terça-feira, 16 de outubro de 2018

ANSIEDADE (PARTE 1)



ANSIEDADE (PARTE 1)

O ansioso não tem paciência. E sem paciência não conseguimos ouvir com clareza a voz de Deus

O Salmista declara:

Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor. (Salmos 40:1-3)

O ansioso tem pressa. E sem calma, não consegue observar quando Deus está agindo:

Digna-te, Senhor, livrar-me: Senhor, apressa-te em meu auxílio. (Salmos 40:13)

Apressa-te, ó Deus, em me livrar; SENHOR, apressa-te em ajudar-me. (Salmos 70:1)

Eu, porém, estou aflito e necessitado; apressa-te por mim, ó Deus. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; Senhor, não te detenhas. (Salmos 70:5)

Ó Deus, não te alongues de mim; meu Deus, apressa-te em ajudar-me. (Salmos 71:12)

José era ansioso, ele teve um sonho inspirado por Deus na juventude.

Ansioso, sem saber ao certo quando e onde os sonhos seriam realizados, quis contar pra todo mundo, inclusive para seus irmãos invejosos

Apesar de ser um jovem bondoso, eficiente e trabalhador, ele fazia tudo bem feito para seus pais

Ele fez o melhor para Deus também, ele foi bem criado e alimentado pelos seus pais, era motivo de orgulho ter um filho destacado assim, causando um certo cíume com os demais irmãos

O desejo do seu coração foi atendido. Ele sonhou, Deus abençoou e ele prosperou.

Mas, a sua história não foi nada fácil

José fez tudo certinho, tudo que está escrito no Salmo 37 ele cumpriu:

Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.
Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. (Salmos 37:3-5)

O ansioso José numa determinada fase de sua vida precisou traçar o seu próprio caminho.

No início Deus se agradou do caminho que José decidiu traçar. Menino esforçado, reto, temente a Deus e prestativo

José decidiu obedecer ao Senhor em qualquer circunstancia, mesmo num período triste onde foi injustiçado, foi jogado numa cova, vendido pelos irmãos, foi seduzido por uma mulher sensual, caiu na prisão por falso testemunho

Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão. Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão. (Salmos 37:23-25)

José não ficou prostrado. Deus o sustentou no caminho e o fez prosperar. Mesmo em situações desagradáveis ele não ficou desamparado

- Uma caravana de Ismaelitas passou bem na hora que José foi jogado numa cova, em vez de ser morto ali no poço, um dos seus irmãos teve a idéia de vendê-lo

- Potifar o comprou, como escravo ele foi celebrado, pois fazia tudo bem feito para o patrão

- Na prisão, o carcereiro o pôs como líder, por causa de sua postura de guerreiro e carisma

Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre.
Porque o Senhor ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a semente dos ímpios será desarraigada.

(Salmos 37:27,28)

Em tudo José se apartava do mal, e só fazia o bem. José, mesmo onde tudo parecia contrário, agia com juízo e retidão

José é lembrado até os dias de hoje, ele foi um grande herói da fé

Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre.
A boca do justo fala a sabedoria; a sua língua fala do juízo.
A lei do seu Deus está em seu coração; os seus passos não resvalarão.

O ímpio espreita ao justo, e procura matá-lo. O Senhor não o deixará em suas mãos, nem o condenará quando for julgado.

Espera no Senhor, e guarda o seu caminho, e te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem desarraigados. (Salmos 37:29-34)

José herdou a terra, governou o Egito em tempos de vacas gordas e vacas magras. A lei de Deus estava em seu coração

Ele foi fazendo tudo bem feito e Deus foi confirmando seus passos

Deus se agradou das posturas de José. Em tudo que fazia, Deus o via com bons olhos

E o senhor de José o tomou, e o entregou na casa do cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; assim esteve ali na casa do cárcere.
O Senhor, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor. E o carcereiro-mor entregou na mão de José todos os presos que estavam na casa do cárcere, e ele ordenava tudo o que se fazia ali.
(Gênesis 39:20-22)

Deus abençoou José em todos os lugares que ele passou, mesmo sendo lugares que ele não gostaria de estar

Andar por fé é assim, você dá um passo e Deus põe o chão

As vezes o chão que Deus põe na frente para caminhar não é o lugar que você queria, ou planejou passar

As circunstâncias vão te levar até os sonhos que Deus planejou pra você, tudo depende das posturas

E aconteceu, depois destas coisas, que o copeiro do rei do Egito, e o seu padeiro, ofenderam o seu senhor, o rei do Egito. E indignou-se Faraó muito contra os seus dois oficiais, contra o copeiro-mor e contra o padeiro-mor.
E entregou-os à prisão, na casa do capitão da guarda, na casa do cárcere, no lugar onde José estava preso.
(Gênesis 40:1-3)

Um copeiro e um padeiro vão para a prisão, lá encontram José como líder

Ambos sonham e ficam perturbados

José tem dons de Deus, interpreta o sonho dos dois homens

Mas quanto a ele mesmo nada sabe sobre seu destino. Portanto José fica ansioso

Quando estamos ansiosos não sabemos nem o tempo e nem o modo de como Deus nos trata

Porém lembra-te de mim, quando te for bem; e rogo-te que uses comigo de compaixão, e que faças menção de mim a Faraó, e faze-me sair desta casa;
Porque, de fato, fui roubado da terra dos hebreus; e tampouco aqui nada tenho feito para que me pusessem nesta cova. (Gênesis 40:14,15)

Em detalhes José sabe tudo a respeito do que vai acontecer ao copeiro e ao padeiro

Por causa da sua inquietação e ansiedade José é privado por Deus de saber a seu respeito e quanto tempo ainda ficará na prisão

O copeiro-mor, porém, não se lembrou de José, antes se esqueceu dele.
Gênesis 40:23

O copeiro se esqueceu de José e por mais 2 anos, ele ficou encarcerado sem saber o que aconteceria.

Assim José aprendeu um pouco mais a esperar no Senhor

Depois de 2 anos, José ali na prisão sem saber do seu futuro, Deus intervém num sonho a Faráo. Este homem fica perturbado (percebe-se mais uma vez a ação de Deus na vida de José)

Após 2 anos onde o copeiro nem se lembrou de falar ao rei sobre a inocência de José, porém, Deus não havia esquecido

E aconteceu que, ao fim de dois anos inteiros, Faraó sonhou, e eis que estava em pé junto ao rio. E eis que subiam do rio sete vacas, formosas à vista e gordas de carne, e pastavam no prado. E eis que subiam do rio após elas outras sete vacas, feias à vista e magras de carne; e paravam junto às outras vacas na praia do rio.

Gênesis 41:1-3


A bondade e misericórdia de Deus acompanham os que o temem e os livra na hora que eles mais precisam

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Salmos 23:6

E o copeiro se lembra de José depois de 2 anos

Então falou o copeiro-mor a Faraó, dizendo: Das minhas ofensas me lembro hoje:
Estando Faraó muito indignado contra os seus servos, e pondo-me sob prisão na casa do capitão da guarda, a mim e ao padeiro-mor,

Então tivemos um sonho na mesma noite, eu e ele; sonhamos, cada um conforme a interpretação do seu sonho.
E estava ali conosco um jovem hebreu, servo do capitão da guarda, e contamos-lhe os nossos sonhos e ele no-los interpretou, a cada um conforme o seu sonho.

E como ele nos interpretou, assim aconteceu; a mim me foi restituído o meu cargo, e ele foi enforcado.

Gênesis 41:9-13

E quando José mais precisava, esquecido na prisão, sem perspectivas de nada, condenado a passar vergonha e humilhação, vem a dupla honra de Deus

Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria. (Isaías 61:7)

A oportunidade que José precisava apareceu no tempo de Deus. Tudo acontece no tempo de Deus, por isso, não adianta ficarmos ansiosos quando não vemos o agir de Deus no tempo que queremos que as coisas aconteçam

Continua na PRÓXIMA mensagem... PARTE 2 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...