O TOLO SE DIVERTE E O SÁBIO VIVE
"Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal" (Provérbios 13:20)
Com quais tipos de pessoas você gosta de se relacionar?
Esta pergunta gera algumas reflexões importantes pois, em determinadas situações, o provérbio popular se assemelha com o provérbio bíblico, ou seja: "diga com quem andas eu eu lhe direi quem tu és".
Eu disse "em determinadas situações" porque há pessoas que, ainda que rodeadas de gente insensata, não se permitem influenciar, assim como há pessoas que embora estejam rodeadas de gente sábia, também, não se permitem qualquer tipo de influência.
A despeito do que alguns pensam, nós não somos seres independentes dos outros.
De alguma forma, ou em algumas situações da vida, sempre dependemos de alguém.
Por sermos seres sociais, não dá pra vivermos isolados deste mundo, ainda que alguns tentem, o máximo que conseguem é o adoecimento emocional-relacional.
Portanto, visto que este planeta possui quase 7 bilhões de habitantes e, por isso, as oportunidades de relacionamentos são muito grandes, temos de ser criteriosos acerca daqueles a quem elegemos como nossos amigos.
Quando o autor de Provérbios fala acerca daquele que "anda", está apontando para aquelas pessoas que se relacionam de maneira muito próxima a alguém, ou seja, numa relação de amizade, companheirismo, cumplicidade, etc.
Assim, com uma amizade tão próxima, é muito fácil sermos influenciados.
É justamente por isso que o autor de Provérbios sugere que sejamos sensatos ao escolhermos o tipo de pessoas que vamos conviver através dos laços da amizade.
Aqueles que elegerem amigos sábios, se tornarão cada vez mais sábios; por outro lado, aqueles que elegerem amigos insensatos, infelizmente, colherão a insensatez.
E a insensatez destrói nosso senso de justiça, honestidade, honra, verdade, etc; assim, por conta da insensatez, alguns amigos se divertem espancando homossexuais, praticando bulling, queimando mendigos nas ruas, pichando muros e patrimônios públicos, fazendo do abuso de bebida alcoólica um meio de aceitação ao grupo...
Enfim, produzindo diversos tipos de males contra si mesmos e contra os outros, e o pior de tudo, achando que estão "abafando" por agirem dessa maneira.
Ultimamente, até mesmo em alguns programas de televisão, o humor sarcástico tem grande aceitação da massa manipulada, assim, desde o ensino fundamental, crianças cometem e são vítimas de bullying.
Alguns dizem que a escola deve fazer alguma coisa para mudar essa situação, porém, particularmente, eu penso que os pais e/ou responsáveis são os que devem agir proativamente em relação a isso, ou seja, sendo criteriosos àquilo que permitem que seus filhos assistam na TV; ensinando-os os valores como respeito, honra, amor ao próximo, para que possam se relacionar bem com as pessoas...
Inclusive com os diferentes; ensinando-os a serem seletivos quanto àqueles que elegerão como amigos (estou falando de amigos, e não de colegas).
Creio que este tipo de orientação seja imprescindível para aqueles que realmente se importam com o bem-estar e felicidade de seus filhos.
Assim, e creio que somente assim, teremos uma sociedade melhor: menos violenta, menos preconceituosa e, portanto, mais relacional. Pense nisso!
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário