O cara era louco, ninguém o segurava, ele atacava as pessoas, era um maniaco diabólico, mas ele teve um encontro com Jesus:
E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos. (Marcos 5:9)
E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios. (Lucas 8:30)
Passado alguns minutos de prosa, todos encontraram o doidão sentadinho em perfeito juízo, sem fazer mal a ninguém
E foram ter com Jesus, e viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido e em perfeito juízo, e temeram. (Marcos 5:15)
Descobre-se no contexto destes capítulos, os seguintes fatos: Os dêmonios de fato professam adorar a Cristo. Eles tremem diante Dele
Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. (Tiago 2:19)
Aquela legião que estava dentro do homem que correu ao encontro de Jesus, se prostrou ao chão, tremendo:
E chegaram ao outro lado do mar, à província dos gadarenos. E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo; O qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender; Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar. E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras. E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o. (Marcos 5:1-6)
Evidentemente se prostraram querendo evitar que Jesus os tratasse com demasia dureza. Jesus apenas ordenou que saíssem do homem.
Os demonios ficaram receosos, mas Cristo exigia deles: "Qual é o teu nome?" Os demonios responderam: "Meu nome é legião, porque somos muitos"
Quando Jesus insistia que fossem embora, os demonios horrorizados
ao serem expelidos da sua habitação, do corpo do homem, rogavam-Lhe muito que os não enviasse para fora daquela provincia
(Marcos 5:10)
Os demonios não são destruídos, apenas expulsos, notamos que no mundo espiritual não se destrói demonios, apenas podemos expulsá-los. Não adianta fazer campanhas em igrejas para os demonios deixarem de existir e de agir, eles até colaboram com os planos de Deus, só agem se Deus permitir
Somos nós que temos que nos posicionar para vencer toda e qualquer guerra espiritual. Por isso que a bíblia nos orienta a expulsá-los em nome de Jesus e resistir a eles, com fé e não dar brechas, nunca nos orienta a destruí-los
Então a legião de demonios que tinham possuido o maníaco doidão, queriam um negócio mais vantajoso.
Se ficassem obrigados a saírem da sua possessão humana, então seria melhor habitarem numa manada de porcos, que pastava por perto
E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles. (Marcos 5:12)
Jesus não pensou duas vezes e logo permitiu:
E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil), e afogaram-se no mar. (Marcos 5:13)
Alguém ficou no prejuízo, não se sabe ao certo o que Jesus e seus companheiros de viagem fez ao dono dos porcos, uma manada foi perdida.
Talvez o dono dos porcos não se importou, porque naquela região tinha um endemoniado dando muito trabalho e provocando pavor nos moradores. Para os moradores foi um alívio
Ao ver o homem limpo e saudável, talvez o dono dos porcos se alegrou tanto com o milagre, que nem sentia a falta da manada. O grande lucro foi a restauração daquele gadareno doidão
Assim, se vê como os demonios se esforçam para não entregarem o seu lugar de possessão, eles resistem, contudo tem que se render à autoridade dos servos de Deus. Jesus Cristo disse aos seus seguidores:
E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades. (Lucas 9:1)
Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. (Lucas 10:19)
E quando os demonios saem de um corpo, eles podem voltar, se a habitação antiga não estiver vivendo de modo correto.
Eles pedem reforço entram novamente onde há brechas e descuido em viver uma vida santa e piedosa, onde se enche o coração de coisas boas
E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má. (Mateus 12:43-45)
Os demonios tem permissão para entrarem de novo, habitam ali e o último estado deste homem ou mulher possessa, será pior que o primeiro estágio.
Jesus realmente falava muito seriamente sobre isso, por isso dizia para muita gente, quando curava, libertava e exorcizava: "não peques mais, para que te não suceda alguma coisa pior"
Em todo caso Jesus sempre dizia as pessoas livres de enfermidade, vícios, maus hábitos, possessão diabólica: " vai e não peques mais"
Livre-se do mal, resista ao diabo, expulse a legião de demônios em nome de Jesus, santifique sua vida e sempre vai e não peques mais, esta é regra aos fiéis seguidores de Jesus
****
Nenhum comentário:
Postar um comentário