quarta-feira, 20 de julho de 2016

A LUZ REJEITADA PELOS HOMENS



A LUZ REJEITADA PELOS HOMENS


Quando os irmãos de Jesus já tinham subido à festa, então subiu ele também, não manifestamente, mas como em oculto. Ora, os judeus procuravam-no na festa, e diziam: Onde está ele? E havia grande murmuração entre a multidão a respeito dele. Diziam alguns: Ele é bom. E outros diziam: Não, antes engana o povo. Todavia ninguém falava dele abertamente, por medo dos judeus. Mas, no meio da festa subiu Jesus ao templo, e ensinava. E os judeus maravilhavam-se, dizendo: Como sabe este letras, não as tendo aprendido? Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo. Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça. (João 7:10-18)

A multidão que seguia Jesus murmura a respeito dele. Uns achavam que ele era bom, outros achavam que ele era enganador

A opinião dos outros a nosso respeito não diz muita coisa, pode não ser boa. 

Talvez a gente até esteja fazendo o que mais gostamos de fazer e tem gente criticando. 

Abrir mão do que a gente gosta de fazer para agradar aos outros nunca será uma decisão sábia

Jesus foi duramente criticado por só fazer o bem. Cuidado com a multidão das opiniões a seu respeito, continue fazendo aquilo que faz de coração, continue fazendo tudo bem feito, não se impressione com as criticas, muitos serão ingratos com você

Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.
(João 7:24-24)

Sabe aquele frase: “Quem não faz, detesta ver você fazendo”.  Jesus fez muitos sinais em maravilhas no meio do  povo e mesmo assim, queriam prendê-lo como malfeitor

E alguns deles queriam prendê-lo, mas ninguém lançou mão dele.
E os servidores foram ter com os principais dos sacerdotes e fariseus; e eles lhes perguntaram: Por que não o trouxestes? Responderam os servidores: Nunca homem algum falou assim como este homem. Responderam-lhes, pois, os fariseus: Também vós fostes enganados?
(João 7:44-47)

Nunca houve um homem, assim como Jesus, que fez e falou muitas coisas importantes, mesmo assim ,muitos achavam que Jesus estava enganando muita gente

Grande parte da multidão que sempre acompanhavam Jesus não acreditaram nele. A multidão se dividia, era difícil agradar a todos

E, ainda que tinha feito tantos sinais diante deles, não criam nele; Para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? Por isso não podiam crer, entào Isaías disse outra vez: Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, A fim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, E se convertam, E eu os cure. 

Apesar de tudo, no meio de tanta gente, Jesus ainda encontrou umas poucas pessoas que creram nele. Também não o confessaram publicamente, com medo de se declararem adeptos de sua crença 

Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. (João 12:42-42)

Homens e mulheres bajuladores existem no meio do povo, amantes das posições, cargos, status, são aqueles que admiravam homens, queriam ter uma boa reputação diante dos homens do que compactuar com as idéias de Jesus, mesmo sabendo que eram muito melhores e agradáveis de seguir

Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus. 

E Jesus clamou, e disse: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou. E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou. Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia. (João 12:43-48)

Não é de se admirar, que ainda hoje existem aqueles que adoram manter as aparências e procuram de qualquer forma ter uma boa reputação na sociedade, agradando a homens, mesmo que estes homens pratiquem injustiças

A luz do mundo, continua sendo rejeitada. A carência do ser humano é ser reconhecido pelo que ele tem, quase ninguém gosta de ficar no anonimato, com exceção de poucos. A fama, o status, o poder, a glória, a honra atrai o ser humano de todas as formas

A carência de Jesus não era ostentação. Jesus só queria fazer a vontade de Deus. 

Em todas as situações mostrou claramente isso a seus discípulos e seguidores:



Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. - João 9:5 

E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. - João 3:19 

Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. - João 8:12
Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. - João 12:46

Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; - Mateus 5:14 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...