quarta-feira, 16 de abril de 2014

A VERDADEIRA COMEMORAÇÃO DA PÁSCOA



A VERDADEIRA COMEMORAÇÃO DA PÁSCOA

Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante a data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito

Porém no mês primeiro, aos catorze dias do mês, é a páscoa do Senhor. Números 28:16

A Páscoa Judaica - Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. 

Celebrem os filhos de Israel a páscoa a seu tempo determinado. Números 9:2   -  Disse, pois, Moisés aos filhos de Israel que celebrassem a páscoa. Números 9:4 - 

Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.  

Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão. 

Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.
{1 Coríntios 5:7}



Páscoa (do hebraico Pessach), significando passagem através do grego Πάσχα é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa do Cristianismo

Foi exatamente no domingo que se comemorava a páscoa em jerusalém que Jesus Cristo ressuscitou . 
Portanto, também na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação na Sexta-Feira que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 dC.

Antigamente, antes de Cristo a Pascoa até ficou esquecida, o povo de Deus apostatou da fé, seguiu outros deuses, se prostraram em idolatria, se rebelaram contra os mandamentos de Deus e somente quando Josias entrou no trono a Pascoa foi restabelecida

2 Reis 22:1-2: "Josias tinha oito anos quando começou a reinar, e reinou trinta e um anos em Jerusalém. Ele fez o que era reto aos olhos do Senhor; e andou em todo o caminho de Davi, não se apartando dele nem para a direita nem para a esquerda." 
Josias começou seu reinado em Jerusalém com apenas 8 anos de idade por volta de 640 AC. Esse jovem rei amou a Deus de todo o seu coração, de todas as suas forças e de toda sua alma. 


A partir da atitude deste cara, Deus adiou uma sentença, uma destruição do Reino de Judá até os dias que ele morresse, pelo menos, Deus poupou sua própria vida e lhe trouxe paz interior (até o dia que ele estivesse vivo, não iria ver a tal destruição do seu povo)

Até mesmo a celebração da Páscoa estava errada naquele tempo, esqueceram a maneria certa de comemorar 
2 Reis 23:21-23: Então o rei deu ordem a todo o povo dizendo: Celebrai a páscoa ao Senhor vosso Deus, como está escrito neste livro do pacto. Pois não se celebrara tal páscoa desde os dias dos juízes que julgaram a Israel, nem em todos os dias dos reis de Israel, nem tampouco nos dias dos reis de Judá. 


Foi no décimo oitavo ano do rei Josias que esta páscoa foi celebrada ao Senhor em Jerusalém.
 Hoje, o mundo não está tão diferente, em vez de comemorar a Páscoa corretamente, tudo virou comércio, está todo mundo atrás de ovo de chocolate e coelhinho da Páscoa, esqueceram a essência da comemoração (* liberdade do povo de Deus que era cativo no Egito). 


Deus mais uma vez se alegrou de Josias, porque este cara ensinou o povo a celebrar a Páscoa da maneira certa que agrada a Deus, da forma correta.

A Bíblia diz; "nunca se celebrou tal Páscoa com esta". Nunca na história, a Pascoa foi tão agradável a Deus no tempo de Josias. 
É comum encontrar pessoas que tem uma concepção errada de que Deus é contra festas, e se exclui de muitas delas, mas se celebra-las de forma correta, devemos nos alegrar e muito, é nosso direito, temos que nos divertir sim, o Senhor Deus nos deseja vida com abundancia

 (João 10:10).

Celebre a Páscoa com entendimento e sabedoria, adore a Deus em todo Tempo

__

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...