terça-feira, 22 de junho de 2021

JESUS CHOROU

 


JESUS CHOROU
A pergunta pelos motivos que Jesus chorou, sempre foi intrigante para muitos.
Sempre permanece na mente dos outros um resquício em querer aceitar um Jesus forte, poderoso, imponente, e que em consequência ou circunstância nenhuma não chorava.
Mas aos poucos esta concepção muda a partir da compreensão de uma parte da carta de Paulo aos Filipenses 2,6-8, ali há uma compreensão maior:
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. (Filipenses 2:6-8)
Cristo se torna humano, participa da condição humana, sofre as aflições do mundo. Um grande exemplo de amor pela humanidade.
Assim o versículo de João 11, 35 revela o lado humano de Jesus:
“Jesus chorou” (João 11,35)
Considerado um dos menores versículos da Bíblia, temos o sujeito da frase: Jesus e o verbo, entretanto nos revela uma das maiores verdades com respeito à personalidade de Jesus.
Jesus Cristo se fez uma pessoa normal, sensível, semelhante aos homens e mulheres de seu tempo, mas cheio do Espírito Santo de Deus.
Como todo ser humano Ele ficou cansado nas longas caminhadas pelos desertos da Palestina, sentiu fome, precisou dormir, a dor e a tristeza se abateram sobre ele, saudade de um amigo como do episódio da ressurreição de Lázaro, enfim o Filho de Deus se fez uma pessoa comum semelhante a qualquer pessoa humana.
Pensar desta forma é muito importante no cristianismo, "Jesus se fez homem", porém para muitos cristãos ainda imaginam Jesus ressuscitado como uma pessoa sem sentimentos, que não chora (sinônimo de fraqueza) distante dos homens e mulheres, mas a verdade é esta de Hebreus 13,8:
“Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje; ele o será para a eternidade”. (Hebreus 13,8)
Jesus chorou por Jerusalém que não o reconheceu como profeta, como filho de Deus, chorou um dia ao ver a dor dos seus amigos, revelando seu lado humano, ainda chora por nós hoje, ainda fica triste com as nossas tristezas, se alegra quando nos alegramos e vencemos as dificuldades.
O episódio da ressurreição de Lázaro quer mostrar a personalidade de Jesus, Ele não é indiferente a dor de outras pessoas, de seu amigo que morreu, ele foi sensível e chorar ao ver a dor de Maria e Marta quando morreu o amigo Lázaro.
Jesus chorou e ainda chora ao ver a humanidade desse jeito cheio de pecados .Jesus foi para cruz justamente pela minha e sua vida para nos dar o direito de vida eterna
Jesus chorou, e a Bíblia nunca diz que ele sorriu. Porque?
Simples. A dor de ver tanto sofrimento, competição, traição, miséria, corrupção, desamor, mentiras, falsidade, etc....
Ele era a pureza em pessoa e sofria junto com, e pela humanidade.
Dizem que Jesus ao morrer aparentava um homem de 50 anos, de tanto sofrer pela e junto com a humanidade. Olhar para o ser humano pela ótica humana é olhar para a derrota.
Nada de bom existe no ser humano que não se deixa ser tocado por Deus (se bem que alguns se dizem santos).
A Biblia diz que o melhor dos seres humanos é como espinho.
Imaginemos o que é um espinho, sabemos o resultado de toca-lo. Odio e amor, sucesso e insucessos, gozo e dor, alegria e tristezas, vida e morte.
Nada nesse mundo indica felicidade plena. O que hoje sorri, logo mais chora. Mas isso não deve ser objeto de vivermos na amargura. Cristo foi diferente de todos.
Ele era o salvador do humanidade, e só recebeu afrontas.
Vejamos o que esta escrito em Isaias, capitulo 53, e versos seguintes:
"Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse.
Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.
Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido.
Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca. 10 Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos".
Que homem teria alegrias, diante de tantos agressores, opositores, e humilhações só pela causa de fazer o bem.
Só Cristo pode suportar, ao final, a morte pelos criminosos que foram atendidos, curados e transformados.
Deus tenha misericórdia daqueles que também choram
***  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO

  O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO DINHEIRO : energia vital para a nossa sobrevivência O dinheiro tanto pode ser usado para fazer o bem ou o mal...