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."
Por quantas vezes, deixamos de ouvi-lo para ouvirmos nosso coração, nossa razão. E quando nada acontece ou acontece tudo errado, jamais pensamos que deveríamos buscar uma outra coisa primeiro.
Pronto, Deus não esta me vendo, a culpa é de Deus, Ele não ama, Ele não me ouve. ele não vê o que estou precisando
Você sabia que existe uma promessa de Deus para nossas vidas com relação ao que estamos buscando?
Observe o versículo com atenção: Mateus 6.33
? Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Você sabe o que é o Reino de Deus?
Primeira coisa que devemos entender que esse reino não se trata de nada material ou político, nem de domínio sobre nações ou reinos deste mundo.
Este mundo continuará sendo inimigo de Deus, por rejeitar a obediência a Deus e por não aceitar a Cristo como Salvador.
O reino é invisível, antes de tudo uma demonstração do poder divino em ação. Não é nada externo, é no nosso interior, Reino preparado para ser vivido dentro de nós
É Deus revelando-se com poder na execução de todas as suas obras.
A condição necessária e fundamental para se entrar no Reino de Deus é: “Arrependei-vos e crede no Evangelho”
Marcos 1.15 - E Jesus dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
Buscar a Deus é nosso dever, deveria ser nossa busca maior
Isaias 55.6 - Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
Para ver o Reino de Deus você precisa:
1.Nascer de novo, da água e do Espírito – João 3
2.Ser pobre de Espírito, que é reconhecermos que não temos qualquer auto suficiência espiritual.
3.Ser manso
4.Ser limpos de coração, ou seja, estar liberto do pecado, mediante a graça de Deus.
5.Os que sofrem perseguição por causa da justiça, são aqueles que conservam os padrões divinos da verdade, e ao mesmo tempo se recusam a concordar com a presente sociedade pecaminosa e com o modo de vida dos crentes mornos.
Eu repito a pergunta: O que você tem buscado?
É responsabilidade do cristão buscar incessantemente o reino de Deus, em todas as suas manifestações, tendo fome e sede pela presença e pelo poder de Deus, tanto na sua vida como no meio da sua comunidade cristã.
"Buscai primeiro…"
Mateus 6:33 - "Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."
De acordo com Jesus Cristo, a primeira coisa que devemos buscar, a prioridade máxima que devemos ter, é o Reino de Deus e Sua Justiça.
Isto, por outro lado, não se refere simplesmente a uma busca externa. Nada pode ser manifestado exteriormente e ser genuíno se não estabelecido primeiro internamente, no coração.
É o coração que deveria primeiramente, acima de tudo, buscar o Senhor e Seu Reino.
1. Mateus 6:19-20
Começando em Mateus 6:19-20, lemos:
Mateus 6:19-20
"Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam."
Embora exista tesouro terrenos, coisas materiais, o verdadeiro tesouro é celestial. É este – o tesouro celestial – que Jesus nos chama a ajuntar.
De fato, que vantagem se alguém é rico na terra, mas pobre no céu?
Como o próprio Jesus disse ao anjo da Igreja de Laodiceia no Livro do Apocalipse, capítulo 3:
Apocalipse 3:17-18
"Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas."
É o Senhor Jesus Cristo quem tem o ouro real, chamando-nos a irmos e comprarmos dele o verdadeiro ouro.
Aceitaremos seu chamado às riquezas celestiais, ouro refinado, ou compraremos as riquezas perecíveis deste mundo?
Conforme 1 Timóteo 6:6-9 nos diz:
"Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso, contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína."
e Hebreus 13:5-6
"Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem?"
O grande ganho é a piedade. A riqueza genuína é celestial. A verdadeira riqueza é aquele ouro comprado do Senhor Jesus Cristo.
Que possamos ir e comprar dele ouro refinado que se converte em verdadeira riqueza e não permitamos que o engano das riquezas e o cuidado deste mundo tornem a semente da Palavra de Deus infrutífera em nossos corações. (Lucas 8:14).
2. Mateus 6:21
Continuando, Jesus Cristo deixa claro porque é tão importante o que alguém considera como verdadeiro tesouro. Assim, no versículo 21 lemos:
Mateus 6:21
"Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração."
Onde estiverem nossos tesouros, aí estarão também nossos corações.
Em outras palavras, é impossível ter nosso coração apegado às coisas terrenas e ao mesmo tempo ajuntar tesouros no céu.
Tesouros nos céus apenas são guardados por aqueles que têm seus corações no céu. Por isso Paulo diz:
Colossenses 3:2
"Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra."
E conforme o próprio Senhor diz:
Mateus 6:24
"NINGUÉM pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom (dinheiro)."
É impossível servir a Deus e ao mundo. Um é contrário ao outro. Conforme Tiago nos diz muito bem:
Tiago 4:4
"...não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus."
Quanto mais alguém deseja o mundo, mais a chama de Deus se inflamará contra ele e vice-versa.
Claro, não estamos falando sobre coisas materiais no mundo, pois todos vivemos no mundo e o Senhor nos estabeleceu para sermos testemunhas nele.
Estamos falando sobre mistura de práticas e o espírito deste mundo. É impossível servir ao espírito do mundo e o Santo Espírito.
E conforme o Senhor diz:
Mateus 6:25
" Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?"
A frase “Por isso vos digo” conecta o que Jesus diz nesta passagem com o que disse anteriormente, isto é, que não podemos servir a dois mestres.
Em outras palavras, “por isso”, ou seja, porque não podemos servir a dois mestres, nós não devemos nos preocupar com nossa vida.
De outra forma estaremos servindo ao mestre errado. “Não vos preocupeis com vossa vida”, e isto inclui qualquer preocupação que alguém possa ter: família, filhos, finanças, carreiras, saúde e geralmente qualquer preocupação desta vida, pequena ou grande está incluída nesta categoria. É claro que o fato de não nos preocuparmos com nossa vida não significa que não tenha quem cuide dela. Contudo não somos nós que a cuidaremos. Conforme I Pedro 5:6-7 diz:
I Pedro 5:7
"Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós."
É Deus quem cuida de nós e o Único a quem devemos lançar nossas ansiedades. Isto não é apenas uma exortação. Voltando ao que o Senhor disse: “por isso eu vos digo”, isto mostra que o servir ao verdadeiro Senhor vai de mãos dadas com o lançar cada preocupação nas mãos de Deus. Melhor dizendo, alguém pode servir a Deus apenas se chegar ao nível de tirar as preocupações de si mesmo e entregá-las a Deus.
Referente ao tópico dos cuidados e as consequências que elas podem causar quando não são entregues a Deus, Jesus adverte:
Lucas 21:34
"E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia."
e outra vez Lucas 8:14
"E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição."
e 2 Timóteo 2:3-4
"Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra."
A consequência que as preocupações têm sobre o homem de Deus é torná-lo infrutífero. Isto não é uma questão se os cuidados são coisas concretas.
O que realmente importa é o que fazemos com elas. Ocupamo-nos com elas, tornando nossos corações pesados, abatidos, e assim incapazes de dar frutos, ou depositamos em Deus, que como nos disse, cuida de nós?
Já que a palavra de Deus é a referência, mais uma vez está muito claro:
Filipenses 4:6-7 
"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus."
3. Mateus 6:31-32
Voltando a Mateus 6 e às palavras de nosso Senhor:
Mateus 6:31-32
"Não andeis, pois, inquietos, dizendo: “Que comeremos”?”, ou “que beberemos?” ou “com que nos vestiremos”? ”Porque todas estas coisas os gentios procuram.”
2 Coríntios 6:14-18 "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso."
O jugo do qual a Palavra de Deus fala nesta passagem, não é o jugo físico, mas o espiritual. O Senhor ama cada indivíduo neste mundo e por cada um Ele deu Seu filho Jesus Cristo, “para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eternal." (João 3:16).
É por isso que ele nos estabeleceu neste mundo para sermos luzes (Mateus 5:14) (Mateus 5:14). Entretanto, o problema de Deus não é a com as pessoas, mas com o sistema deste mundo e o espírito, que rege, governa o mundo.
A frase “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis” não quer dizer que temos que largar nossas atividades e nos isolarmos fisicamente do mundo.
Em vez disso, quer que abandonemos as práticas deste mundo, de estarmos unidos em jugo com o espírito do mundo. Estamos em jugo juntos com os infiéis quando nos sujeitamos ao mesmo espírito que eles estão sujeitos.
Por isso, Romanos 12:1-2 nos diz:
"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."
Há uma conformação, mas há também a transformação. A qualquer momento, cada um de nós fará uma das opções: Conforma-se com o mundo ou se é transformado com a renovação de seu entendimento.
Ou vive para si mesmo ou apresenta seu corpo como sacrifício vivo ao Senhor.
Voltando a Mateus 6 e os versículos os quais iniciamos:
Mateus 6:31-34"Não andeis, pois, inquietos, dizendo: “Que comeremos”?”, ou “que beberemos?” ou “com que nos vestiremos”? ”Porque todas estas coisas os gentios procuram. Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."
A existência de cuidados é indisputável. Contudo, não nos conformemos com o espírito do mundo, nos preocupando com eles, pois Deus nos diz que Ele sabe do que necessitamos.
Ao contrário, deixemo-nos “ser transformados pela renovação de nosso entendimento” voltando nossos corações a Deus, Seu Reino e justiça.
Busque primeiro o Reino de Deus: É Ele nossa prioridade máxima, e o único que suprirá mais abundantemente nossas necessidades.
É o único tesouro que é genuíno, que nunca perece, mas está reservado para nós no céu.
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...