quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

ABIGAIL, UMA MULHER PACIFICADORA


ABIGAIL, UMA MULHER PACIFICADORA



"No coração do prudente, repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos insensatos vem a tona" (Provérbios 14:33).

Abigail: Mulher inteligente e bonita mas, infelizmente, se casou com um homem egoísta, míope e mesquinho: Nabal pode ter sido rico, mas era "bobo" ou "tolo," isso refletia com precisão seu caráter.



Abigail não era uma vítima das circunstâncias. Abigail não tentou escapar à realidade. Era realista sobre sua situação (
1Sm 25:25), mas não permitiu que as circunstâncias a arruinassem. 

A maioria das pessoas não tem problemas em falar. Para dizer a verdade, a maioria de nós fala demais. Com seria melhor se aprendêssemos a ser bons ouvintes! Afinal, está acontecendo muita coisa ao nosso redor. E como é importante ouvir.

As Escrituras destacam a necessidade de ouvir:Isaias 28:23; Mateus 15:10; Tiago 1:19
Davi e seus homens estavam fugindo de Saul. Enquanto se refugiaram no deserto, eles se encontraram com os pastores e os animais do rico proprietário Nabal. Em vez de se aproveitarem dos animais, Davi e seus homens protegeram os pastores e animais. 

Finalmente, chegou o tempo da tosquia das ovelhas, e havia um espírito festivo no ar. Essa era uma ocasião de gratidão e oferecimento de presentes. Sabendo disso, Davi enviou dez de seus homens para pedir provisões.

2. Por que Davi ficou tão ofendido pela resposta de Nabal? O que Davi entendeu? 1Samuel 25:1-11
Nabal zombou e chamou os homens de Davi de escravos fugitivos e os enviou de mãos vazias. Nabal deixou muito claro que pensava ser Davi um ninguém. 

Em sua mente, Davi era tão insignificante que não valia a pena perguntar de onde vinha nem o que fazia. Embora Davi fosse um guerreiro, homem segundo o coração de Deus, que não perdia nenhuma batalha.

Davi se sentiu profundamente ferido quando lhe foi dito que ele não era ninguém e não valia nada. Tudo isso foi agravado pelo fato de que ele havia mostrado generosidade e estava sendo recompensado com insultos e humilhação.


Nabal ignorava totalmente com quem estava lidando. Os servos de Nabal reconheceram que seu senhor era "um homem tão mau que ninguém [conseguia] conversar com ele" (1Sm 25:17). Então, buscaram alguém que os ouviria – Abigail.

Quando foi a última vez em que sua falta de ouvir atentamente o colocou em dificuldades? Como você pode aprender de seus erros? Ações falam mais alto que palavras

Depois de ter ouvido o relatório do servo, Abigail imediatamente começou os preparativos. Ela fez mais que ouvir; ela agiu. O narrador de 
1 Samuel 25:18, 19 detalha a lista de materiais que ela preparou: passas, figos, ovelhas prontas para ser cozidas, cereais tostados, pão e vinho. Esses materiais eram luxuosos e provavelmente mais do que os dez homens de Davi esperavam.


A parte seguinte da história é cheia de movimento e ação. O autor da passagem se move entre cenas diferentes, construindo a tensão. No calor da hora, sem parar para ouvir Deus nem a razão, Davi e seus homens marchavam para se vingar do insulto. O número de homens que ele levava consigo reflete quão zangado ele estava. Davi levava consigo dois terços de suas forças.


Sobre Davi: Quando reagimos com ira, é muito difícil apresentar uma resposta apropriada; normalmente, reagimos com exagero.

Abigail não enviou simplesmente seus presentes e então esperou para ver o que acontecia. Ela assumiu a responsabilidade e saiu a caminho para encontrar Davi.

Apesar de ser casada com um homem dominador e precipitado, ela não permitiu que ele esmagasse seu espírito.

Não se permitiu ser vítima. Ela ainda manteve o senso de valor próprio e se prontificou a arriscar a própria vida a fim de proteger sua casa. Suas chances eram parecidas com as do jovem Davi enfrentando Golias: uma mulher com jumentos carregados de alimentos e alguns servos, indo enfrentar 400 homens armados e zangados.


Enquanto isso, Nabal, o tolo, também estava ocupado. Enquanto sua valente esposa saía para enfrentar um exército irado, ele estava em casa festejando e se embriagando.

Os versos a seguir é sobre o significado de nossas ações?  Mt 7:21;25:31-46; Tg 2:14-17
 
Falar pode ser fácil, mas nossos atos confirmam ou contradizem o que dizemos. O que sua resposta lhe diz sobre você mesmo?


Tempo de falar: Abigail se encontrou com as forças de Davi. Ela se curvou diante dele e o tratou como se já fosse rei.

Abigail se dirigiu a Davi como "meu senhor". Talvez isso já servisse como lembrete a Davi de que ele deveria se comportar de maneira adequada a um rei ungido de Deus e não como chefe de um bando de saqueadores.

Abigail foi capaz de promover nobreza em Davi porque não havia perdido o senso de valor próprio. Foi isso que a capacitou a ver o melhor em Davi e encorajar nele um comportamento piedoso.

Abigail poderia ter visto essa ameaça à vida de Nabal como um meio de se livrar de seu marido e recuperar a liberdade. Em vez disso, ela escolheu se identificar com ele e implorar por sua vida indigna.

Talvez a melhor forma de intercessão seja a oração intercessora. Oramos pelas pessoas que estão impossibilitadas ou pouco dispostas a orar por si mesmas.

Temos que pôr de lado nossas próprias necessidades, carências e desejos e falar com Deus em favor dessas pessoas.

Nossas orações dão a Deus o motivo para invadir fundo o território do inimigo. É quando oramos pelos outros que percebemos a imensa compaixão que Deus tem por nós.

Podemos aprender a bendizer aqueles que nos maldizem e orar por aqueles que nos caluniam (Lucas 6:28).
O que Abigail se recusou a fazer: Frequentemente, as pessoas têm medo de uma pessoa abusiva. 

Abigail foi muito franca a respeito do marido. Embora Abigail estivesse disposta a arriscar a própria vida para salvar sua casa, ela também manteve sua integridade pessoal. Não mentiu em favor de Nabal. Ela sabia que o problema era ele, e não teve medo de dizer isso, mesmo em público. Abigail mantinha um forte senso de valor próprio. Ela não se vangloriava por haver detido Davi e levar-lhe presentes mas se considerava simplesmente um instrumento de Deus para fazer Davi mudar de ideia.

Por saber quem era, Abigail estava em condições de encorajar Davi a ser tudo o que podia ser. Ela lhe lembrou que lhe cabia travar as batalhas do Senhor e não desperdiçar seu tempo e energia em busca de vingança por insultos pessoais.

A observação de Abigail de que "não se ache mal" em Davi - (1Sm 25:28) era tanto uma declaração como uma advertência para que Davi não se desqualificasse para o grande ofício para o qual havia sido ungido – o de ser rei.
Abigail também lembrou a Davi que, com a vida firmemente dedicada a Deus, ele não tinha necessidade de salvar as aparências nem defender sua honra. Deus faria isso por ele.


O discurso de Abigail mostra que a sabedoria pode ser encontrada em qualquer situação da vida quando nos rendemos a Deus. A sabedoria não é uma teoria, mas um modo prático de viver e reagir aos que nos cercam.

Ao contrário de muitos de nós, Davi aceitou a crítica construtiva e observou nas palavras da Abigail a
 operação de Deus. Em um momento, ele percebeu em perspectiva as consequências de seus propósitos, e foi grato por ter Deus intervindo e impedido que ele cometesse um banho de sangue. 

Abigail voltou para casa só para descobrir que, mais uma vez, seu marido não estava em condições de ouvir, e então, esperou sabiamente até a manhã seguinte para informá-lo do que ocorrera.


Nabal ficou aterrorizado. Muito provavelmente, ele tenha sofrido um ataque cardíaco e morreu dez dias depois. Davi não se esqueceu de Abigail e enviou homens com uma proposta de casamento.

Abigail era uma mulher influente. A vida de Abigail não foi nenhum conto de fadas, mesmo depois de seu casamento com Davi. Como era costume naqueles dias, Davi teve muitas esposas, e a vida familiar estava longe do ideal de Deus.

Abigail foi a segunda esposa de Davi e teve que estar constantemente em fuga do rei Saul. Em Ziclague, ela, juntamente com as famílias de outros homens, foi capturada pelos amalequitas e, mais tarde, foi salva.

É aqui que finalmente desaparece Abigail da narrativa bíblica. Todos esperaríamos ver essa bela e sábia mulher ao lado do rei Davi, desempenhando um papel importante no desenvolvimento posterior da sua história, mas, ao contrário, só existe silêncio.

Tudo o que sabemos além disso é que ela teve um filho chamado Daniel (1Cronicas 3:1) ou Quileabe (2Samuel 3:3), que era o segundo na linha do trono em ordem de nascimento. 
Porém, tanto Abigail como seu filho desaparecem da cena. Alguns estudiosos acreditam que tanto ela como seu filho morreram violentamente. Devido aos estupros, assassinatos, revoltas e rebeliões em que, mais tarde, os filhos mais velhos de Davi estiveram envolvidos, a morte prematura talvez não fosse a pior que poderia acontecer.


Como seguidores de Jesus, nossa vida também não é necessariamente um conto de fadas. Deus sabe o fim desde o princípio e, portanto, nem todas as voltas de nossa vida precisam ter sentido para nós. Mas precisamos confiar na bondade de Deus.
"‘Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus" (Mateus 5:9). 

Permita Deus que haja muitos outros como essa mulher de Israel, que abrandem os sentimentos irritados, detenham impulsos temerários e, com palavras de calma e bem dirigida sabedoria, aplaquem grandes males!

"Uma vida cristã consagrada está sempre a derramar luz, consolação e paz. Caracteriza-se pela pureza, tato, simplicidade e utilidade. É dirigida por aquele amor abnegado que santifica a influência. Está repleta de Cristo, e deixa um rastro de luz aonde quer que seu possuidor vá.

Abigail uma mulher pacificadora, tinha sabedoria para aconselhar, tinha paz de espírito, senhora das circunstancias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...