quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

SONHOS (PARTE 2)




SONHOS

Jeremias era um jovem judeu, cheio de sonhos, queria namorar, casar, ter filhos, mas, Deus tinha outros planos para ele

Deus o chamou para ser profeta num dos piores períodos do povo judeu, uma época de desobediência total, a idolatria corria solto e a apostasia na nação de Israel era gritante

A multidão dos homens apregoa a sua própria bondade, porém o homem fidedigno quem o achará? O justo anda na sua sinceridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele. Assentando-se o rei no trono do juízo, com os seus olhos dissipa todo o mal. Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado? Dois pesos diferentes e duas espécies de medida são abominação ao Senhor, tanto um como outro. (Provérbios 20:6-10)

O povo estava vivendo uma falsa religião e Jeremias entendeu seu chamado, ele sonhou com uma nação justa, mas nada acontecia como queria, o povo não queria ouvir suas mensagens

Jeremias ficou frustrado com a situação do seu país, mas Deus em todo tempo pede para ele continuar, o sonho de Deus era fazer de Jeremias uma grande profeta, aquele que diz o que o povo não quer ouvir, mas diz oque o povo precisa ouvir

Jeremias foi ignorado, sua missão era trazer de volta o povo em arrependimento e nova conversão as leis de Deus

Em todo tempo Jeremias só passou sufoco a ponto de desistir. Deus passava para ele informações detalhadas do que iria fazer

Porque assim diz o SENHOR: Eis que farei de ti um terror para ti mesmo, e para todos os teus amigos. Eles cairão à espada de seus inimigos, e teus olhos o verão. Entregarei todo o Judá na mão do rei de babilônia; ele os levará presos a babilônia, e feri-los-á à espada. Também entregarei toda a riqueza desta cidade, e todo o seu trabalho, e todas as suas coisas preciosas, sim, todos os tesouros dos reis de Judá entregarei na mão de seus inimigos, e saqueá-los-ão, e tomá-los-ão e levá-los-ão a babilônia. (Jeremias 20:4,5)

Jeremias ficava triste em saber que Deus estava irado com a nação de Israel. Seu sonho era ver seu país arrependido para não ver tal destruição

Jeremia orava, intercedia pela nação e nada adiantava, ninguém queria ouvi-lo, teve dias que Jeremias só queria desistir de seus sonhos, parecia que ele estava totalmente iludido

Persuadiste-me, ó Senhor, e iludido fiquei; mais forte foste do que eu, e prevaleceste; sirvo de escárnio todo o dia; cada um deles zomba de mim. Porque desde que falo, grito, clamo: Violência e destruição; porque se tornou a palavra do Senhor um opróbrio e ludíbrio todo o dia. Então disse eu: Não me lembrarei dele, e não falarei mais no seu nome; mas isso foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; e estou fatigado de sofrer, e não posso mais. Porque ouvi a murmuração de muitos, terror de todos os lados: Denunciai, e o denunciaremos; todos os que têm paz comigo aguardam o meu manquejar, dizendo: Bem pode ser que se deixe persuadir; então prevaleceremos contra ele e nos vingaremos dele. Mas o Senhor está comigo como um valente terrível; por isso tropeçarão os meus perseguidores, e não prevalecerão; ficarão muito confundidos; porque não se houveram prudentemente, terão uma confusão perpétua que nunca será esquecida. Tu, pois, ó Senhor dos Exércitos, que provas o justo, e vês os rins e o coração, permite que eu veja a tua vingança contra eles; pois já te revelei a minha causa. Cantai ao Senhor, louvai ao Senhor; pois livrou a alma do necessitado da mão dos malfeitores. Maldito o dia em que nasci; não seja bendito o dia em que minha mãe me deu à luz. (Jeremias 20:7-14)

A nossa vida pode também ser marcada por muitas desistências, tem dias que dá vontade de chutar o balde, abandonar tudo que estamos fazendo e desistir dos sonhos, porque nada acontece como queremos e tudo que fazemos parece que não surte efeitos

Jeremias passou por esta faze, no momento chegou até amaldiçoar seu nascimento, dizendo : "porque eu vim ao mundo, só para sofrer e não ver meus sonhos realizados"

Maldito o homem que deu as novas a meu pai, dizendo: Nasceu-te um filho; alegrando-o com isso grandemente. (Jeremias 20:15)

Jeremias se lembrou quando criança, lembrou-se que era jovem, cheio de sonhos, mas ouviu um chamado de Deus para profetizar, só que as coisas parecem que não iam bem

Deus sabia de tudo, a culpa não era de Jeremias, a culpa era das pessoas em geral que não obedeciam a Deus, e as consequências também atingiriam o profeta. Se a nação fosse destruída pelos Babilonicos, com certeza, Jeremias vivendo no meio do povo também seria atacado

Mas, Deus em todo tempo poupou a vida de Jeremias, por sua fidelidade, apesar de muitas vezes querer desistir do seu chamado

Jeremias se tornou um profeta chorão, passou por momentos tristes, chorou, desanimou, mas não desistiu do seus sonhos, de obedecer a Deus até o fim, tudo que ele passava era momentâneo e seu relacionamento com Deus ia se intensificando, e Deus renovava seu espírito diariamente

A certeza de Jeremias era que Deus estava julgando a nação pela desobediência, mas se ele fizesse tudo certinho, teria um bom caminho pela frente


Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar. Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.
(Jeremias 29:10-14)


Deus deu a Jeremias um vislumbre do futuro, para que ele não se preocupasse tanto com a sua nação

Tudo seria destruído, mas haveria alguns remanescentes que o buscaria de todo coração e seriam achados em obediência, dando a entender a Jeremias que seu oficio como profeta não estava sendo executado em vão

Jeremias estava cumprindo seus propósitos perfeitamente. Jeremias sonhou, sofreu, chorou, mas Deus o colocou no lugar que deveria estar, na presença Dele todos os dias. O sonho maior que Deus tinha para ele, era profetizar juízo para a nação pecadora que não se arrependia 

Sonhe e ouse sonhar, continue sonhando, e mesmo que descubra que estes sonhos sejam sonhos de trabalhar para Deus, se Deus o chamou para uma missão aqui na terra, confie: 

Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá. (Provérbios 19:21)

  
Jeremias como qualquer jovem sonhou, mas Deus o levou a ter sonhos de profeta e em todo tempo serviu a Deus, não desistiu, apesar da perseguição e desanimo, em tudo Deus era com El dando um renovo e uma esperança 

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...