Maridos e esposas costumam trabalhar juntos na manutenção da família.
A maioria pelo menos faz este esforço, alguns casais são negligentes, outros estão envolvidos em dificuldades, em muitos escandalos e manter um casamento abençoado não é pra qualquer um
Vamos ver na Bíblia Sagrada como alguns casais se portaram bem e outros mal.
A bíblia não mostra nenhuma instrução clara que a esposa deu ao marido ou vice-versa, ambos agiram de comum acordo.
Mas a história sugere que deve ter havido muita discussão antes das atividades, sejam elas com boas ou más intenções
Um casal uniu-se para fazer o mal. Outro casal uniu-se para fazer a vontade de Deus
Unidos no mal: Acabe E Jezabel
Eles se casam e partem para adoração a outros deuses: E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou. (1 Reis 16:31)
Jezabel começa a matar profetas: Porque sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas, e de cinqüenta em cinqüenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.
(1 Reis 18:4)
Acabe confronta Elias, enviado por Deus para trazer juízo a nação: E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu o perturbador de Israel? (1 Reis 18:17)
Acabe conta a Jezabel o que Elias fez, despertando nela a fúria e o grnade desejo de matar mais um profeta: E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada.
(1 Reis 19:1)
Unidos no mal: Ananias e Safira
Ananias vende uma propriedade: Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, (Atos dos Apóstolos 5:1)
Pensaram em mentir sobre o valor do terreno, para entregar somente um parte na igreja, naquela época os cristãos dividiam tudo o que tinham: E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.
(Atos dos Apóstolos 5:2)
Ananias mentiu aos apóstolos. Vender era normal, ele poderia fazer o que quisesse com o dinheiro, mas tentou disfarçar quando oferecia dinheiro pela metade no templo: Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.
(Atos dos Apóstolos 5:3-5)
Safira, entrega seu marido e o valor exato que foi vendido, mas também foi pega como cúmprice de tudo isso,ambos morreram no mesmo dia: E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido. E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto. Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti. E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido. (Atos dos Apóstolos 5:7-10)
Unidos para o bem: Áquila e Priscila
Paulo encontra um casal abençoado em uma de suas viagens missionárias: E, achando um certo judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles, E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas. (Atos dos Apóstolos 18:2-3)
Este casal era hospitaleiro e recém convertidos ao Evangelho: E Paulo, ficando ainda ali muitos dias, despediu-se dos irmãos, e dali navegou para a Síria, e com ele Priscila e Áqüila, tendo rapado a cabeça em Cencréia, porque tinha voto. (Atos dos Apóstolos 18:18)
Áquila conhecia Apolo, este casal tinha bons contatos, Apolo era um homem poderoso para pregar o evangelho: E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras. (Atos dos Apóstolos 18:24)
Paulo fala bem deste casal, que muito o ajudou, na propagação do Evangelho: Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus, Os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios. (Romanos 16:3-4)
Unidos para o bem: José e Maria
Maria recebe uma mensagem de um anjo, ela crê em Deus e se dispõe em ser mãe do prometido para todas as nações: E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.
Este casal abençoado marcou a história da humanidade:
Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus. (Mateus 1:18-25)
Nasce Jesus através de um casal humilde, íntegro, justo e honesto, dedicados a Deus: E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. (Lucas 2:7)
Pense nestes casais, uns abençoados e outros só fizeram coisas más, enfim, é um retrato do munto atual, cada um influencia a sua geração, seus atos influenciaram outros para o bem e para o mal.
E as histórias deles nos falam ainda hoje.
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário