quinta-feira, 5 de março de 2020

AS CONTENDAS


AS CONTENDAS

Facções - Vem do grego, eritheia, que é traduzida como “contenda” ou “discussão”, mas também pode ser traduzida como “intriga”. 

Em outras palavras, essa é a tendência de se espalhar discussões secretamente. É um mal que pode ser encontrado em quase toda congregação e tem, muito provavelmente, causado mais mal à igreja do que todos os cultos e perseguições combinados.

Essas intrigas que freqüentemente levam os crentes à discussão vêm com a pretensão de ter os interesses do Senhor ou os interesses das pessoas no fundo. Entretanto, essa é a melhor das obras da carne e é, geralmente, usada para abrir uma larga porta para o inferno dentro da igreja, assim como nas vidas daqueles que se utilizam desse dispositivo. 

Como somos alertados em Gálatas 6:7, “Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.”

Esses que aborrecem aos outros, inevitavelmente terão, eles mesmos, vidas problemáticas.

Uma vez que intriga significa fazer coisas em secreto; qualquer coisa que não pode ser feita abertamente na luz é quase sempre mal. O diabo habita na escuridão e aquilo que tem que ser mantido na escuridão, normalmente, vem do diabo. É por essa razão que eu sempre fico alarmado quando alguém deseja me contar um segredo sobre outra pessoa. Eu nunca vi algo bom ou edificante vindo disso. Em tempos de perseguição algumas coisas obviamente terão que ser feitas secretamente, mas isso é uma exceção, pois coisas feitas em secreto raramente são corretas a menos que sejam suas orações e petições secretas.

Como discutimos anteriormente, nunca esqueçamos da oração que o Senhor fez na véspera de sua crucificação em João 17. Ele sabia que Ele tinha um curto tempo restante na Terra para orar como homem. Se nós soubéssemos que teríamos algumas horas a mais nessa vida, nossas orações certamente seriam focadas nas coisas que são mais importantes para nós.  Logo podemos crer que Sua oração é possivelmente o maior reflexo das coisas que estão no coração de nosso Senhor. O tema principal dessa oração é a unidade de Seu povo. Se a unidade é tão importante para Ele, então aqueles que verdadeiramente O amam nunca deveriam fazer nada intencionalmente para trazer facções ou divisões em Seu povo.

Eu sei que como pai há poucas coisas que me entristecem mais do que meus filhos estarem divididos. Há poucas coisas que me dêem mais prazer do que vê-los juntos e se divertindo. Nosso Pai nos céus é da mesma forma. Traz-Lhe grande prazer ver Seus filhos se amando. Traz-Lhe grande tristeza ver Seus filhos lutando um contra o outro. Usando intriga para trazer divisão o que é especialmente maligno. Tais têm a marca da natureza do próprio inimigo sobre quem já foi dito que no início ele era “astuto” (veja Gênesis 3:1)

Quando ficamos ofendidos ou incomodados por algo que está acontecendo na igreja ou com outras pessoas nós, geralmente, buscamos conforto através da concordância de outras pessoas. Entretanto, é uma concordância do inferno. 

É assim que satanás, que é chamado de “o acusador de nossos irmãos” 
(Apoc. 12:10), costuma ter acesso e começa a fazer sua melhor ação que é trazer separação ao povo de Deus. Ele parece entender melhor do que muitos cristãos que a unidade do povo de Deus multiplica o poder (“se um ou dois concordarem...” Mateus 18:19) e consequentemente sua estratégia inicial contra a igreja é manter o povo de Deus dividido. Precisamos despertar para essa estratégia e não permitir que sejamos usados em nada que traga divisão entre o povo de Deus.

Uma forma com a qual o inimigo tenta captar cristãos é justificando suas intrigas malignas como motivos de oração. Algumas das piores facções no corpo começaram com alguém compartilhando os problemas de outros ou problemas percebidos com o objetivo de “orar por ele”. Algumas das mais diabólicas fofocas são expressas em orações. Alguns até usam a oração como forma de bruxaria a fim de tentar ditar a política dentro da igreja. Isso não só suja muitas pessoas como também é muito usada para destruir o ministério de oração na igreja. Não importa se você chama isso de oração ou não, essa forma de tentativa de manipulação e controlo sobre outros é uma forma de bruxaria.

Há também um mal que alguns chamam de “maldições ungidas”. Essas são liberadas quando cristãos usam algo santo, como oração, para falar o mal de outros ou sobre outros. Palavras têm poder como vemos em Provérbios 18:21, “A morte e a vida estão no poder da língua” As suas palavras estão dando vida ou morte?

Você nunca verá Seus verdadeiros servos se inclinando para à intriga para fazer Sua obra. Todos esses dispositivos são do diabo. Nós temos que reconhecê-los e recusar de compactuar e, se necessário, repreender os que o fazem. Os verdadeiros pastores e atalaias se levantarão e confrontarão o mal que tentar atacar o povo de Deus e essa é um dos esquemas mais letais do inimigo.

Nós precisamos, também, desafiar os caírem nesse erro para o seu bem. Como o próprio Senhor alertou, seria melhor não ter nascido do que se tornar um obstáculo para o até mesmo o último de Seus pequeninos (Mateus 18:6). Após esse aviso o Senhor nos deu um procedimento que evitará que nos tornemos obstáculos. Ele disse que se um irmão estiver em pecado teríamos que ir até ele em particular (Mateus 18:15). 

Se não formos à pessoa que nós achamos que está errando, e, então, formos à outra pessoa, isso é uma transgressão que nos coloca em risco de se tornar um obstáculo o que provavelmente é, de longe, pior que o pecado inicialmente cometido.

Após termos cumprido o primeiro passo delimitado pelo Senhor em Mateus 18 ao constatar o pecado na vida de uma pessoa se ela não receber essa primeira tentativa de ajuda através do convite ao arrependimento somente, então, devemos levar o assunto até outra pessoa com o objetivo único de ajudar a pessoa que está pecando. Falhando isso também, ou seja, dar a pessoa um tempo para ver e se arrepender (o Senhor deu até a Jezabel “tempo para arrependimento”), então deve ser levado diante da igreja. 

Entretanto até isso é feito para um propósito que é trazer arrependimento que leva à restauração. Como vemos em Gálatas 6:1:

Irmãos, se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão; e olha por ti mesmo, para que também tu não sejas tentado.

Se nossas motivações ao dizer algo negativo sobre outra pessoa forem qualquer coisa exceto restauração significa que elas

Se a nossa motivação em falar algo negativo sobre alguém for qualquer coisa que não trazer restauração então, nossa motivação estará quase totalmente má. Se alguém se aproxima de nós com algo para ser mantido em segredo, se recuse a ouvir. Isso levará apenas para o mal. Se não pode ser mantido na luz então é trevas. Como vemos em Efésios 4:29-32:

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia.
Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

Aqui nós vimos como não entristecer o Espírito Santo por deixar toda “amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia.” Nada ofende mais o Espírito Santo do que isso. 

Ao invés disso temos que ser bondosos, compassivos e perdoando uns dos outros. Nós podemos conhecer aqueles que são verdadeiros cristãos pelo seu amor uns pelos outros. Podemos, também, reconhecer aqueles foram enviados para trazer as ofertas de satanás e espalhar contenda no corpo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...