quarta-feira, 2 de setembro de 2015

SALVAÇÃO (PARTE 1)


SALVAÇÃO (PARTE 1)

Pergunta: "O que é salvação? 

Resposta: 
Salvação é a libertação do perigo ou sofrimento. Salvar é libertar ou proteger. A palavra carrega a idéia de vitória, saúde, ou preservação. 


Às vezes, a Bíblia usa palavras como salvo ou salvação para se referir à libertação temporária e física, e também a salvação eterna da alma e do espírito

O uso mais frequente da palavra salvação tem a ver com libertação eterna e espiritual. 


Quando Paulo disse ao carcereiro de Filipo o que ele precisava fazer para ser salvo, Paulo estava se referindo ao destino eterno do carcereiro (Atos 16:30-31). 

Jesus igualou ser salvo com entrar no reino de Deus (Mateus 19:24-25). 

Somos salvos de quê? Na doutrina Cristã da salvação, somos salvos da “ira”; quer dizer, do julgamento de Deus sobre o pecado (Romanos 5:9; 1 Tessalonicenses 5:9). Nosso pecado nos separou de Deus, e a consequência do pecado é morte (Romanos 6:23). Salvação bíblica se refere à libertação da consequência do pecado e envolve, portanto, remoção do pecado. 

Quem pode salvar? Só Deus pode remover pecado e nos livrar da penalidade do pecado (2 Timóteo 1:9; Tito 3:5). 

Como Deus salva? Na doutrina Cristã da salvação, Deus nos resgatou através de Cristo (João 3:17). Especificamente, foi a morte de Jesus na cruz e subsequente ressurreição que alcançou nossa salvação (Romanos 5:10; Efésios 1:7). 


A Bíblia é clara que salvação é um gracioso dom de Deus que não merecemos (Efésios 2:5,8), e é disponível apenas através de fé em Jesus Cristo (Atos 4:12). 

Portanto, ninguém veio ao mundo para sofrer. Deus tem um plano maravilhoso para cada pessoa que queira ser salva

E a felicidade plena consiste em descobrir este plano e propósito

Deus trabalha com princípios e propósitos, ninguém está sozinho no mundo, ninguém veio aqui só de passagem, nada é por acaso

Deus se lembra perfeitamente de cada indivíduo, cada ser humano, criado a sua Imagem e Semelhança

Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim. (Isaías 49:15,16)

É inútil tentar ser feliz sem o conhecimento da palavra de Deus. De geração em geração as Escrituras existem para instruir o ser humano, ela é um verdadeiro guia, um manual de comportamento humano

Para seguir em frente com nossa vida, se equilibrar e ser feliz, é preciso aceitar a direção de Deus

Quem deixa a vida sem controle, "deixar a vida te levar" corre o risco de viver desnorteado

Toda Escritura foi inspirada por Deus, Ele através dos tempos, nos deixou sua Palavra escrita, inspirada por homens tementes a Ele, para que nos servisse de instrução, de ensinamento e de repreensão, para nos colocar em posição de retidão moral,  justiça social e amor universal - a fim de nos mostrar o que é certo e correto

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 
(2 Timóteo 3:16,17)

...Continua na próxima mensagem - Parte 2




Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...