sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

IGREJAS DIVIDIDAS (PARTE 1)



IGREJAS DIVIDIDAS (PARTE 1)
Por que igrejas se dividem, ou fecham?
Vamos ler Atos 20:28-35 - "Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós. Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados. De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem o vestuário. Sim, vós mesmos sabeis que para o que me era necessário a mim, e aos que estão comigo, estas mãos me serviram. Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.
Vamos ler um outro Texto: Jeremias 23:1
"Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR.
É comum vermos divisões na igreja cristã, muito comum, isto não é novidade hoje.
Muitos [crentes] perguntam "Por que acontecem coisas assim?".
Algumas igrejas se fragmentam em quatro outras novas igrejas. E muitas delas depois atravessam sérias dificuldades.
Novamente os crentes vão perguntar "Por que isto acontece? Qual a causa?"
Eu não alego ter todas as respostas, mas penso que as palavras das Escrituras lidas há pouco e que servirão de base a estas mensagens, e a advertência do texto áureo que enfatizei acima, respondem à maior parte destas perguntas.
Com toda certeza, o problema está no homem, não em Deus.
Está com os membros e não com o Cabeça da Igreja que é CRISTO.
Portanto, lidarei com este assunto sob os seguintes quatro subtítulos:
1. A liderança [o pastor] é RESPONSÁVEL
2. O dono [da igreja, isto é, o Senhor Jesus Cristo] seja RECONHECIDO
3. A graça soberana [e saradora] é REAL
4. O semeado será o que RECOLHEREMOS
1. A Liderança [o Pastor] é RESPONSÁVEL
As palavras de Jesus a Pedro mostram o zelo e cuidado do Senhor pelas ovelhas (os eleitos)
João 21:17
"Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
(João 21:17)"
Em toda a Bíblia, não há nenhum ofício mais importante que aquele do "pastor".
Jesus é o Bom Pastor, o Bom Apascentador. Aqueles [que trabalham] sob suas ordens devem fazer Sua obra [Seus atos] e demonstrar Seu Espírito às [Suas] ovelhas, de acordo com Sua Palavra [e Seu exemplo] e Seu desejo.
1.A. PASTORES ALIMENTAM E GUIAM-NA-FRENTE,
dando exemplo, mostrando o caminho, e chamando [esta é a definição de liderar!] para serem seguidos, eles não ficam atrás chicoteando, só dando ORDENS e empurrando.
Jesus é o exemplo de liderar uma igreja.
João 10:11
"Eu sou o bom Pastor;
o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. (João 10:11)"
João 10:14
"Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. (João 10:14)"
1 Pedro 2:25
"Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas.
(1 Petro 2:25)"
1. Não há nenhum melhor exemplo de liderança do que aquela do nosso Senhor Jesus Cristo.
2. O bom pastor dá sua vida pelas ovelhas. O bons líderes, na igreja, reconhecem que suas vidas pertencem a Cristo e às ovelhas, não a si próprios.
3. Há um relacionamento bom e forte entre os apascentadores e suas ovelhas.
O bom pastor procura conhecer as ovelhas e ser conhecido por elas. (bons relacionamentos)
4. O pastor tem a responsabilidade de liderar (ir na frente, dando o exemplo e mostrando o caminho) e de alimentar as ovelhas.
Ovelhas não podem ser empurradas, e têm que ser alimentadas com comida da melhor qualidade.
5. A maior parte da comida fornecida pelos pastores de hoje é "junk food" [sorvetes e refrigerantes podem deliciar o paladar ... mas são insuficientes e até mesmo prejudiciais para saúde e crescimento].
Comida vazia da graça de Deus não contém as vitaminas que fazem ovelhas saudáveis e edificam igrejas fortes.
6. O bom pastor amou, buscou com desconforto e risco de vida, e trouxe de volta ao aprisco a ovelha extraviada.
Isaías 53:6
"Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. (Isaías 53:6)"
7. Deus julgará os pastores que espalham as ovelhas.
Jeremias 23:1
"Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR. (Jeremias 23:1)"
Dispersam as ovelhas e nem sequer querem mais saber delas, não querem contato e nem notícias
2.B. PASTORES AGEM COM RESPONSABILIDADE:
Paulo dá a Timóteo a lista dos requisitos indispensáveis para um pastor, em 1 Timóteo 3:1-7 (antes da pela lista dos requisitos indispensáveis para os servos-diáconos):
"1 Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. 2 Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 3 Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; 4 Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia 5 (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); 6 Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. 7 Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo. (1 Timóteo 3:1-7 ACF)"
O problema de hoje:
1. Alguns pastores não gostam de ser servos, mas isto é exatamente o que um pastor é.
Ele não pode ser como um garotinho jogando bola e que se enche de raiva quando as coisas não correm do modo que ele quer "Se vocês não jogarem do modo que EU quero, então eu juro que pego minha bola e vou-me embora."
Alguns homens são tolos demais para serem bons pastores. Nunca duram muito em canto nenhum. Bons líderes [que vão na frente dando o exemplo, mostrando o caminho e chamando] têm que, antes de tudo, ser bons seguidores.
Paulo disse, em 1 Coríntios 11:1 -
"Sede meus imitadores, como também eu [sou imitador] de Cristo. (1 Coríntios 11:1)"
2. Alguns outros pastores têm procurado não desagradar o mundo, mas isto também é pecado.
João 15:19
"Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. (João 15:19)"
Tiago 2:5
"Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? (Tiago 2:5)"
1 João 2:15
"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
(1 João 2:15)"
1 João 3:1
"Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fossemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. (1 João 3:1)"
3. Outros pastores servem-se a si mesmos e não cuidam das ovelhas.
Não ter vida de oração "desliga" o pastor do poder de Deus.
O pastor que se compraz com o exercício do poder tenderá a empurrar e não a liderar.
Conhecer as ovelhas e providenciar alimento para elas exige [muito] tempo [e esforço paciente e determinado]. Ademais, cordeirinhos [novos] requerem alimentos diferentes daqueles das ovelhas [adultas].
Muitos pastores olham apenas para seus salários e isto torna-se o critério número um de suas "pregações sempre preparando caminho em busca de um melhor salário ou de um convite para uma igreja maior e mais rica".
4. Em países pobres as pessoas têm apenas arroz e peixe para comer.
No entanto, igrejas mirradas são o resultado de maus pastores que não investem [bastante] tempo para checar as dietas de suas ovelhas e para alimentá-las apropriadamente [em qualidade e quantidade].
5. Alguns pastores são meras testas de ferro de suas esposas. Deus chama homens [verdadeiros] para serem pastores.
Somente homens sem tutano, molóides, marionetes dominados pelas esposas, decaem ao ponto de serem pastores controlados pelas esposas e que não podem tomar decisões por si mesmos ou ser guiados pelo Espírito de Deus.
Ao invés de dizerem "assim diz o Senhor", alguns pastores deveriam ser honestos e dizer "assim disse minha mulher."
Programas e evangelismo obedecendo e imitando a Bíblia edificam a igreja e cimentam as relações. Música e programas carnais e mundanos, que não geram [verdadeira] adoração e culto [a Deus], não manterão as ovelhas unidas. Ovelhas precisam ser alimentadas, não entretidas e divertidas.
6. [O padrão bíblico é:] Pastores alimentam as ovelhas, e ESTAS produzem cordeirinhos. Cordeirinhos (e lã) devem ser produzidos pelas OVELHAS (O pastor pode ajudar, mas isto é o trabalho delas, não dele.)
continua na próxima mensagem PARTE 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO

  O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO DINHEIRO : energia vital para a nossa sobrevivência O dinheiro tanto pode ser usado para fazer o bem ou o mal...