sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

A GRANDE APARIÇÃO DE JESUS NO MUNDO


A GRANDE APARIÇÃO DE JESUS NO MUNDO  

Jesus apareceu no cenário da religião judáica, e na ocupação politica romana no Oriente Médio, fazendo sinais, maravilhas, curando, libertando e alardeando as pessoas quanto aos milagres


E também veio com novos ensinamentos, dizendo coisas sobre vida eterna: 


Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte. Disseram-lhe, pois, os judeus: Agora conhecemos que tens demônio. Morreu Abraão e os profetas; e tu dizes: Se alguém guardar a minha palavra, nunca provará a morte. (João 8:51,52)


Estas palavras foram a gota d`água para se intensificar uma forte perseguição aos ensinamentos de Jesus. Homens preocupados com dogmas, leis e doutrinas religiosas, acusaram Jesus de estar trabalhando com o demônio

Jesus respondeu: Eu não tenho demônio, antes honro a meu Pai, e vós me desonrais. 
Eu não busco a minha glória; há quem a busque, e julgue. Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte. (João 8:49-51)

A DÚVIDA dos religiosos é se Jesus era mesmo um profeta vindo da parte de Deus.

Jesus continuou afirmando que honrava seu pai que estava no Céu, portanto, continuou fazendo seus milagres e sinais e se auto-intitulou o grande EU SOU, título que pertencia a Deus, quando apareceu a Moisés no monte sinai, quem disse isso, foi o próprio Deus a Moisés: EU SOU O GRANDE EU SOU

És tu maior do que o nosso pai Abraão, que morreu? E também os profetas morreram. Quem te fazes tu ser? Jesus respondeu: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória não é nada; quem me glorifica é meu Pai, o qual dizeis que é vosso Deus. E vós não o conheceis, mas eu conheço-o. E, se disser que o não conheço, serei mentiroso como vós; mas conheço-o e guardo a sua palavra. Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se. Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão? Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. (João 8:53-58)

Estas palavras fortes de Jesus, com convicção despertou uma grande perseguição religiosa, por incrível que pareça a maior oposição de Jesus aconteceu no ÂMBITO RELIGIOSO

Jesus numa certa ocasião cura um cego, e este foi interrogado pelos fariseus religiosos, e o cego abertamente falou que só Deus poderia lhe conceder este milagre dando crédito a Jesus, e foi expulso da presença deles

Jesus encontra o ex-cego e diz que a religião estava cega, porque não acreditavam nele:

Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença. Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer. Responderam eles, e disseram-lhe: Tu és nascido todo em pecados, e nos ensinas a nós? E expulsaram-no. 
Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus?
Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia? E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo. Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou. E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos. E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos? (João 9:32-40)

Jesus continua seu ministério sobre forte perseguição religiosa, e quanto seus acusadores religiosos, dizia ele serem mercenários, roubadores e ladrões que vivem de uma falsa religião

Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. (João 10:7-10

Jesus tira o foco da religião e ensina as pessoas que somente ele é a porta, entrando por ele, aceitando seus ensinamentos, praticando, encontrariam boas pastagens, seriam bem alimentados espiritualmente se obedecessem seus ensinamentos e encontrariam um bom caminho a ser trilhado, sem as regras da religião, que colocavam fardos pesados para as pessoas seguirem

Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. (João 10:11-16)

Quando Jesus se refere a Mercenário, ele está querendo dizer, todo o sistema religioso da época, que não cuidava dos pobres e necessitados, não cuidava do povo oprimido como deveria fazer, o negócio era status, poder e associação com a politica romana, a religião não estava mais fazendo efeito, portanto, Jesus vem com outra proposta, criar e disseminar o CRISTIANISMO, ensinar as pessoas o verdadeiro Evangelho do Reino de Deus, na nação judaíca e depois o mundo todo

O foco de Jesus era atrair seguidores, para darem bons testemunhos, fazer Deus ser conhecido através da vida deles e ensiná-los a ir e pregai o EVANGELHO á todas as nações 

As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um. Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar.
Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais? 
(João 10:27-32)

Os judeus não queriam largar a falsa religião de aparências que não estava gerando frutos, estavam preocupados, com posição, status, honras pessoais, portanto, continuaram com pedras na mão para deterem Jesus e seus novos ensinamentos

Jesus começa a trazer o povo para si, o negócio de Jesus é intimidade com ele, nada de intimidade e compromisso com a religião

Se vós estiverdes em mim,  e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 
(João 15:7-14)

Esta era a realidade que chocou os religiosos da época, Jesus veio para os seu povo, os judeus, 
mas estes não o receberam como deveriam recebê-lo, nem O compreenderam, nem o aceitaram como filho de Deus, só estavam preocupados com a religião

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz. Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
(João 1:1-14)


Jesus dá um fim na religião e começa o CRISTIANISMO que nada tem a ver com RELIGIÃO, é um modo de vida, um estilo de vida para todas as pessoas de todas as nações

Jesus continuou dizendo à todos, que ele era o Unico caminho

Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. Disseram-lhe, pois, os fariseus: Tu testificas de ti mesmo; o teu testemunho não é verdadeiro. Respondeu Jesus, e disse-lhes: Ainda que eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, porque sei de onde vim, e para onde vou; mas vós não sabeis de onde venho, nem para onde vou. (João 8:12-14)

O negócio de Jesus era tirar o foco da religião e ligar as pessoas a ele, Infelizmente por muitas gerações as pessoas foram iludidas a acreditarem em religião

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.  (João 15:5-8)


Por causa da religião muitos seguidores fiéis de Jesus foram perseguidos por várias gerações, maltratados e odiados pelo mundo todo. Qualquer seguidor de Cristo que não tivesse vínculo com religião era perseguido, maltratado, açoitado e morto

Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros. Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou. Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado. Aquele que me odeia, odeia também a meu Pai. Se eu entre eles não fizesse tais obras, quais nenhum outro tem feito, não teriam pecado; mas agora, viram-nas e me odiaram a mim e a meu Pai. Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa.
Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio. (João 15:17-27)


A missão de Jesus nunca foi fundar religião. CRISTIANISMO não é religião, é um modo de vida que agrada a Deus, e faz com que Ele capacite o cristão com o Espirito Santo, com o CONSOLADOR, que encaminhará as pessoas a toda VERDADE

Mas, porque vos digo a verdade, não me credes. Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes? Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus. (João 8:45-47)
Finalmente quando Jesus foi interrogado por Pilatos, ele não se defendeu da perseguição religiosa de seu povo, apenas revelou a verdade, do por quê dele ter vindo ao mundo

Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. (João 18:37)

Revelação dada a Pilatos que não entendeu, ou melhor não quis entender, Pilatos era politico, a verdade para ele era relativa, era só o que interessava a ele, poder, fama cargo e autoridade

Mas para Jesus a verdade é uma só, o caminho é um só, e todo aquele que ouve suas palavras e a pratica é da verdade, este sim, ouve a sua voz até nos dias de hoje

Não é a religião que nos leva ao pai, é Jesus, este é o caminho certo. Os homens buscam a religião para se encontrar com Deus e Deus busca os homens para se relacionarem com Ele através de Jesus 

Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6)

*** 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JUDAS

  A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a ...