domingo, 13 de setembro de 2015

DESVIE-SE DOS ESPÍRITOS ENGANADORES


DESVIE-SE DOS ESPÍRITOS ENGANADORES
O Apóstolo Paulo estava fundando igrejas pro toda a parte no primeiro século

E Paulo chegou a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego; (Atos 16:1)
Paulo fazia suas viagens missionárias e supervisionava as igrejas pessoalmente ou escrevia cartas
E, quando iam passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os decretos que haviam sido estabelecidos pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém. De sorte que as igrejas eram confirmadas na fé, e cada dia cresciam em número. (Atos 16:4,5)
As igrejas se espalhavam, o povo cristão crescia cada dia mais, mas, em certos lugares, Paulo avisado pelo Espírito Santo, era impedido de anunciar o Evangelho em certos lugares
E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu.
E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade. (Atos 16:6-8)
Paulo era direcionado pelo Espírito Santo, onde deveria estabelecer igrejas e pregar o Evangelho, e através de visões, o Espírito Santo orientava ele no que deveria fazer
E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos. 

E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho. (Atos 16:9,10)
Sempre seguindo a liderança do Espírito Santo, Paulo percorria a Asia, a Europa e pelo oriente médio, fundando igrejas e anunciando o evangelho no mundo antigo
As boas novas alcançavam todas as classes sociais, da mesma maneira que ocorre hoje, quando se é pregado o evangelho por toda parte. E quem direciona tudo sempre foi e será o ESPÍRITO SANTO e não homens
Em Atos 16: 16, 17 e 18 Há um relato interessante de um episódio em que Paulo repreende uma jovem que falava a verdade.
E sendo repreendida saiu dela um espírito. Por que então ela foi repreendida.
Pode alguém ser repreendido por falar a verdade?
E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. (Atos 16:16,17)
Esta jovem afirmava corretamente que Paulo e seus amigos de viagem, eram realmente homens de Deus, usados para pregarem o Evangelho
E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu. (Atos 16:18)
Ela era tipo uma cigana, fazia adivinhações e dava lucro aos seus senhores, portanto, tinha mais pessoas envolvidas neste negócio de prever o futuro.
A habilidade de adivinhar dessa moça vinha dos espíritos malignos que a possuíam. A adivinhação era prática comum nas culturas grega e romana
Havia muitos métodos pelos quais as pessoas tentavam predizer eventos futuros, havia médiuns, feiticeiros e ciganos desde aquela época e até muito antes de Cristo
Esta jovem endemoninhada, enriquecia seus senhores interpretando sinais e lendo a sorte das pessoas. Estes caras exploravam a infeliz condição da jovem para obter lucros pessoais
O que a jovem disse sobre Paulo e seus amigos era verdade, embora a informação procedesse de um demônio
Paulo ficou extremamente incomodado por um espírito maligno anunciar a verdade a seu respeito
Paulo não queria fama e nem bajulação. Paulo queria simplesmente anunciar o Evangelho e ser simplesmente dirigido pelo Espírito Santo
A LUZ e as TREVAS não podem se misturar. A motivação daquela moça era simplesmente ficar ainda mais famosa, mas ela não tinha brilho próprio para pregar o evangelho, suas intenções eram continuar a ter lucro
Paulo recusou esta forma de ajuda, esta intenção demoníaca de misturar o Evangelho com atividades relacionadas a demônios e espíritos enganadores só iria atrapalhar os planos de Deus
PAULO repreendeu o espírito do engano e pagou caro por isso, foi duramente castigado e o levaram para a prisão
E, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro estava perdida, prenderam Paulo e Silas, e os levaram à praça, à presença dos magistrados. E, apresentando-os aos magistrados, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbaram a nossa cidade, E nos expõem costumes que não nos é lícito receber nem praticar, visto que somos romanos. E a multidão se levantou unida contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança. (Atos 16:19-23)
Pregar o Evangelho nunca foi fácil, haverá oposição de todas as partes, e Paulo não desistiu, porque Deus era com ele em toda situação.
Pessoas com motivações erradas sempre vão aparecer, sejam elas bajuladoras, atrás de fama, dinheiro e posição, achando que o Evangelho é fonte de riquezas e honras
Nada disso tem haver com Reino de Deus. Pregar o evangelho genuíno tem haver com a direção do Espírito Santo sobre a vida dos verdadeiros cristãos
É focar em Cristo, não em homens. É o Espírito Santo que nos direciona ao caminho da VERDADE. É ele que convence as pessoas do erro e mostra toda a verdade a seus servos, confie somente no Espírito Santo
Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós. 
(2 Timóteo 1:14)
SEJA DIRECIONADO PELO ESPÍRITO SANTO, se afaste de pessoas má intencionadas e pregues a PALAVRA DE DEUS corretamente
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...