terça-feira, 16 de outubro de 2018

ANSIEDADE (PARTE 2)



ANSIEDADE (PARTE 2) 

A história de José é realmente fantástica. Um jovem que seguiu seus sonhos até o fim, apesar das grandes dificuldades, não murmurou, não desistiu, ficou focado em Deus e apesar de ansioso em algumas situações aprendeu a depender de Deus quando tudo parecia não ter mais saída 

Então mandou Faraó chamar a José, e o fizeram sair logo do cárcere; e barbeou-se e mudou as suas roupas e apresentou-se a Faraó. E Faraó disse a José: Eu tive um sonho, e ninguém há que o interprete; mas de ti ouvi dizer que quando ouves um sonho o interpretas. E respondeu José a Faraó, dizendo: Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó. (Gênesis 41:14-16) 

Nesta passagem quando José percebe que chegou a sua hora de sair de uma vez por todas da prisão, ele toma um belo banho, corta o cabelo, faz a barba, troca de roupa e se posiciona corretamente para ser um instrumento de Deus e ser abençoado novamente 

José, neste momento, percebe a mão de Deus lhe honrando, Agora sem ansiedade ele dá crédito a Deus 

E respondeu José a Faraó, dizendo: Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó. (Gênesis 41:16) 

José aprendeu a depender de Deus e agir no tempo de Deus 
Então disse José a Faraó: O sonho de Faraó é um só; o que Deus há de fazer, mostrou-o a Faraó. (Gênesis 41:25) 

Novamente, pelos dons, José revela em detalhes o sonho de Faraó e o que Deus vai fazer no futuro 

E quando José dá crédito a Deus e entende o tempo e o modo de Deus agir (note o versículo 32) o senhor honra José em público 

E que o sonho foi repetido duas vezes a Faraó, é porque esta coisa é determinada por Deus, e Deus se apressa em fazê-la. (Gênesis 41:32) 

Portanto, Faraó previna-se agora de um homem entendido e sábio, e o ponha sobre a terra do Egito. Faça isso Faraó e ponha governadores sobre a terra, e tome a quinta parte da terra do Egito nos sete anos de fartura,

E ajuntem toda a comida destes bons anos, que vêm, e amontoem o trigo debaixo da mão de Faraó, para mantimento nas cidades, e o guardem. Assim será o mantimento para provimento da terra, para os sete anos de fome, que haverá na terra do Egito; para que a terra não pereça de fome.

- Gênesis 41:33-36 

Toda vez que servimos a Deus no anonimato, o Senhor vai nos honrar em público no tempo certo 

E esta palavra foi boa aos olhos de Faraó, e aos olhos de todos os seus servos.

E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus? Depois disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu.

Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu. Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito. E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pôs na mão de José, e o fez vestir de roupas de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço.

E o fez subir no segundo carro que tinha, e clamavam diante dele: Ajoelhai. Assim o pôs sobre toda a terra do Egito. E disse Faraó a José: Eu sou Faraó; porém sem ti ninguém levantará a sua mão ou o seu pé em toda a terra do Egito.

- Gênesis 41:37-44 

José honrou a Deus na casa de Potifar, honrou a Deus na prisão (ninguém estava vendo) em todo tempo José fazia o seu melhor 

Na hora certa, Deus o honrou, era a hora que ele mais precisava para ser levantado como governador. 

Nisto ele teve dupla honra: Livramento da prisão e um novo emprego 

Em público José foi exaltado após passar 13 anos sendo provado por Deus 

Deus provou e aprovou José por sua integridade, retidão e justiça em 13 anos passando sufoco e lidando com adversidades 

José teve que aprender a esperar em Deus 

Note que ele tinha 17 anos quando sonhou e contou pra todo mundo que um dia Deus iria exaltá-lo e coloca-lo numa posição ide destaque, mas somente agora, com 30 anos foi quando o sonho se realizou 

Tudo acontece no tempo de Deus 

E José era da idade de trinta anos quando se apresentou a Faraó, rei do Egito. E saiu José da presença de Faraó e passou por toda a terra do Egito.

- Gênesis 41:46 

Não fique ansioso com o futuro, basta a cada dia seu próprio mal 

Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
(Mateus 6:34) 

Não adianta ficarmos ansiosos atrás das promessas de Deus que ainda não se cumpriram . 

Todo dia tem situações que devemos lidar, são maus momentos, o mal de cada dia parece pra todos, são como pedras no caminho 

Se não tirarmos estas pedras, que são como pequenos problemas a serem resolvidos, vamos tropeçar, na vida acontecem problemas variados que não nos avisam quando chegam, são pedras e mais pedras no caminho 

E quando aparece uma montanha, um problema grande, não dá pra passar e seguir adiante, parece até impossível, mas aí entra a fé que opera milagres

Dizer que a fé move montanhas significa que não há nada impossível para aquele cuja confiança está firmada verdadeiramente em Deus. 

Jesus falou que se alguém tiver fé genuína poderá dizer aos montes que se transportem de lugar (Mateus 17:20).

Sem dúvida a verdade de que a fé move montanhas é um ensinamento bíblico. 

No entanto, muita gente interpreta esse ensino de maneira equivocada. 

Há até aqueles que ficam entristecidos e frustrados quando percebem que a fé que possuem parece não ser capaz de mover nada, porque não se esforçam pra nada mesmo e desistem diante dos grandes problemas

Quem possui tal fé igual a de José, e perseverar até quando não vê saída, é capaz de dizer a uma montanha: 

“Vá daqui para lá, e ela irá; e nada lhes será impossível” (Mateus 17:20; cf. Marcos 11:23).

O mal de cada dia, as pedras no caminho, as montanhas de problemas aparecem? Sim. 

Temos que aprender a lidar com isso e passar por eles, administrar as emoções e ganhar experiências

E assim a gente vai marcando os passos, confiantes no Senhor, que vai confirmando o nosso caminho até chegarmos no propósito 

Se as nossas ações e atitudes agradam o Senhor , Ele confirma nossos passos e abre as portas no tempo certo

Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão. 
(Salmos 37:23,24) 

O caminhar é nosso, a aprovação é de Deus, não espera as coisas caírem do céu. Suas posturas determinam se Deus vai te abençoar ou não 

Faça como José não desista dos sonhos, mesmo que na vida tudo pareça ao contrário daquilo que você imaginou que acontecesse 

Lembre-se do trajeto de José – Tudo que ele fazia Deus o prosperava, mesmo em lugares ruíns e nos maus momentos 

A gente tem que aprender a lidar com a ansiedade e deixar 
Deus trabalhar em nós 

Entendendo o tempo e o modo de Deus agir 

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará 
os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
(Filipenses 4:6-8) 

A ansiedade nos tira o foco, nos abate, nos cansa e abafa a nossa fé 

Melhor é confiar em Deus 

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. (Jeremias 29:11) 

Se está ruím e apertado o caminho, se está difícil, confie em Deus e siga em frente 

Certamente que a bondade e a misericórdia, a dupla honra, acompanharão aqueles que obedecem ao Senhor em todo tempo e perseveram em fazer a Sua vontade, são os que temem ao Senhor e amam a Deus acima de tudo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...