terça-feira, 24 de março de 2020

ANSIEDADE E DESANIMO (PARTE 01)


ANSIEDADE E DESANIMO (PARTE 01)
Temos que ser realistas, o evangelho deve ser pregado de forma realista
Ansiedade desenfreada faz parte do mal deste século onde há muitas informações, atinge todas as pessoas
Este mundo está corrido demais, muitas informações e muitas preocupações
Desânimo - Uma grande epidemia de desistências acontecem em toda parte
Muitos desistem do casamento, do trabalho, do namoro, da igreja, da família e até da vida
O que mais acontece ao nosso redor é desânimo e ansiedade
Não dá mais pra fantasiar a vida e se iludir,e achar que até nas igrejas não há desanimados e preocupados, nem ansiosos
Pega o tema desânimo e ansiedade e leve para os púlpitos, pregue a palavra sobre isso e você verá que muitos vão se identificar com os temas
Ficar desanimado e ansioso em certo ponto não é pecado, mas dependendo o grau de ansiedade, o corpo não vai aguentar e depois o nosso espiritual se enfraquece
Precisamos tratar, discernir e administrar melhor nossas emoções - eis aí o grande desafio!
Tanto José, Davi, Pedro, Jesus, e alguns outros personagens menos conhecido das Escrituras, tiveram momentos difíceis, situações e circunstâncias que tinham de tudo para desanimarem, mas não fizeram isso
Eles estavam no plano de Deus, ambos tiveram que lidar com altas cargas de ansiedade, que em excesso, pode nos fazer muito mal
José, Davi e Pedro não sabiam o que eles seriam no futuro (grandes líderes)
Deus só deu alguns vislumbres do que eles poderiam ser, para que todos eles no trajeto de fé, dependesse totalmente DELE
Jesus já sabia da sua missão, isso talvez, já o tranquilizava no momento, mas no final houve momentos de desanimo e inquietação, no Getsemani, próximo a sua morte
A ansiedade produz baixa imunidade. Há um declive no emocional e no físico, ela abala o ânimo, abala as estruturas do corpo, fraqueza, tremedeira, suor e lágrimas e desorganiza nossos pensamentos
Muitos sintomas ruins acontece quando a ansiedade se instala por completo: palpitações, dor de estomago, cansaço, fadiga, dor de cabeça, baixa concentração, mal estar, tonturas, medo de morrer, tics nervosos, pernas balançando o tempo todo, coceiras, desmaios constantes e calafrios...
Só isso? Não! Muitos sintomas acontecem, depende do organismo das pessoas.
Ansiedade fora do controle gera síndrome do panico, que gera depressão que gera isolamento que gera vontade de morrer, que leva a pessoa pensar em suicídio. Veja como a escala de sintomas negativos é crescente
Ansiedade é a mão de todas as neuroses. Ela pode nos paralisar, ela pode nos desanimar, nos desfocar de nossos objetivos e sonhos e nos matar aos poucos com desespero, angústia e agonia
Bom, diante de tudo isso, a palavra de Deus nos orienta a ter vida e vida abundante
Adianta alguma coisa se preocupar com as várias situações imprevisíveis da vida:
Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? (Mateus 6:27)
A ansiedade não acrescenta nada útil em nossa vida. Ela nos tira a paz do momento presente
A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra.
(Provérbios 12:25)
Na hora da ansiedade, que tal pensar em Deus e falar com Ele em oração:
Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
(Salmos 40:1)
Confiar em Deus em meio a ansiedade e desanimo é a melhor escolha :
Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.
Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.
Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. (Salmos 37:3-5)
Mesmo os cristãos fervorosos passam por momentos de ansiedade e desanimo, é natural por causa deste mundo tão desigual, porém, precisamos ser realistas, mesmo como cristãos salvos e regenerados, recebemos Cristo como Senhor e Salvador, continuamos vulneráveis em nossos sentimentos e emoções
Ficar desanimado, com medo, abatidos é perfeitamente normal, desde que isso não se torne um fardo pesado demais, a ponto de não conseguirmos e nem sabermos lidar com o tempo e o modo de Deus operar em nós
Entenda o processo de Deus em nós, para nos fortalecer e sermos mais parecidos com Cristo, aquele que administrou da melhor maneira possível suas emoções
Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos; (2 Coríntios 4:7-10)
Se apegue com Deus e vença a ansiedade e o desanimo. Ansiedade comum é normal, mas aquela fora do normal que gera todo tipo de sintomas negativos e ameaçadores a nossa saúde é pecado - É sinal que não estamos confiando em Deus e nem pedindo a sua ajuda para nos fortalecer no íntimo
Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos. (1 Pedro 5:6-9)
Lançar – significa confiar, esperar em Deus, descansar em Deus (entender o modo, o tempo e o propósito de Deus em nós )
O próprio apóstolo se mostrou ansioso (temeu afundar sobre as águas em Mateus 14:29-31). Ele também ficou ansioso para defender Jesus no Getsemani, puxou logo uma espada e diante de um batalhão, sem pensar nas consequências, queria matar alguém (joão 18:2-10)
São picos de ansiedade em situações difíceis, porém Jesus permaneceu calmo como sempre
Depois que Jesus morreu e ressuscitou, deixou o Espírito Santo para instruir os apóstolos e percebemos que em seus escritos Pedro, o ansioso e impetuoso aprendeu a lidar com a ansiedade
Humilhar é obedecer, esperar o tempo certo de Deus, entender que (Deus está no comando). diante do desespero, desanimo, dúvida, sofrimento
Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.
(1 Pedro 5:7)
Na próxima mensagem vamos aprender com José e Davi, outros dois personagens que souberam lidar com a ansiedade e desanimo e Deus usou a vida deles parta uma grande propósito....
Continua na PARTE 2

Escrito por Paulo Cezar Gomes de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...