domingo, 22 de julho de 2012

O BEM E O MAL

O que é o bem? O que é o mal? O mal é ausência do bem? Onde está a origem do mal? Em Deus? Nos Homens? O bem e o mal existe, e muito se fala nisso e vivemos entre eles.

Utilizamos essas perguntas para saber: a origem do mal, as necessidades humanas e o bem versus o mal. O bem e o mal nos cercam diariamente. Tudo é real. Tudo depende de nossas escolhas e decisões.

Pelo ponto de vista do Criador: O bem é tudo o que é conforme à 

 

lei de Deus;  o mal, tudo o que lhe é contrário. 

Assim, fazer o bem é proceder de acordo com a lei de Deus. É SER BENÇÃO, SER UM ABENÇOADO. BENÇÃO É A AÇÃO DO BEM.

Fazer o mal é infringir A LEI DE DEUS. É fazer as coisas contrárias a vontade de DEUS. É SER UMA MALDIÇÃO, SER UMA PESSOA AMALDIÇOADA. MALDIÇÃO É A AÇÃO DO MAL

 

O homem começou a saber sobre bem e mal logo na sua origem e na sua desobediência a Deus, quando Deus quis testar a obediência do homem, colocando a arvore do conhecimento diante dele, este mesmo homem gerado por Deus ousou conhecer o bem e o mal através de sua própria decisão e escolha

 

 

 

 

Gênesis 3:5

Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

 

 

 

 

 

Gênesis 3:22-23

 Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,

 O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.

 

Quem sugeriu que o homem conhecesse o bem e o mal, foi aquele anjo que se tornou rebelde e também foi provado por Deus e que agora também sofre as conseqüências do mal: Satanás

Este ser milenar deixou o homem sujeito ao conhecimento do bem e do mal, para que Ele também pudesse agir com seus planos

O homem decidiu ser igual a Deus lá no paraíso, lá em suas origens, portanto descobriu por si só o que é bem e o que é mal, agora  pois veio sobre ele uma grande responsabilidade, e para que ele não tentasse ser melhor que Deus, achando que estava acima do bem e do mal, Deus resolveu tirá-lo da sua presença

 

Agora o homem  com suas decisões e escolhas vai lhe deixar apto para discernir o bem do mal em qualquer situação, e se obedecerem a Deus comerão o bem da terra, serão recompensados por aquilo que fizer, sabendo que o bem traz bênçãos e o mal traz maldição - Tudo o que constitui obstáculo, contradição ou desobediência, tudo o que não está de acordo com a lei de Deus vai haver consequencias ruíns.

 

A história do mundo é a história da luta entre o bem e o mal... Os homens são influenciados, os conhecimentos se espalham e o fim se aproxima. O homem tem meios de distinguir por si mesmo o que é bem do que é mal.

Quando o homem decide crêr em Deus, Ele lhe instrui no que precisa saber.

Deus lhe dá sabedoria para distinguir os caminhos certos e poder para se livrar do que é mal.

Eclesiastes 7:20

Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque.

 

 

Salmos 119:68

 Tu és bom e fazes bem; ensina-me os teus estatutos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Davi um homem comum reconhece que Deus é bom, mas falhou, ele precisava de ensino, da palavra que instrui. No decorrer da história do Homem todos falharam em obedecer, Satanás também falhou em obedecer ao criador.

Até hoje o homem não conseguiu por si só cumprir todas as leis de Deus para que ele pudesse só colher o bem, então Deus decidiu enviar seu filho para cumprir o que os homens não conseguiram, agora através de Jesus fica mais fácil estar do lado do bem, ser de fato filho de Deus e ver Deus como é, ser bom, justo e que só faz o bem

           

3 Joao 1:11 -

Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus.

 

 

Romanos 7:20 - Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.

Quando não fazemos o bem alguma coisa está errada, alguma coisa habita dentro de nós, são nossos maus desejos, eles que vão nos atrapalhar, não é Deus que nos tenta, as vezes são nosso maus desejos e as vezes é satanás que põe o pecado em nosso caminho. Se resistirmos, se vencermos as tentações, e praticarmos a palavra de Deus corretamente, logo estaremos a usufluir das bênçãos

Gálatas 6:9 - E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecidos

Salmos 37:3 - Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.

1 Timóteo 6:18 - Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis

Salmos 34:14 - Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a.

Para isso Jesus citou a regra áurea: Lucas 6:31 - Jesus disse: vede o que queríeis que vos fizessem ou não vos fizessem. Tudo se resume nisso. Não vos enganareis. Façam aos homens o que gostariam que fizessem a vocês

Lucas 6:27 -  Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam;

Lucas 6:33 - E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo.

Romanos 12:17 - A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.

 

Provérbios 12:20 -  No coração dos que maquinam o mal há engano, mas os que aconselham a paz têm alegria.

Provérbios 14:22 - Porventura não erram os que praticam o mal?  mas beneficência e fidelidade haverá para os que praticam o bem.

Quando erramos em excesso

, verificamos que isso nos faz mal. Pois bem, é Deus quem nos dá a medida daquilo de que necessitamos. Quando excedemos dessa medida, somos punidos pelo mal. Em tudo é assim. A lei natural traça para o homem o limite das suas necessidades. Se ele ultrapassa esse limite, é punido pelo 

 

sofrimento. Se atendesse sempre à voz da consciência que lhe diz - basta, evitaria a maior parte dos males

 

O bem não nos imuniza do sofrimento, resolvendo todos os problemas, mas auxilia a enfrentar as situações difíceis com bom ânimo, evitando que fiquemos no pessimismo e oferece resistência para vencer dificuldades e não contrair novos compromissos negativos. 

A lei de Deus é a mesma para todos; porém, o mal depende principalmente da vontade que se tenha de o praticar.

Aquilo que nos deixamos nos contaminar faz parte do mal. O bem é sempre o bem e o mal sempre o mal, qualquer que seja a posição do homem. Diferença só há quanto ao grau da responsabilidade

 

Mateus 15:18

Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.

 

 

Mateus 15:19

 

 

Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.

 

 

 

Somos responsáveis por aquilo que falamos e sobre tudo aquilo que deixamos contaminar o nosso coração. Praticar a regra áurea vai nos dar a certeza de estar fazendo a vontade de Deus com responsabilidade; fazer o bem evitando sempre contaminar o nosso coração

 

Assim, mais culpado é, aos olhos de Deus, o homem instruído que pratica uma simples injustiça, do que o selvagem ignorante que se entrega aos seus instintos.

 

O mal recai sobre quem lhe foi o causador. Quando o homem pratica o mal, cada um será punido, não só pelo mal que haja feito, mas também pelo mal a que tenha dado lugar.

 

Para agradar a Deus e assegurar a sua posição futura, não bastará, apenas, que o homem não pratique o mal.  Cumpre-lhe 

 

 

fazer o bem no limite de suas forças, fazer o possível, porquanto responderá por todo mal que haja resultado de não haver praticado o bem.

Faça valer a regra áurea que está citada em 2 textos conhecidos das escrituras:

Mateus 7:12

Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.

 

 

Lucas 6:31

E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.

 

 

 

Fazer o bem não consiste, para o homem, apenas em ser amoroso e bondoso, mas em ser útil a todos. Não há quem não possa fazer o bem. Somente o 

 

 

egoísta nunca encontra ensejo de o praticar.

É pela escolha humana, que a alma se reaproxima de Deus. A salvação somente pode vir mediada pela graça divina, uma vez que Deus é a única e absoluta fonte de todo bem.

O homem é capaz de, por si mesmo, distinguir o certo do errado; mas somente a graça permite ao homem consumar o bem, transformando-o em fato

Na Terra, a influência dos maus sobrepuja a dos bons, por fraqueza destes que deveriam fazer o bem com perseverança. Os maus são intrigantes e audaciosos, os bons são tímidos. 

Quando estes bons homens  quiserem, usufluir do poder de Deus vão se impor e o bem vai prevalecer.

 

O bem é expansão da luz, o mal é condensação da sombra .  O bem é a luz que liberta, o mal é a treva que aprisiona...  Nunca te esqueças de que o 

amor de Deus vence todo ódio e de que o bem aniquila todo mal.

 

O vontade de Deus é que façamos só o bem, e todos os que se entregarem realmente ao bem, triunfarão de todos os obstáculos do mundo. 

 

"Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos!" (Isaías 5:20-21).

 

As pessoas que rejeitam os sábios limites que Deus estabeleceu e "aborreçam" aquilo que Ele chama de bem. Essa mudança está ocorrendo agora!  

 

"Tu amas mais o mal do que o bem, e a mentira mais do que o falar a retidão." [Salmos 52:3].

    

Se isto acima, no salmos 52:3 o afastará de Deus, então é hora de começar a agir atrás da regra áurea – faça o bem prevalecer e esteja no centro da vontade de Deus

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...