sexta-feira, 8 de julho de 2016

A RELAÇÃO DE DEUS COM OS HOMENS



A RELAÇÃO DE DEUS COM OS HOMENS

Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? João 14:9 


Jesus via Deus como seu pai, ele tinha uma relação com Ele de filho e ainda ensinou seus discípulos sobre iniquidades, dizendo o que mais atrapalha a relação de pai e filho é o pecado

Jesus nos mostrou quem é o Pai, um Deus justo e amoroso que está interessado em relacionamentos, ele quer conversar conosco de pai para filho

Oração não é sinônimo de petição, não é só falar, pedir, reclamar, mas sim, dialogar com Deus, como Pai, conversar e ouvir, aceitar os conselhos do Pai, pedir direção segura

Deus está interessado em quem está interessado Nele (relacionamentos) e não em religiosos, que dependem de rituais, que só querem ostentar posições, estes não agem como filhos obedientes

O NASCIMENTO DO FILHO DE DEUS: JESUS

E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele. E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo. (Mateus 2:1-4)

O nascimento de Jesus Cristo causou perturbação tanto ao rei Herodes e o povo judeu em geral (eles eram extremamente religiosos), acharam esquisito magos, pessoas de outras nações se interessarem no nascimento de Cristo

Os sacerdotes, os escribas, se reuniram para consultar as profecias, para consultar as Escrituras -

E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta:
E tu, Belém, terra de Judá,De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá;porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo Israel. Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera. (Mateus 2:5-7


O rei Herodes, muito mais preocupado com seu trono, chama os magos para uma audiência, ele não era um legitimo rei, um descendente de Davi, então, pede informações sobre o rei Jesus que haveria de nascer e quem sabe o destronar

Os 3 reis magos não eram religiosos, nem judeus, mas estavam interessados em adorar o filho de Deus, se prostraram, honraram, deram presentes para o menino

E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra. E, sendo por divina revelação avisados num sonho para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho. (Mateus 2:11,12)


Os religiosos, sacerdotes, levitas, fariseus, saduceus que eram grupos religiosos, conheciam as Escrituras, nem ao menos quiseram saber de Cristo, nem acompanharam os magos, nem confirmaram as Escrituras

Mas Deus se revela aqueles que buscam intimidade com Ele, aqueles que tem relacionamentos profundos de reverência, temor e adoração

Os magos adoram o filho de Deus e uma divina revelação dos céus acontece, Deus avisa os homens para se retirarem da nação, do meio dos judeus. Quem busca relacionamento com Deus tem revelação

E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José num sonho, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. (Mateus 2:13)

Um anjo do Senhor em sonho também avisa José para se cumprir as Escrituras:

E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito.
E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho. (Mateus 2:14,15)
 


Esta é a primeira  menção de Deus falando de Jesus como filho. O plano de Deus é enviar seu filho ao mundo para cumprir uma missão 

Gálatas 3:26  diz “...todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.

“Todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus”! Fé em Cristo Jesus, acreditar que Ele é o Filho de Deus, o Ungido, o Messias, nos faz filhos de Deus, Seus filhos e filhas! 

A palavra Evangelho significa Boa Notícia e essas são realmente BOAS NOTÍCIAS! 

   “Sois todos filhos de Deus, pela fé em Cristo Jesus”.

A religião judaíca na época não entendeu a missão de Cristo. ele só iria fazer o papel de filho e nos mostrar como devemos nos tornar, também filhos de Deus

Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. 

E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.(Galatas 4:1-7)

DEUS - PAI

Jesus não veio ao mundo criar uma outra religião, ele veio mostrar o pai, veio dizer que o Pai, é como ele, está interessado em relacionamentos, chega de regras, doutrinas, religiões, seitas, movimentos religiosos carismáticos, nada disso tem importância...

Jesus veio buscar e salvar pessoas para se relacionar com o Pai em comunhão, adoração e intimidade

Era um novo tempo, mas até hoje é assim, há uma nova aliança proposta para a humanidade, um novo testamento

O rei Herodes, os judeus religiosos não receberam Jesus como filho de Deus

João 1:12 - “Mas, a todos quantos o receberam [o Senhor Jesus], deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome [o nome de Jesus Cristo];”

Esta é a relação de Deus com os homens, Ele quer nos trazer para perto como filhos, para termos uma relação abençoada e para isso basta crermos em Jesus e praticar seus ensinamentos

Não que alguém visse ao Pai, a não ser aquele que é de Deus; este tem visto ao Pai. - João 6:46
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. - João 14:6
Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. - Mateus11:27
Tudo por meu Pai foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. - Lucas 10:22

***




Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...