quarta-feira, 10 de outubro de 2018

A SÍNDROME DE ABSALÃO!



A SÍNDROME DE ABSALÃO!

ABSALÃO - Seu nome significa “Pai da Paz [isto é, Deus de paz] Era um nome de Paz”. Aba + Shalon

O terceiro dentre seis filhos varões de Davi, nascidos em Hébron. Sua mãe era Maacá, filha de Talmai, rei de Gesur.
(2 Samuel 3:3-5)

Absalão tornou-se pai de três filhos e uma filha. (2 Samuel 14:27)

Ele é evidentemente chamado Abisalão em 1 Reis 15:2, 10. — Veja 2 Cronicas 11:20, 21.

Triste esta história desse homem formoso que sonhou ser um bom pai e quis ter uma vida de paz...

Mas teve logo cedo de enfrentar uma triste ocorrência de incesto com sua irmã e depois, por vingança, e falta de atitude do pai, o matou, trazendo sobre ele, mais ainda maldição.

E Davi seu pai não administrava bem os conflitos familiares. Teve que lidar com as duras perdas na família

I. A beleza física imperava na família de Absalão.

Ele era nacionalmente elogiado por sua notável beleza; seus cabelos, que cresciam profusamente, sem dúvida tornando-se ainda mais pesados pelo uso de óleo ou de ungüentos, pesavam cerca de 200 siclos (cerca de 2,3 kg) quando cortados anualmente.

A irmã dele, Tamar, também era linda, e a filha dele, com o mesmo nome da tia, tinha “aparência muitíssimo bela”.
(2 Samuel 14:25-27; 13:1)

Ao invés de ser proveitosa, porém, tal beleza contribuiu para alguns eventos feios que causaram imenso pesar ao pai de Absalão, Davi, bem como a outros, e produziram grande tumulto na nação.

A sede insaciável do poder dos títulos tirou a PAZ de Absalão.

II SAMUEL 15:1-6 - 1 E ACONTECEU depois disto que Absalão fez aparelhar carros e cavalos, e cinqüenta homens que corressem adiante dele.

2 Também Absalão se levantou pela manhã, e parava a um lado do caminho da porta. E sucedia que a todo o homem que tinha alguma demanda para vir ao rei a juízo, o chamava Absalão a si, e lhe dizia: De que cidade és tu? E, dizendo ele: De uma das tribos de Israel é teu servo;

3 Então Absalão lhe dizia: Olha, os teus negócios são bons e retos, porém não tens quem te ouça da parte do rei.
4 Dizia mais Absalão: Ah, quem me dera ser juiz na terra, para que viesse a mim todo o homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça!

5 Sucedia também que, quando alguém se chegava a ele para se inclinar diante dele, ele estendia a sua mão, e pegava dele, e o beijava.

6 E desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo; assim furtava Absalão o coração dos homens de Israel.

Uma das características do caráter do ser humano é o “objetivo central”, isto é o ideal de cada Indivíduo.

O ser humano é regido pelo seu coração, como diz a própria palavra de Deus : ”Onde está o vosso tesouro ai estará o vosso coração” (Mateus 6:21).

Então o que faz o teu coração arder é o que te movimenta.

Tem muita gente convertida, mas que o caráter não muda, e tudo que faz é regido por este caráter que não se converte

Uma das coisas que mais representa isso tudo, é a necessidade de condecoração, isto é reconhecimento público, fama, status, através da mídia, da internet, da reverência pública á pessoa

Outra forma são os tão falados títulos, que muitos traem, matam, difamam, denegri nem por causa deles, por causa de uma sede insaciável do poder dos títulos.

Quando vieram falar com Jesus e o intitulou como “o bom”, ele logo deixa claro e passa o título da vez, quando fala Bom só há um que é Deus (Mt 19:17).

Isto é claro, outro ponto onde ele deixa clara a sua insatisfação por títulos, e quando ele fala do publicano e do fariseu, ele compara aquele que faz tudo para aparecer com seu título e outro que quer só um o de servo do Deus altíssimo
(Lc 18:9-14).

Absalão era um criminoso, mesmo que ele tenha feito “justiça” contra o que fizera mal a sua irmã, ele não deixava de ser um criminoso.

Tudo que ele aprenderá com o seu pai, que o conservava no palácio, porque o amava, ele usou de arma contra o pai, ficava atrás daqueles que eram contra o Pai, e ele sabia da “rixa”, pois ele era da casa do Pai e tinha acesso as intimidades do Pai, então ele usou disso para se auto promover e se tornar o líder rebelde com a desculpa de fazer justiça contra um “mau rei” (II Sm 15:1-6).

Tudo isso motivado por inveja!!

Ele por um momento teve sua glória quando muitos o seguiram, mas durou apenas um momento, foi o momento do piscar de olhos de Deus, e então a sua cabeça ficou presa nos espinhos da árvore foi a sua destruição
(II Sm 18:8-15).

Afinal Deus não desce do trono e não anda no comando de ninguém!! A justiça de Deus é certa!

Vivemos em uma sociedade onde satanás tem a sua parcela maior, afinal o mundo jaz do maligno então o próprio sistema deixa claro, a necessidade das pessoas de serem reconhecidas para serem importantes, para serem “as tais”.

É bom lembrarmos que lúcifer era querubim ungido e sua ganância por títulos o levou a uma queda absoluta.

A bíblia é repleta de passagens onde pessoas dão a sua vida pelos títulos, quer um exemplo: Caim e Abel.

O Abel agradava a Deus é era “o amado de Deus”, Caim era mau, preguiçoso, invejoso, e matou Abel por que ele queria ser o Amado, sem se importar com o preço que lhe custaria tal coisa
(Gn 4:2-15).

Mais adiante vemos Jacó, Esaú e Raquel, Mãe e filho tramando para roubar o título do próprio irmão e filho, daí o nome enganador de Jacó lhe cairiam muito bem (Gn 27:6-30).

Depois vimos Saul, odiando, matando, e sendo morto por causa do seu próprio título.

Enfim se formos exemplificar não haveria papel para tanto, até mesmo o próprio Jesus por ser amado pela multidão, e receber o reconhecimento de filho de Deus, levantou a Inveja dos fariseus que se regozijavam nos seus títulos de doutores da Lei e não quiseram que nenhum outro título ”abafasse” o que eles pensavam possuir de “doutores de Deus”.

Hoje vemos com tristeza, até mesmo dentro das igrejas de Deus, pessoas que querem mais e mais reconhecimento e vão chegar a um ponto que nada mais vai saciar da necessidade de títulos, pessoas que não entendem Deus!!

Pessoas que não conhecem Deus! Muito menos seu filho Jesus!! Herético desvinculado da multiforme graça de Deus, e que criam para si algo do tipo:

“Sirvam a Jesus”, pois eu tão maravilhoso, poderoso e grande o escolhi para meu Deus!!!

Onde está o povo de 2 crônicas 7:14???

Hoje em dia estão tão preocupados com seus títulos a ponto de se esquecerem que Deus é Deus!!

ENTENDA UMA COISA:

Vivemos uma época de final dos tempos e da consumação dos séculos, a qualquer momento Jesus está ai, ele vai chegar querendo esta geração ou não! Ele vai chegar!!

Até mesmo antes de você consumador o que você considera de justiça, que não passa de trapos de imundícias (absorventes usados). Ele vai chegar!! Glórias a Deus!

E vai pegar muita gente apegada em títulos, placas de igrejas, fama, vaidades

Nosso pai eterno que nos reservou através do sangue de Jesus a nossa maior benção, o nosso maior presente, que nunca foi uma caminhonete cabine dupla, ou um ”império religioso” que muitos ousam até mesmo chamar de igreja.

Nem uma casa, nem um título de Eclesiástico, ou seja, lá o que for, mas Ele nos reservou o presente maior, a salvação!!!

Ela, a salvação que não depende do que os outros dizem ou falam, ou pensem que alguém mereça, mas a salvação que “Ele“ o Deus todo poderoso que conhece os corações, as vidas, que sonda no mais profundo do ser e sabe o que você faz no mais oculto do teu quarto, na internet, no escritório, no teu trabalho...

E “Ele“ Deus, é aquele que tudo vê e tudo sabe, e tem todas as nossas ações anotadas como ninguém.

Peço ao meu Jesus, que nos transforme!! Que tire de nós toda sede pelo “aparecer” pelos “títulos”. Que vai adiantar um grande título se Deus não te conhece?

Se humilhe "povo de Deus" no Deus da tua salvação!! Pois você vai dar conta a Deus de tudo absolutamente tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...