domingo, 6 de setembro de 2015

SALVAÇÃO (PARTE 3)


SALVAÇÃO (PARTE 3)

"O que é salvação? 

Resposta: 
Salvação é a libertação do perigo ou sofrimento. Salvar é libertar ou proteger. A palavra carrega a idéia de vitória, saúde, ou preservação. 


Às vezes, a Bíblia usa palavras como salvo ou salvação para se referir à libertação temporária e física, e também a salvação eterna da alma e do espírito

O uso mais frequente da palavra salvação tem a ver com libertação eterna e espiritual. 


Jesus disse que nos daria vida em abundância:


Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. 
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
(João 10:9-11)

Você percebe? Ele deseja que tenhamos vida abundante Nele.

Jesus está disposto sempre a dar a sua vida pelos seus, se alguém desejar ter a vida abundante de Jesus, salvar-se-a, entrará em seu reino e acharás alimento espiritual (pastagens)

"Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens" (João 10:9)

Para isso precisamos confiar nas Escrituras, viver no foco da salvação, meditar e praticar a palavra de Deus

Deus está no controle de tudo:

Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar; (Isaías 40:22)

A Bíblia mostra de maneira extraordinária, descreve profeticamente a história do mundo, a ascensão e a queda dos impérios mundiais até os nossos dias e ainda fala sobre o império do Reino de Deus, um reino invisível, que perdurara para sempre

No capítulo 2 de Daniel - A Bíblia apresenta um desfile dos impérios que dominaram o mundo desde os tempos de Nabucodonosor (Babilônia), passando pelo Medo-Persa, depois o Grego sob o comando de Alexandre, o Grande até a chegada dos Romanos

Menciona a queda de Roma, depois disso nenhum império iria dominar o mundo, apesar de várias tentativas na história de alguma nação tentar este domínio mundial, sem êxito

O único império que vai dominar agora seria o Reino de Deus e sua justiça, que jamais terá fim

Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre, (Daniel 2:44)

Isso se refere exatamente aos nossos dias, não existe mais um rei que domine o mundo, somente Cristo domina absoluto

Deus já estabeleceu Seu reino para sempre (reino espiritual)

Por isso que se diz: Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. (Mateus 6:33-34)

Quando buscamos o Seu reino e vivemos Nele, estamos no foco da salvação, não precisaremos ficar ansiosos pelo dia de amanhã, basta viver cada dia na presença de Deus e haverá provisão, direção e proteção

Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente. (Isaías 40:8)

Deus é eterno, o seu amor pelo ser humano também é eterno, de geração em geração. Sua palavra não falha, ela permanece fazendo efeito todos os dias

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
(João 3:16,17)

A missão de Jesus é salvar o mundo, por causa do amor incondicional de Deus

O que acontece é que muitas vezes seu amor não é correspondido. Quem não crer em Jesus e nem no Evangelho irá perecer, porque rejeita a SALVAÇÃO - Viverá desamparado e não vai encontrar sentido para a existência, nem para a salvação

Muitas pessoas deixam de lado os ensinamentos da Bíblia, vivem apenas numa religião, atrás de bençãos e preceitos de homens, confiam mais em homens do que na palavra:

Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. (Mateus 15:8,9)

Há muitas religiões, muitas doutrinas, tradições religiosas que não tem nada a ver com a salvação, aparecem muitas seitas, falsos profetas e enganam a muitos

Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. (Apocalipse 1:3)

Felizes os que leêm e que ouvem, que entendem e põe em pratica a palavra de Deus, estes encontrarão com facilidade o caminho da salvação

Guarde a palavra de Deus no coração e não se desvie do caminho, permaneça - Faça como o Salmista Davi:

Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos. Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca. Folguei tanto no caminho dos teus testemunhos, como em todas as riquezas. Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos. (Salmos 119:11-15)

Guardar a palavra é viver no foco da salvação e se desviar do mal. Porque do coração procede todos os maus desejos

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. (Provérbios 4:23)

Guardar o coração é essencial para se ter uma vida espiritual abençoada

Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, Porque não entra no seu coração, mas no ventre, e é lançado fora, ficando puras todas as comidas?  E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. (Marcos 7:18-23)

***


Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...