quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

BONDADE E MISERICÓRDIA



BONDADE E MISERICÓRDIA

A bondade e misericórdia de Deus se estende de geração a geração. Davi escreveu um salmo onde fala abertamente da bondade de Deus, ele tinha a certeza que Deus estava com ele 

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias. (Salmos 23:6) 

Davi tinha um amigo leal chamado Jonatas. A lealdade foi a marca registrada deste jovem, filho do rei Saul.

“E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma. E Saul naquele dia o tomou, e não lhe permitiu que voltasse para casa de seu pai. E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma. E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto.” (I Samuel 18:1-4)

Jonatas tinha um sonho, servir a Davi, seu melhor amigo, ele o amava, ele preferia ser o 2º do que o primeiro no trono de seu pai, logo ele era o sucessor do rei, não importava se Davi estivesse em seu lugar.

 Samuel 18:1-4 narra a história de lealdade de Jônatas com Davi. Só que em relação a Davi, muitos só descobriram sua lealdade depois, porque não existe nenhum esforço da parte de Davi jurando lealdade a Jônatas. Existe, sim, uma ação escancarada de Jônatas jurando lealdade a Davi.
Jônatas entendia que seu pai, Saul, era rei, mas que Deus havia ungido e separado Davi para reinar. Jônatas não estava sendo infiel ao seu pai, mas estava sendo leal ao manto.
Quando você toma a consciência do que é lealdade, você não está sendo infiel com ninguém, você está sendo leal ao manto. Quando você tiver esse entendimento, ninguém nunca mais irá trapacear em sua direção, pois há muitas pessoas que dizem ter fidelidade, mas não entendem lealdade.

Jonatas sonhava um dia ver Davi como rei. Jonatas morreu jovem, estava no lugar errado, na hora errada, e morreu junto com seu pai numa guerra. Um homem bom que morreu jovem

Jonatas não viu Davi se assentar no trono, mas sonhou, fez bem sonhar. Jônatas foi fiel e leal a Davi o tempo todo, a quem elegeu como amigo, mesmo sabendo que herdaria o trono no seu lugar.

Jônatas tira o manto e o entrega a Davi. Você consegue analisar isso, o que é um príncipe entregar seu manto, o símbolo da sua autoridade a outra pessoa? 

O manto é um sinal de proteção. Naquele momento, Jônatas estava provando sua lealdade de proteção a Davi sem palavras, mas com atitude.

Posteriormente, seu filho Mefibosete viu Davi reinar e foi abençoado por este rei, que lembrou da bondade e misericordia de Deus, viu o filho de Jonatas desamparado, sofrendo, depressivo, solitário, lembrou-se da fidelidade de Jonatas e o trouxe para perto para tê-lo como filho, o adotou e o amou, da mesma forma que seu pai tinha amado Davi

Na história de Jônatas e Davi, aprendemos que homens leais caminham na fidelidade, na honra, e se não houver o entendimento de honra e fidelidade, a lealdade cobre todos esses defeitos. A lealdade é um exercício espiritual.

Você pode sonhar e Deus preparar o sonho para seus filhos viverem . O filho de Jonatas estava passando necessidades e Davi se lembrou da fidelidade de Jonatas. Jamis poderia deixar um filho de seu melhor amigo abandonado

Davi usa e abusa da bondade e misericórdia, duas coisas que Deus também usou com Davi o tempo todo

A Bíblia diz que a alma de Jônatas se apegou a Davi. Nesse contexto, descobrimos que existe ligação de alma para explorar ou para manifestar honra. Há pessoas que deixam que a alma se apegue à outra para tirar proveito, mas há aqueles que caminham com as outras apenas para honrar.

Davi honra a Jonatas após sua morte, como não pode fazer isto a ele em vida, acabou dando honras merecidas a Jonatas ao seu filho Mefibosete

E a bondade e misericórdia passa de geração a geração graças a Deus coloca no coração de Davi duas coisas essenciais ao ser humano para ajudar as pessoas que nos fazem bem em tempos difíceis


Certamente que a bondade e a misericórdia seguem todos os dias; aqueles que desejam habitar na casa do Senhor por longos dias. (Salmos 23:6) 

***







Nenhum comentário:

Postar um comentário

O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO

  O AMOR E O APEGO AO DINHEIRO DINHEIRO : energia vital para a nossa sobrevivência O dinheiro tanto pode ser usado para fazer o bem ou o mal...